Beleza Extraordinária

Como retocar a raiz em casa: passo a passo e dicas do procedimento

Tela cheia
Previous Next
Conheça as técnicas e truques para retocar a raiz dos cabelos em casa

Mudar o visual trocando a cor das madeixas é um ritual que muitas mulheres fazem ao redor do mundo e todas elas sabem o que é sofrer com a diferença de tonalidade entre uma raiz que está crescendo e o comprimento. Não é preciso esperar ter tempo para ir ao salão - com os produtos certos e as dicas do colorista Carlos Godoy, o retoque pode ser feito em casa mesmo. Descubra todos os segredos do procedimento e conquiste um tom uniforme com um passo a passo para retocar a raiz dos cabelos em casa.

Passo 1: Comece pela avaliação e divisão do cabelo

O primeiro passo é identificar se somente a raiz precisa ser tingida ou se a coloração já está desbotada e merece uma nova carga de tinta. "No primeiro retoque de raiz raramente é necessário passar o produto no cabelo todo", revela Godoy. Depois de decidir, o ideal é dividir as madeixas em quatro partes e começar a aplicar a tinta pela área frontal da cabeça que, segundo o colorista, é onde a tinta demora mais a pegar. Mas fique atenta: antes de prender cada uma das seções de cabelo, é importante desembaraçar os fios para que os pequenos nós não impeçam a fixação da coloração. 

Passo 2: Passe a tinta na raiz dos cabelos primeiro

Você sabe porque a tinta deve ser passada na raiz primeiro? Como o cabelo da raiz acabou de nascer e está virgem, a tinta vai demorar mais para atingir o tom correto nesta área do que no resto do comprimento que já está tingido. Por isso, o produto deve ser aplicado primeiro na raiz e ficar agindo ali por 35 minutos. Só depois desse intervalo é que o resto do cabelo vai receber a coloração e, mesmo assim, apenas por 10 minutos - tempo suficiente para reavivar a cor do comprimento. Antes de misturar o tubinho de creme colorante com o creme revelador, não esqueça de colocar as luvinhas que vêm na embalagem para proteger as suas mãos, ok?

Passo 3: Cabelos brancos também podem ganhar retoque

Para quem quer cobrir os fios brancos que estão aparecendo na raiz, mas não pensa em tingir o cabelo todo, Godoy ensina a disfarçar apenas as áreas que mais aparecem: "pintar toda a parte frontal, a linha onde usualmente se divide o cabelo e ao redor da nuca, para quem costuma prender os fios, já funciona", conta. Para essas mulheres, o profissional indica um tonalizante ou uma tinta em tom mais baixo que a do cabelo. Isso vai evitar que aconteça a transparência, quando os brancos não absorvem totalmente a coloração e alguns fios ficam muito mais claros.

Passo 4: Lave o cabelo com o shampoo e o condicionador da nova rotina de Imédia Excellence

A grande novidade para quem resolve transformar o visual com Imédia Excellence é que, depois dos 35 minutos de espera para a ação da coloração, o cuidado continua com o shampoo Cuidado Profissional. Ele foi desenvolvido especificamente para esse momento pós-mudança de cor e, enquanto tira o excesso de coloração do couro cabeludo, equilibra o pH dos fios e te ajuda a ter uma cor mais viva e brilhante. Depois dele, você vai usar o condicionador Cuidado Milagroso da Cor: além de deixar o cabelo mais macio, ele ajuda na hidratação (o que também influencia no resultado final da sua cor). Após o enxágue, você pode finalizar os cabelos como preferir.

E se a raiz ficar com tom diferente? Como corrigir?

Segundo o colorista, existem duas opções para quem passa por este problema. Se o tom da raiz ficar mais claro, basta passar uma tinta mais escura para consertar o problema - a outra aplicação pode ser feita ainda no mesmo dia. A alteração maior acontece quando a raiz fica mais escura que o comprimento. Nesses casos Godoy aconselha a procura a ajuda de um profissional, já que "tinta não clareia tinta" e a situação é difícil de ser contornada em casa.

O caso de quem usa cabelo com luzes é especial

O processo de retoque na raiz de quem tem luzes é um pouco mais complicado, já que a cor não é chapada e por isso não poderia ter a raiz renovada com um único tom. Para o profissional, nesses casos só existem duas opções: "ou é feito um novo processo de luzes ou é preciso pintar todo o cabelo", explica.

Você sabia? Magic Retouch é opção ideal para para quem quer retocar a raiz ou os fios brancos instantaneamente  

Precisa de uma solução mais rápida para a raiz crescida ou fios brancos aparentes? Você pode apostar no Magic Retouch! A coloração temporária de L'Óreal Paris serve, justamente, para te salvar antes de um evento, reunião ou qualquer outro compromisso marcado quando a sua raiz já precisa de retoque. Basta agitar a latinha e aplicar o spray na raiz do cabelo: ele resolve o problema em três segundos e dura até a sua próxima lavagem com shampoo. Magic Retouch está disponível em cinco cores diferentes: preto, castanho escuro, castanho claro, loiro escuro e loiro claro. Basta encontrar o que chega mais perto da sua cor.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação