Beleza Extraordinária

Como reduzir o fator encolhimento do cabelo cacheado e crespo: descubra!

  • Saiba o que fazer para diminuir o fator encolhimento dos cabelos cacheados e crespos! (Foto: Instagram @tolaniav)
  • Cremes de textura mais leve fazem o cabelo encolher bem menos (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • O truque com secador e o Método Banding ajudam a soltar a raiz e deixar o cabelo mais próximo doi seu tamanho real (Foto: Instagram @kulabak0)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para diminuir o fator encolhimento dos cabelos cacheados e crespos! (Foto: Instagram @tolaniav)
  • Saiba o que fazer para diminuir o fator encolhimento dos cabelos cacheados e crespos! (Foto: Instagram @tolaniav)
  • Cremes de textura mais leve fazem o cabelo encolher bem menos (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • O truque com secador e o Método Banding ajudam a soltar a raiz e deixar o cabelo mais próximo doi seu tamanho real (Foto: Instagram @kulabak0)

Você já percebeu como um cabelo cacheado ou crespo fica bem maior quando a mecha é esticada, certo? O motivo para isso é o chamado fator encolhimento, uma característica do formato anelado que faz com que os fios - principalmente, a partir do tipo 3C - pareçam menores do que realmente são. No entanto, a boa notícia é que dá para exibir madeixas mais compridas recorrendo a alguns truques simples na hora da finalização - como trocar o creme de textura grossa por um mais leve, por exemplo, ou testar o famoso Método Banding. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Cremes de textura leve ajudam a manter o comprimento dos cabelos cacheados e crespos

A primeira dica para diminuir o fator encolhimento dos fios é apostar em cremes de pentear de textura mais leve. O motivo para isso é simples: por aumentarem bastante a definição dos cachos - fazendo, inclusive, com que ela fique intacta por dias -, os mais consistentes têm o ponto negativo de fazerem o cabelo parecer ainda menor.  

Por isso, se você é do tipo que não liga muito para um look super definido, a melhor opção é usar um creme mais levinho na hora da finalização, soltando bastante os fios enquanto o produto é aplicado para que eles fiquem mais próximos do seu tamanho real. Para quem não abre mão da definição dos cachos, mas também gostou dessa opção para reduzir o fator encolhimento, o truque é aplicar o leave in mais leve e usar só um pouco do grossinho nas pontas para dar o toque final. 

Truque com secador também diminui o fator encolhimento

Contar com a ajuda do secador é outro truque para quem não quer abrir mão do creme de pentear favorito ou, ainda, deseja um reforço a mais para que os cachos não fiquem encolhidos. Ao parar de alisar o cabelo, a maioria das mulheres acredita que o aparelho não tem utilidade nenhuma sem o difusor; porém, ao contrário do que se acredita, ele pode, sim, ser um bom aliado. 

O passo a passo é bem simples: depois de finalizar o cabelo como de costume - sem esquecer do protetor térmico para proteger os fios do calor -, espere até o momento em que ele estiver apenas úmido. Feito isso, posicione o secador a uma certa distância, e comece a passar os dedos entre a raiz para soltar os cachos. Como as mechas da nuca costumam encolher bem mais que as demais, traga o aparelho para mais perto e dê uma atenção extra para elas. 

Método Banding aumenta o tamanho dos fios com a ajuda de elásticos

Para a alegria de quem não gosta de finalizar o cabelo com fontes de calor, o truque com secador não é a única opção! O chamado Método Banding, muito famoso entre as gringas, ajuda a reduzir o fator encolhimento trocando o jato quente do aparelho por um truque com elásticos presos por todo o comprimento - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui

Como o truque precisa de algumas horas a mais para garantir seu efeito, a melhor opção é fazê-lo antes de dormir. Dessa forma, você já acorda com os cachos pré-arrumados, e só precisa tirar o acessório das quatro seções do cabelo, soltar a raiz com os dedos e aplicar um pouco de óleo para evitar o frizz.  

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais