Beleza Extraordinária

Como recuperar cabelo quebrado ou danificado por química ou descoloração? 6 formas de cuidar dos fios em casa

  • 6 formas de cuidar dos cabelos danificados em casa: do shampoo ao finalizador, confira as dicas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para cabelos danificados por causa da descoloração, é preciso encontrar shampoos, máscaras e finalizadores certos para reparar a cutícula do cabelo que está agredida (Foto: Pixelformula)
  • Quem está com o cabelo danificado, poroso e elástico pode cuidar dos fios em casa com produtos reparadores (Foto: Instagram @monikamaruszewska)
Tela cheia
Previous Next
6 formas de cuidar dos cabelos danificados em casa: do shampoo ao finalizador, confira as dicas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • 6 formas de cuidar dos cabelos danificados em casa: do shampoo ao finalizador, confira as dicas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para cabelos danificados por causa da descoloração, é preciso encontrar shampoos, máscaras e finalizadores certos para reparar a cutícula do cabelo que está agredida (Foto: Pixelformula)
  • Quem está com o cabelo danificado, poroso e elástico pode cuidar dos fios em casa com produtos reparadores (Foto: Instagram @monikamaruszewska)

Descolorir o cabelo ou apostar escovas de alisamento e relaxamento são opção de muitas mulheres para mudar o look e levantar a autoestima. Porém, a gente sabe que a química também pode deixar os fios danificados após algum tempo e porosidade, opacidade, falta de brilho, pouca elasticidade e quebra frequente são apenas alguns dos danos que as químicas podem causar. Mas a boa notícia é que dá para recuperar os fios em casa, sem precisar recorrer às técnicas de salão. Confira 6 dicas para tratar os fios no dia a dia!

1. Usar shampoo e condicionador de reparação

Usar um shampoo que seja somente para dar brilho ou diminuir o frizz, muitas vezes, não é o bastante para um cabelo que está danificado. Além de muito ressecado e poroso, esse fio já perdeu a elasticidade e está com a fibra fágil a ponto de esfarelar ou quebrar facilmente. A dica para começar a tratar em casa é recorrer à shampoos e condicionadores que também sejam reparadores e cauterizadores, ou seja, que cuidam dos danos agindo pela fibra capilar e repondo nutrientes, como a ceramidas. Esse tipo de shampoo costuma ser cremoso, denso e bem hidratante para ajudar no processo de reparação das madeixas secas logo nas primeiras lavagens. 

2. Alterne máscaras de reconstrução com as de hidratação 

A máscara de tratamento não pode faltar na rotina capilar de quem tem o cabelo com química, e a queridinha e mais famosas de todas ainda é aquela que promete hidratação. Porém, para um cabelo danificado, só ela não resolve: a dica é escolher máscaras de reconstrução, que costumam ser à base de queratina, já que esse componente é extremamente perdido durante a química, principalmente na descoloração. O produto é mais denso e funciona como uma espécie de "cimento" capilar, reforçando as cutículas do fio.

Dica: Alterne a máscara de reconstrução com a de hidratação para manter o brolho, a maciez e selar as pontinhas do cabelo danificado. 

3. Aplique sempre um creme de pentear para evitar que os danos piorem

Quem tem cabelo alisado não costuma usar o creme para pentear, mas as donas de cabelo cacheado e crespo que têm os cabelos coloridos podem - e devem - usar o creme de pentear após lavar os fios. Além de ajudar a desembaçar, o produto também cria uma barreira contra umidade, o que ajuda a prevenir o frizz e a opacidade

4. Não esqueça o leave-in com proteção térmica antes do secador 

Ficar longo do secador, da chapinha e do difusor é uma dica importante para quem está com o cabelo danificado, mas para quem precisa usar os itens, a dica é não esquecer de aplicar o protetor térmico antes de secar os fios. Sem ele, as altas temperaturas dessas ferramentas podem tirar ainda mais o brilho do cabelo e piorar o ressecamento, ocasionando a quebra das mechas. Uma dica é apostar em um leave-in de tratamento, que protege o cabelo do secador ao mesmo tempo em que repara as cutículas. E para as 

5. Não use água quente nem esfregue os cabelos na toalha 

A hora da lavagem faz toda a diferença para um cabelo que está danificado: seja sutil, massageando com leveza o couro cabeludo, o comprimento e as pontas, e também evite a água quente, já que a temperatura pode piorar o ressecamento, deixando os fios sem brilho e com oleosidade excessiva na raiz. Já na hora de secar, escolha uma camisa de algodão, que é mais suave do que a toalha, e retire a umidade torcendo levemente as madeixas, ao invés de esfregar. 

6. Aposte na umectação para devolver mais nutrientes perdidos

 

Outra prática que pode ser feita em casa é a umectação. Já ouvi falar dela? É simplesmente aplicar óleo capilar nos cabelos secos, da raiz as pontas, e deixar agir por cerca de 2 horas. Assim, o óleo consegue penetrar nas cutículas do fio ao mesmo tempo em que blinda o cabelo e não deixa a água, ou seja, a hidratação, sair. A umectação pode ser feita em qualquer textura e comprimento de cabelo, em fios com colorações. No caso de quem faz relaxamento ou escova de alisamento, a umectação pode deixar o cabelo oleoso. 

Dica: Se o cabelo estiver muito danificado, este ritual pode ser feito uma vez por semana. Se a raiz for muito oleosa, entretanto, o intervalo mínimo deve ser de 15 dias.

*Teste instrumental, poder reparador de superfície, versus ampola Reparação Total 5+
**Efeito plástica capilar de Elseve

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais