Beleza Extraordinária

Cachos perfeitos: saiba como fortalecer as ondas do seu cabelo

  • Cabelos cacheados precisam de um bom finalizador para formar cachos bonitos e saudáveis
Tela cheia
Previous Next
Cabelos cacheados precisam de um bom finalizador para formar cachos bonitos e saudáveis

Quem tem cabelos cacheados já sabe: além de cuidar e hidratar, os fios precisam de produtos que modelem os cachos e não deixem os caracóis fora do lugar. O primeiro passo para um cabelo cacheado deslumbrante é o corte. Um especialista das tesouras ajudará a criar as camadas necessárias para que as ondas se formem. Se os fios ficarem muito pesados, o efeito pode ser de uma raiz lisa e comprimento cacheado. Melhor investir em um visual poderoso da raiz às pontas.

Atenção já nos primeiros passos

A partir daí, os cuidados começam na escolha do shampoo e condicionador que devem corresponder ao tipo de cabelo. Hoje em dia já existem produtos para cachos mais abertos ou fechados, fios finos ou grossos ou para os que são ressecados nas pontas e oleosos na raiz.

Para modelar, as cacheadas têm muitas opções. O finalizador mais comum é o creme sem enxágue; o leave-in, que é indicado para todos os tipos de cabelo. Ele controla o volume e hidrata os fios e deve ser aplicado com o cabelo úmido do meio dos fios para baixo. A textura do ativador de cachos é diferente, mais líquido e deve ser aplicado da mesma forma do leave-in, amassando para formar ondas.

A pomada modela os penteados além de domar as pontas dos cabelos e a franja. Para quem tem cabelo oleoso, é melhor investir na versão oil-free porque mesmo em pequenas quantidades, o produto deixa o cabelo mais oleoso.

O gel dá maior fixação aos cachos. O produto tem diversas versões que podem dar efeito molhado ou aspecto mais rígido, definindo o cacho. Já o spray é ótimo pra quem quer mais volume na raiz, armando o cabelo e garantindo um visual mais sexy. Quanto mais grosso o fio, maior será a fixação. Para isso, é só borrifar na raiz e ajeitar com os dedos.

O mousse é ideal para as cacheadas de fios finos. A espuma pode ser espalhada nos cabelos secos ou úmidos a partir da raiz para dar volume. Já o reparador de pontas sela a ponta dupla, dá brilho e combate o frizz. É indicado para cabelos muito ressecados e deve ser aplicado somente nas áreas danificadas.

Os últimos retoques também são importantes

Pra finalizar, deixe secar naturalmente ou use o difusor. Lembre-se de não pentear os cabelos secos porque além de desfazer os cachos, pode quebrar os fios. Se houver necessidade, os melhores pentes para cabelos cacheados são os de dentes largos e de madeira porque ajudam a tirar a eletricidade e a estática do cabelo, evitando o frizz nos fios.

Além de saber modelar os fios, é muito importante hidratar pelo menos a cada 15 dias. Cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados que os lisos porque a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar às pontas do cabelo por causa das ondas. Prefira máscaras de hidratação que contenham lanolina, manteiga de karité, queratina ou colágeno pela formula emoliente que melhora a estrutura e a elasticidade do cabelo.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!