Beleza Extraordinária

Como proteger o cabelo do suor na academia? Veja dicas para cuidar dos fios

  • Saiba como cuidar do cabelo na academia (Foto: Instagram @charlyjordan)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar do cabelo na academia (Foto: Instagram @charlyjordan)

Durante a academia ou outras atividades físicas a maioria das pessoas costuma transpirar - e, em contato com o suor, o cabelo pode ficar ressecado e com a raiz oleosa. Mas sabia que tem como cuidar do cabelo enquanto você está na academia? Assim, o trabalho fica bem mais simples depois de malhar e você não precisa gastar tanto tempo hidratado de volta os fios. Vem aprender como fazer isso.

Prenda o cabelo durante a atividade física

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

O suor é um líquido com alto teor de sal, por isso, é importante prender bem os fios enquanto estiver malhando. Isso evita que o cabelo entre em contato com o suor e fique ressecado.

Mas lembre-se que prender com muita força pode provocar a quebra, então é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é usar um elástico revestido com tecido, que tem menos chance de arrebentar os fios. Também evite dar muitas voltas no elástico: prenda apenas o suficiente para manter o cabelo no lugar. Se você usar franja, pode apostar em uma faixa de tecido para mantê-la afastada da testa.

Passe óleo capilar nas pontas antes de malhar

Ter alguns cuidados antes de sair de casa para a academia também pode ajudar a manter o cabelo hidratado depois de malhar. Passar um pouco de óleo misturado com creme capilar no comprimento e pontas do cabelo evita que os fios fiquem ressecados depois do exercício físico.

Se a mistura deixar suas madeixas com aspecto pesado, você pode optar por usar apenas o óleo, tomando cuidado em não passá-lo perto do couro cabeludo. Isso também ajuda naqueles dias que você não tem tempo para lavar o cabelo depois de malhar.

Use boné quando fizer exercícios ao ar livre

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Michelle Bagarra (@michellebagarra) em

Se você costuma praticar atividades físicas ao ar livre, usar um boné ou chapéu para proteger o cabelo é indispensável. Muitas mulheres usam protetor solar, mas esquecem de cuidar dos fios quando vão se expor ao sol. Isso pode fazer o seu cabelo ficar ressecado e a cor mais apagada.

Evite os chapéus com tecidos muito sintéticos, porque podem deixar o couro cabeludo abafado. O ideal é escolher aqueles que permitem que o seu cabelo entre em contato com o ar, o que é importante para a saúde e beleza dos fios - especialmente se você costuma suar na cabeça.

Não esqueça de lavar o cabelo após a atividade física

Como o suor pode deixar os fios ressecados, é muito importante lavar os cabelos depois de praticar atividade física. De preferência, use uma máscara de hidratação após o banho, para devolver o brilho e a maciez para as madeixas.

Se não for possível lavar o cabelo logo em seguida da academia, tudo bem. Mas, quando for lavar os fios, lembre-se de apostar em uma hidratação caprichada para evitar que eles fiquem ressecados.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!