Beleza Extraordinária

Como recuperar as pontas do cabelo danificado? Confira dicas para não precisar cortar os fios

  • Cabelos danificados podem ser recuperados com a ajuda de produtos e tratamentos caseiros. Veja como na matéria! (Foto: Instagram @vic_toryy)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos danificados podem ser recuperados com a ajuda de produtos e tratamentos caseiros. Veja como na matéria! (Foto: Instagram @vic_toryy)

Cabelos com pontas espigadas, ressecadas, duplas... afinal de contas, dá mesmo para recuperar o visual danificado em casa? Se o seu cabelo não anda saudável, mas você não quer abrir mão daqueles últimos 3cm, a boa notícia é que existem alguns produtos e tratamentos caseiros que podem salvar as suas madeixas da tesoura!

Para saber como devolver o brilho, força e vitalidade para as pontinhas, é só continuar lendo a matéria e anotar as dicas. Veja em qual linha de tratamento apostar e o que fazer no dia a dia para amenizar os danos.

Dica 1: procure uma linha de tratamento específica 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

O primeiro passo para começar o tratamento caseiro das pontas é escolher uma linha de shampoo, condicionador e creme com função anticorte, específica para ajuda a desatar os nós, hidratar, salvar o comprimento de mais danos e, claro, devolver o aspecto saudável dos fios.

Dica: para essa tarefa, vale a pena apostar no Elseve Longo dos Sonhos de L'Oréal Paris. Já ouviu falar? Essa linha é totalmente voltada para recuperação dos danos nas pontinhas do cabelo, evitando o corte das madeixas por meio da mistura da queratina vegetal e do óleo de rícino na fórmula dos produtos. 

Dica 2: finalize o cabelo com o creme de pentear no comprimento e pontas

Outra dica é não cuidar do visual apenas durante a lavagem, mas também depois dela, viu? Finalizar as madeixas logo após o banho com o creme de pentear, por exemplo, vai ajudar a desembaraçar os cabelos com facilidade, manter o visual mais macio e hidratado e, de quebra, garantir que o tratamento feito no banho continue agindo nos cabelos enquanto ele seca naturalmente. 

Dica: para que o tratamento caseiro seja completo, vale apostar no creme de pentear anticorte da linha Longo dos Sonhos. Além de ser o SOS ideal para pentear as pontas quebradiças sem intensificar os danos, ele também deixa um cheirinho incrível nos fios!

Dica 3: tente diminuir o uso da chapinha e secador - ou use junto com o protetor térmico

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Uma das principais causadoras de danos e ressecamento nos cabelos são as ferramentas de calor intenso como a chapinha, o secador e o babyliss. Por isso, enquanto você estiver recuperando as pontinhas danificadas, vale a pena diminuir (ou zerar, pelo menos por um tempo) o uso desses itens para modelar as madeixas.

Mas e se não conseguir? Para quem não abre mão de uma dessas ferramentas, o jeito é usá-las tomando alguns cuidados - como, por exemplo, usando um leave-in com protetor térmico antes de secar, pranchar ou ondular os fios. Ele vai ajudar a blindar o cabelo do calor e, assim, os possíveis problemas são amenizados.

Dica 4: dê uma pausa nas químicas alisadoras e coloração

Outra pausa que precisa ser feita é nos alisamentos e colorações  - mas apenas por um tempo, viu? Em geral, as químicas exigem que os cabelos estejam completamente saudáveis antes do procedimento para que não aconteça nenhum corte químico ou dano aconteça nos fios.

Por isso, é importante respeitar as condições do seu visual para, então, apostar numa nova cor ou efeito super liso, viu? Cuide das madeixas e, assim que estiver com o cabelo recuperado e tratado, as químicas estão liberadas!

Dica 5: aposte no cronograma capilar para alternar os cuidados

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Seguiu as dicas e conseguiu recuperar o cabelo danificado? Então é hora de manter o visual saudável com a ajuda do cronograma capilar. Ele nada mais é do que uma espécie de agenda de cuidados com os fios, uma forma de distribuir hidratação, reconstrução e nutrição na medida e frequência que o seu cabelo precisa. Se quiser saber como montar o cronograma ideal, clique aqui!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha