Beleza Extraordinária

Como recuperar a saúde dos cabelos danificados sem sair de casa

  • Confira alguns tratamentos capilares que você pode fazer em casa durante o home office (Foto: Instagram @xandervintage)
Tela cheia
Previous Next
Confira alguns tratamentos capilares que você pode fazer em casa durante o home office (Foto: Instagram @xandervintage)

O home office é, cada vez mais, uma realidade de trabalho para muitas pessoas. Embora seja necessário estabelecer uma certa disciplina com prazos e horários, essa rotina pode trazer algumas vantagens, por exemplo, na hora de cuidar do cabelo. Afinal, com mais tempo em casa, acabam sobrando uns minutinhos extras para fazer os tratamentos que seus fios precisam!

Se o seu cabelo está danificado e você vivia dizendo que não tinha tempo para cuidar, o home office pode ser o momento ideal para recuperar a saúde das madeixas sem sair de casa. Com alguns tratamentos simples e que podem ser feitos em casa, você pode deixar seus fios saudáveis e super bonitos. Quer saber como? Confira essas dicas!

Se você coloriu (ou descoloriu) os fios, aposte na reconstrução capilar

Quem coloriu o cabelo recentemente ou optou pela descoloração dos fios para adotar uma cor mais clara pode estar precisando da reconstrução capilar. Ela ajuda a repor a massa perdida e fortalecer o cabelo, evitando a quebra dos fios. Para os cabelos danificados, a reconstrução pode ser feita quinzenalmente, enquanto os fios saudáveis podem receber o cuidado uma vez por mês. Quer saber como fazer isso? É bem simples:

1º passo: Lave o cabelo com um shampoo de limpeza profunda e retire o excesso de água dos fios.

2º passo: Aplique a máscara de reconstrução e deixe agir por 15 minutos.

3º passo: Enxágue bem o cabelo, retirando todo os resquícios do produto e use o condicionador. Depois, é só finalizar como de costume. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por E R I N S C O T T (@erinscottbeauty) em

Para fios porosos e sem brilho, a nutrição capilar é a solução

A nutrição capilar é outro cuidado capilar que pode entrar na sua rotina durante o home office. Ela usa óleos para dar nutrientes aos fios, ajudando a tratar os cabelos porosos e sem brilho e devolvendo a maciez para eles. Esse tipo de tratamento é muito fácil de fazer e pode entrar no seu cronograma capilar quinzenalmente ou até toda semana, no caso dos cabelos cacheados e crespos. Veja como fazer a nutrição:

1º passo: Comece lavando o cabelo com um shampoo de nutrição e retire o excesso de água dos fios.

2º passo: Aplique a máscara de nutrição no cabelo, mecha por mecha, e deixe agir por 20 minutos. Se quiser, você pode misturar algumas gotinhas de óleo capilar para potencializar o tratamento. 

3º passo: Enxágue bem o cabelo, aplique o condicionador nutritivo e finalize como de costume. 

Os cabelos ressecados podem estar precisando da hidratação capilar

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais populares entre as mulheres que não abrem mão dos cuidados com as madeixas. Ela é fundamental para evitar o ressecamento dos fios, especialmente das pontinhas. Nos cronogramas capilares, a hidratação é o cuidado mais frequente, mas você não precisa perder muito tempo com isso. Com alguns minutinhos extras, você pode hidratar o cabelo no banho. Veja como:

1º passo: Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos e retire o excesso de água dos fios.

2º passo: Aplique a máscara de hidratação em todo o cabelo, mecha por mecha. Se o seu cabelo for oleoso, evite aplicar o produto na raiz, dando prioridade ao comprimento e pontas. Aí, é só deixar a máscara agir por 15 minutos. 

3º passo: Enxágue bem o cabelo, aplique o condicionador para selar os fios e finalize da forma que preferir. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hortencia (@stylefeen) em

Umectação com óleos é aliada das cacheadas e crespas

Outro tratamento que pode ser feito durante o home office e ajuda a manter as madeixas nutridas e super macias é a umectação. Ela é muito indicada para os cabelos crespos e cacheados, já que o formato em caracol impede que a oleosidade natural dos fios chegue até as pontas. 

Para fazer a umectação, você só precisa do seu óleo capilar favorito. É só passar o produto em todo o cabelo, enluvando mecha por mecha, e deixar agir por pelo menos 30 minutos, podendo chegar a algumas horas. Se quiser economizar tempo, você pode deixar o produto agir enquanto trabalha e lavar o cabelo ao final do expediente. É o equivalente a fazer a umectação noturna - quando o óleo fica nos fios durante toda a noite -, mas no horário de trabalho. 

Aproveite o tempo de home office para criar bons hábitos com o seu cabelo

Você também pode aproveitar o período de home office para cultivar bons hábitos de cuidado com o seu cabelo. Se você é daquelas que secam os fios com o secador todos os dias, vale a pena deixar a ferramenta um pouco de lado - já que você não precisa sair logo depois da lavagem -, para livrar as madeixas do calor. O mesmo vale para as outras ferramentas de calor. Optar pela água mais fria na hora do banho também é uma boa ideia.

Além disso, se você faz alisamentos ou colorações frequentes, que tal tentar aumentar o intervalo entre os retoques? Caprichando nos tratamentos capilares, dá para deixar os fios mais tempo sem química.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação