Beleza Extraordinária

Como se livrar das mechas no cabelo?

  • Alguns truques podem ajudar na hora de se desfazer de mechas que custam a sair mesmo após a tintura
Tela cheia
Previous Next
Alguns truques podem ajudar na hora de se desfazer de mechas que custam a sair mesmo após a tintura

As loiras as usam para reforçar o tom de base e as morenas para destacar os fios castanhos. As mechas fazem a cabeça das mulheres brasileiras que utilizam o artifício para repaginar o visual e principalmente iluminar o semblante. Mas o que fazer quando a madeixas tingidas em tom de destaque já não combinarem com o visual da vez e você quiser voltar às cabeleiras uniformes?

Segundo a colorista Dilma Baptista, se o cabelo estiver muito com um tom muito claro e outra tinta for aplicada diretamente nos fios, a tendência é que a cor dos cabelos fique "chumbada" - termo usado por especialistas para definir uma cor "esverdeada": "é necessário que o cabelo passe por um procedimento pré-aplicação da tinta. No caso de mechas loiras que desejam ser transformadas em escuras, misture a tinta castanho com água morna e aplique no cabelo", ensinou.

O tempo ideal para essa mistura agir nos cabelos pode variar de 10 a 20 minutos. Depois do tempo determinado, aplique a tinta do tom final que você desejado dar aos cabelos.

Já nos cabelos escuros com mechas loiras, o procedimento é mais fácil: "não será necessário a 'limpeza' do tom anterior, então pode aplicar diretamente a tinta da cor desejada nos fios", esclareceu Dilma.

Cobrindo mechas vermelhas

No caso das mechas vermelhas, a tinta pode ser aplicada no cabelo inteiro, sem colorir previamente apenas as mechas. As tintas mais escuras têm mais pigmentos e se tornam mais difíceis de tirar. As cores mais escuras têm polímeros maiores que aderem na fibra capilar e, portanto, têm mais dificuldade de sair do cabelo nas lavagens, deixando reflexos indesejáveis.

Mesmo que a coloração escura cubra previamente os fios avermelhados e o resultado seja uniforme, após algumas semanas, quando a tinta escura desbotar, é inevitável que os fios ganhem um reflexo quente, ainda proveniente dos restos de pigmento vermelho usado anteriormente.

Use também o procedimento para mudar a cor do cabelo

Para mudar o tom do cabelo interamente loiro, Dilma indica: "faça o procedimento primeiro nas mechas e depois na raiz e no comprimento". E acrescenta "comece pelas mechas mais claras, pois aplicando a coloração diretamente nas pontas mais claras, dará uma diferença de tom da cor da raiz para as pontas".

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais