Beleza Extraordinária

Como recuperar cabelo quebrado ou danificado por chapinha, progressiva ou luzes: saiba a melhor forma de cuidar dos fios em casa

  • Os cabelos loiros exigem muitos cuidados com hidratação e reconstrução para recuperar a água perdida no processo de descoloração. Entenda como funcionam os cuidados semanais e mensais na matéria (Foto: Pixelformula)
  • Para recuperar os danos causados pela chapinha, é preciso investir na proteção com ajuda de produtos que contenham queratina na composição (Foto: Shutterstock)
  • Cabelos alisados por escovas progressivas precisam de hidratações e reconstruções que devolvam o brilho e a força dos fios após a química (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos loiros exigem muitos cuidados com hidratação e reconstrução para recuperar a água perdida no processo de descoloração. Entenda como funcionam os cuidados semanais e mensais na matéria (Foto: Pixelformula)
  • Os cabelos loiros exigem muitos cuidados com hidratação e reconstrução para recuperar a água perdida no processo de descoloração. Entenda como funcionam os cuidados semanais e mensais na matéria (Foto: Pixelformula)
  • Para recuperar os danos causados pela chapinha, é preciso investir na proteção com ajuda de produtos que contenham queratina na composição (Foto: Shutterstock)
  • Cabelos alisados por escovas progressivas precisam de hidratações e reconstruções que devolvam o brilho e a força dos fios após a química (Foto: Pixelformula)

Pontas ressecadas e fios quebradiços ou opacos são o pesadelo capilar de quase todas as mulheres que investem nas progressivas, chapinhas ou luzes no cabelo. Manter a saúde desses fios tão danificados pela química e calor pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com a ajuda das máscaras, shampoos e condicionadores certos - e uma rotina de tratamento semanal e mensal -, é possível recuperar a hidratação, força e beleza das madeixas em casa e sem ter que investir em cortes radicais para se livrar do problema! Confira um guia com o que fazer para recuperar os cabelos quebrados e anote todas as dicas para uma transformação caseira e certeira.

Cabelos com luzes precisam de reconstruções a cada duas semanas

Quem faz luzes no cabelo logo percebe que o processo modifica não só a cor, mas também a textura das madeixas. Isso acontece por causa da perda de água e nutrientes dos fios no processo de descoloração, que acaba deixando-os mais quebradiços, tendenciosos a formar nós e bastante ressecados. 

O que fazer: para fugir do aspecto desgastado e hidratar o fio seco, o segredo é investir na reconstrução caseira a cada 15 dias. Aqui, também é importante intercalar o tratamento com máscaras diferentes que tragam mais emoliência ao cabelo. Quanto aos cuidados diários, lavar a cabeça com água fria ou morna também ajuda a manter a cor dos cabelos tingidos e as cutículas fechadas, sem risco de perder a hidratação.

Quais produtos usar: dê preferência aos produtos que possuam arginina e queratina na fórmula. Shampoos, condicionadores e máscaras que tenham essas substâncias ajudam na recuperação da massa do fio, nutrindo profundamente e devolvendo a força aos cabelos. 

Fios danificados pela progressiva devem ser nutridos uma vez por semana

Para algumas mulheres é difícil imaginar a vida sem a praticidade dos cabelos lisos e domados pela progressiva no dia a dia. O problema é que, por causa dos alisantes, os fios correm o risco de ficarem fragilizados, elásticos e sem vida nos intervalos entre as escovas -  bem diferente do efeito desejado. Para devolver os nutrientes roubados pela química, alguns passos feitos em casa podem ajudar.

O que fazer: assim como em cabelos com luzes, a reconstrução caseira é o caminho mais indicado para trazer de volta o brilho e a saúde capilar. A diferença, nesse caso, é que o processo precisa ser feito pelo menos uma vez na semana nos dois primeiros meses. Por isso, separe um dia para cuidar os fios com cremes de função nutritiva e reconstrutora. 

Quais produtos usar: para um tratamento mais profundo e específico, vale a pena investir em uma linha de produtos para cabelos com química. Cremes de tratamento anti-frizz e que combatam o ressecamento e quebra são fundamentais no ritual de beleza semanal e mensal.

Hidratação e reconstrução são a melhor saída para cabelos prejudicados pela chapinha

Ninguém pode negar que a chapinha é uma das melhores invenções para quem ama o estilo de cabelo super liso. O perigo, no entanto, está nos problemas que o calor excessivo pode causar quando essa ferramenta é usada diariamente sem a proteção correta nos fios. Na hora de fugir do ressecamento e da opacidade, dois tratamentos devem ser feitos: um pelo menos uma vez por mês e, o outro, uma vez na semana.

O que fazer: O cronograma para recuperação desses casos envolve a reconstrução mensal e hidratações semanais - ambas feitas em casa com a ajuda de shampoos, condicionares e cremes de tratamento intensivo. Para uma recuperação completa, também é importante diminuir a frequência do uso da chapinha, pelo menos até que o cabelo se reestabeleça.

Quais produtos usar: para preencher e reconstruir os cabelos, shampoos, condicionares e cremes a base de queratina são os mais indicados. Eles irão criar uma camada de hidratação e proteção ao calor nos fios e, de quebra, aumentar a maciez e brilho das madeixas.

Invista primeiro no tratamento certo para o seu problema antes de cortar os fios

Seja por causa da química, das tintas ou da chapinha, é importante lembrar que cortar os fios sem antes investir no tratamento certo para recuperá-los não é a única - e nem melhor - saída para o problema. Não é só porque o aspecto prejudicado está concentrado nas pontas que todo o resto do fio esteja saudável, sendo assim, disfarçar o ressecamento com a tesoura não vai garantir que tudo se resolva. Antes de partir para uma mudança radical, comece investindo no cronograma capilar - unindo sempre hidratação, nutrição e reconstrução - adequado para o seu caso e não deixe os cuidados capilares de lado.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!