Beleza Extraordinária

Como preparar o cabelo para receber química: descubra os cuidados ideais para proteger os fios antes do alisamento, relaxamento, mechas ou coloração

  • Hidratar, umectar e reconstruir é muito importante antes de qualquer procedimento químico (Foto: Pixelformula)
  • Descubra os tratamentos ideais para proteger os fios antes de relaxar, alisar ou descolorir (Foto: Pixelformula)
  • Saiba o que fazer antes da química para preparar o cabelo (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Hidratar, umectar e reconstruir é muito importante antes de qualquer procedimento químico (Foto: Pixelformula)
  • Hidratar, umectar e reconstruir é muito importante antes de qualquer procedimento químico (Foto: Pixelformula)
  • Descubra os tratamentos ideais para proteger os fios antes de relaxar, alisar ou descolorir (Foto: Pixelformula)
  • Saiba o que fazer antes da química para preparar o cabelo (Foto: Pixelformula)

Na hora de transformar o visual dos cabelos, seja para alisar, relaxar, descolorir, pintar ou iluminar com mechas, é importante preparar os fios para evitar ao máximo os danos da química. Mas, na maioria das vezes, as mulheres não fazem ideia de que cuidados devem ter nos dias anteriores ao procedimento, acabando não só por comprometer o resultado do tratamento como podendo também colocar em risco a saúde das madeixas. Descubra como cuidar do cabelo para receber química!

Um mês antes da química, é importante reforçar a hidratação

Antes de fazer um procedimento químico mais agressivo no cabelo, como escova progressiva, mechas ou descoloração, por exemplo, é importante começar a redobrar o cuidado com a hidratação pelo menos um mês antes do agendamento no salão. Toda a vez que for lavar o cabelo, hidrate com um máscara específica e deixe repousar pelo tempo indicado na embalagem - geralmente de 5 a 15 minutos. No caso da coloração com uma tinta temporária ou semipermanente, pode apostar no tratamento hidratante apenas duas semanas antes. 

Duas vezes na semana, aposte na umectação

Para deixar o cabelo alinhado e sem frizz, e ainda para fortalecer os fios, vale também apostar em fazer uma umectação nutritiva duas vezes na semana a partir do momento em que você agendar o procedimento. A técnica nada mais é do que cobrir todas as madeixas com um óleo capilar ou vegetal, massagear bem e prender enquanto faz efeito - no mínimo duas horas. Depois é só lavar como de costume e aplicar um condicionador no comprimento dos fios.

Um dia antes do procedimento, faça uma reconstrução capilar

Para que os seus cabelos fiquem mais fortes e possam receber a química sem ficar danificados, é necessário repor massa - ou seja, proteína - na fibra capilar. Para isso, é importante recorrer a tratamentos reconstrutores no dia antes do procedimento, como a cauterização ou plástica capilar. Depois de lavar e condicionar com uma linha reconstrutora, retire a umiadade dos fios com uma toalha e aplique um creme de pentear enriquecido com cicatri-ceramidas. Em seguida, seque com o secador e proceda à selagem do produto com uma chapinha, dividindo os cabelos em seções para facilitar o procedimento.  

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha