Beleza Extraordinária

Como retocar a raiz em casa: passo a passo e dicas do procedimento

Tela cheia
Previous Next
Conheça as técnicas e truques para retocar a raiz dos cabelos em casa

Mudar o visual trocando a cor das madeixas é um ritual que muitas mulheres fazem ao redor do mundo e todas elas sabem o que é sofrer com a diferença de tonalidade entre uma raiz que está crescendo e o comprimento. Não é preciso esperar ter tempo para ir ao salão - com os produtos certos e as dicas do colorista Carlos Godoy, o retoque pode ser feito em casa mesmo. Descubra todos os segredos do procedimento e conquiste um tom uniforme.

Comece pela avaliação e divisão do cabelo

O primeiro passo é identificar se somente a raiz precisa ser tingida ou se a coloração já está desbotada e merece uma nova carga de tinta. "No primeiro retoque de raiz raramente é necessário passar o produto no cabelo todo", revela Godoy. Depois de decidir, o ideal é dividir as madeixas em quatro partes e começar a aplicar a tinta pela área frontal da cabeça que, segundo o colorista, é onde a tinta demora mais a pegar.

Por que a tinta deve ser passada na raiz primeiro?

Como o cabelo da raiz acabou de nascer e está virgem, a tinta vai demorar mais para atingir o tom correto nesta área do que no resto do comprimento que já está tingido. Por isso, o produto deve ser aplicado primeiro na raiz e ficar agindo ali por 35 minutos. Só depois desse intervalo é que o resto do cabelo vai receber a coloração e, mesmo assim, apenas por 10 minutos - tempo suficiente para reavivar a cor do comprimento. As mechas usadas para passar a tinta, tanto na raiz quanto nas pontas, precisam ser bem finas para que todas as partes do cabelo sejam alcançadas.

Cabelos brancos também podem ganhar retoque

Para quem quer cobrir os fios brancos que estão aparecendo na raiz, mas não pensa em tingir o cabelo todo, Godoy ensina a disfarçar apenas as áreas que mais aparecem: "pintar toda a parte frontal, a linha onde usualmente se divide o cabelo e ao redor da nuca, para quem costuma prender os fios, já funciona", conta. Para essas mulheres, o profissional indica um tonalizante ou uma tinta em tom mais baixo que a do cabelo. Isso vai evitar que aconteça a transparência, quando os brancos não absorvem totalmente a coloração e alguns fios ficam muito mais claros.

E se a raiz ficar com tom diferente? Como corrigir?

Segundo o colorista, existem duas opções para quem passa por este problema. Se o tom da raiz ficar mais claro, basta passar uma tinta mais escura para consertar o problema - a outra aplicação pode ser feita ainda no mesmo dia. A alteração maior acontece quando a raiz fica mais escura que o comprimento. Nesses casos Godoy aconselha a procura a ajuda de um profissional, já que "tinta não clareia tinta" e a situação é difícil de ser contornada em casa.

O caso de quem usa cabelo com luzes é especial

O processo de retoque na raiz de quem tem luzes é um pouco mais complicado, já que a cor não é chapada e por isso não poderia ter a raiz renovada com um único tom. Para o profissional, nesses casos só existem duas opções: "ou é feito um novo processo de luzes ou é preciso pintar todo o cabelo", explica.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais