Beleza Extraordinária

Como recuperar cabelos elásticos por descoloração: descubra os produtos indicados e como montar o cronograma capilar

  • Descubra como recuperar um cabelo que ficou elástico depois da descoloração! (Foto: Pixelformula)
  • A reconstrução com queratina é o principal tratamento para recuperar a saúde de um cabelo elástico (Foto: Pixelformula)
  • Até que o cabelo se recupere, é preciso interromper procedimentos químicos e não usar fontes de calor (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como recuperar um cabelo que ficou elástico depois da descoloração! (Foto: Pixelformula)
  • Descubra como recuperar um cabelo que ficou elástico depois da descoloração! (Foto: Pixelformula)
  • A reconstrução com queratina é o principal tratamento para recuperar a saúde de um cabelo elástico (Foto: Pixelformula)
  • Até que o cabelo se recupere, é preciso interromper procedimentos químicos e não usar fontes de calor (Foto: Pixelformula)

Descoloriu o cabelo e os fios acabaram ficando ressecados e muito frágeis? Fez o teste de esticar uma mecha molhada e ela encolheu, toda franzida? Então, provavelmente, você está sofrendo com o efeito elástico - que, como o nome indica, compromete a elasticidade natural das madeixas. Mas, para a alegria de quem está com esse problema, é possível recuperar os cabelos montando um cronograma capilar com os produtos certos. Confira mais detalhes!

Interromper procedimentos químicos é o principal cuidado para recuperar o cabelo

Se o seu cabelo acabou elástico depois de uma descoloração - problema que poderia ser evitado com um teste de mecha -, a principal medida para a recuperação dos fios é dar um tempo no uso de químicas. Por isso, nada de correr para escurecer as madeixas e nem retocar a escova progressiva enquanto a fibra capilar não estiver forte e recuperada novamente, pois você pode acabar deixando a situação ainda mais séria com um corte químico. 

Além disso, também é importante interromper o uso de secadores, chapinhas e babyliss para que as fontes de calor não acabem aumentando a fragilidade dos fios - sem falar no fato do resultado não ser o mesmo, já que, por perder a elasticidade natural, um cabelo elástico fica franzido quando é esticado. 

Conheça os componentes indispensáveis em cada etapa do cronograma para escolher a máscara de tratamento

Além de interromper químicas e uso de fontes de calor, também é muito importante começar já um cronograma capilar! Se qualquer cabelo que passa por um processo de descoloração precisa investir nessa rotina de tratamento, dá para imaginar o quanto ela é ainda mais necessária quando ele acaba elástico. Mas como escolher os melhores produtos para montar o calendário? Confira:

Hidratação: Como o cabelo descolorido e elástico precisa recuperar sua umidade, é indispensável investir em hidratações constantes. Na hora de escolher a máscara, prefira as que contem com uma fórmula rica em glicerina, vitaminas e proteínas hidrolisadas - além de também apostar nas matizadoras para que as madeixas descoloridas não fiquem amareladas. 

Nutrição: Para recuperar os lipídios e a oleosidade natural do cabelo - além de também eliminar o ressecamento excessivo -  a nutrição deve entrar em cena! Nela, o mais importante é apostar em máscaras ricas em óleos ou, se preferir, usar um óleo extra para deixar um creme neutro de hidratação com poder nutritivo.

Reconstrução: Essa é a etapa mais importante para recuperar um cabelo descolorido e elástico, já que reconstrói a fibra capilar, devolve toda a massa que ela acabou perdendo durante o processo químico e fortalece os fios novamente. Na hora de escolher a máscara certa, a melhor opção para um tratamento mais potente é apostar nas reconstrutoras ricas em queratina

Cabelos em estado crítico podem fazer reconstrução semanal

As mais antenadas com assunto de cabelo já sabem que o excesso de queratina pode ser prejudicial para os fios - e, por isso, entre uma reconstrução e outra, é importante ter um intervalo de 15 dias. No entanto, no caso dos fios elásticos em estado muito crítico, essa regra é quebrada e o tratamento pode ser feito semanalmente, sempre depois da hidratação e da nutrição.  

Quando o cabelo estiver forte e saudável novamente, a dica é ir diminuindo a reconstrução gradativamente. Ou seja: se o seu cabelo elástico não estava tão crítico e você usava a máscara de queratina de 15 em 15 dias, quando recomeçar o calendário, diminua para uma vez ao mês; agora, se você precisava reconstruir os fios semanalmente, diminua a frequência para uma rotina quinzenal. Veja as tabelas para entender melhor e iniciar o seu cronograma:

1 - Cronograma para cabelo descolorido e elástico em estado crítico:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2 - Cronograma para cabelo descolorido e elástico:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3 - Cronograma para o cabelo descolorido quase recuperado ou já saudável:

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema