Beleza Extraordinária

Como preparar o cabelo para o verão? 4 cuidados que você pode ter antes da estação mais quente do ano

  •   Como deixar o cabelo perfeito para o verão? Confira 4 dicas!
Tela cheia
Previous Next
Como deixar o cabelo perfeito para o verão? Confira 4 dicas!

Para ter um cabelo de verão brilhoso, hidratado e sem frizz, não é preciso esperar a estação mais quente do ano chegar. A dica é cuidar dos fios antes, já que é bem no verão que os cabelos costumam sofrer, certo? O sol, o cloro da piscina e água do mar ressecam o cabelo e, no caso dos fios com coloração, ainda desbotam a cor.

Por isso, o recomendado é seguinte: cuidar dos seus cabelos antes! Aqui embaixo, o Beleza Extraordinária vai te dar quatro dicas de verão para o cabelo estar saudável e bonito quando a estação chegar. Vem ver! 

 

1. Faça um cronograma capilar para conquistar o cabelo de verão

Quem é ligada em cabelos sabe a importância do cronograma capilar na manutenção dos fios. Mas se você ainda não está por dentro do assunto, a gente explica: o cronograma é uma rotina de cuidados que intercala três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução, e cada um deles cuida dos fios de uma forma específica. 

A vantagem é que o cronograma é indicado para qualquer tipo de cabelo e, num período de 4 semanas, é possível restaurar por completo a saúde das madeixas, deixando os fios blindados contra as agressões do sol, do cloro da piscina e da água do mar. 

Veja o que cada uma das etapas faz nos seus cabelos:

Hidratação: serve para repor a água e, assim, facilitar a absorção de nutrientes nos outros tratamentos. A hidratação deixa o cabelo macio, alinhado e prepara os fios para receber a nutrição e reconstrução. Aposte numa linha de tratamento que tenha extratos de algas, pantenol, álcoois graxos, frutas, plantas ou glicerina na fórmula.

Nutrição: essa etapa tem a função de devolver nutrientes e repor os óleos naturais para proteger o cabelo da perda de água e ressecamento. A nutrição deixa as madeixas alinhadas e mais brilhosas. Aposte numa linha de tratamento que tenha óleos, como o de coco, rícino ou manteiga de karité.

Reconstrução: é a etapa que restaura os cabelos depois de danos causados pelo calor, como secador, chapinha e pelo sol, além dos danos causados por coloração e descoloração. A reconstrução devolve massa à fibra capilar repondo proteínas, aminoácidos e queratina. Aposte numa linha de tratamento que tenha arginina, queratina, ceramida, óleo de rícino ou creatina na fórmula.

2. Dicas de verão para o cabelo: faça umectação com óleos vegetais

Enquanto o verão não chega, você também pode inserir o óleo capilar na rotina de cuidados, aplicando o produto diretamente nas madeixas para evitar ressecamento. A técnica, chamada de umectação, é queridinha das cacheadas e crespas, mas pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. 

Os óleos têm o poder de nutrir em profundidade e você pode escolher entre diferentes versões do produto para garantir um bom resultado. Para fazer a umectação, é só aplicar o óleo nos cabelos secos, da raiz às pontas, e esperar cerca de duas horas para remover com shampoo e condicionador.  

 

3. Aproveite para retocar o alisamento ou a coloração antes do verão

Para quem faz alisamentos ou colore o cabelo, a dica é não esperar o verão para fazer o retoque das químicas. Isso acontece porque logo depois dos procedimentos, o couro cabeludo costuma ficar sensível, e, em contato com a água do mar ou com cloro, pode ficar machucado e fragilizar os fios. Além disso, o efeito do alisamento pode ser prejudicado e a cor pode ficar desbotada nesse processo. Por isso, o recomendado é aguardar um intervalo de, pelo menos 15 dias antes de ir à praia ou à piscina depois dos retoque.

 

4. Recupere as pontas dos cabelos

Se você tem pontas duplas ou ressecadas, a preparação para o verão é o momento ideal para focar os cuidados nessa região dos fios e resolver os problemas. Esse cuidado é necessário porque se a estação começar com os fios desse jeito, existe a possibilidade delas ficarem ainda mais danificadas e isso contribui para a quebra dos fios. 

Investindo numa linha de cuidados que recupere os últimos centímetros das madeixas, você consegue cabelos completamente saudáveis sem precisar passar a tesoura nas pontinhas. 

Como proteger o cabelo no verão:

Mesmo que você cuide do cabelo antes da estação chegar, é legal ficar atenta aos cuidados que você não pode, de jeito nenhum, deixar de ter durante o verão. A gente separou alguns para você: 

- Produtos com FPS: principalmente creme para pentear e leave-in! Aplique sempre antes de sair de casa, mesmo se não for para ir à praia ou à piscina. 

-Água fria: sempre lave o cabelo com água fria porque a alta temperatura resseca os cabelos e ainda aumenta a oleosidade! Além disso, a água fria dá um banho de brilho nas madeixas. 

-Não prenda o cabelo molhado: a gente sabe que a vontade de prender o cabelo molhado nos dias quentes é grande, mas tente evitar! É que isso pode abafar as madeixas e quebrar os fios. Deixe os cabelos secando ao natural ou, se for usar secador, não esqueça do protetor térmico.

-Invista em ampolas: elas são ótimas para retocar maciez e brilho perdidos depois de um dia de praia ou piscina. Basta misturar a ampola no condicionador e retirar depois de alguns minutinhos.

-Óleo antes da piscina: para proteger o cabelo do cloro da piscina, que pode desbotar a coloração ou tirar o efeito de alisamentos, aplique um óleo capilar, nos cabelos secos mesmo, para que ele forme uma película nos fios. 

 

Redação: Beatriz Doblas




Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação