Beleza Extraordinária

Como potencializar o efeito do protetor solar através da alimentação: confira os alimentos que aumentam o FPS natural da pele

  • Saiba como a sua alimentação pode potencializar o efeito do protetor solar na pele
Tela cheia
Previous Next
Saiba como a sua alimentação pode potencializar o efeito do protetor solar na pele

Com a chegada do verão, todos os cuidados são poucos para proteger a pele do sol, e, mesmo que não pense em se expor aos raios solares, é essencial tomar precauções. Além da aplicação do protetor solar, que é de importância primordial durante o ano inteiro e especialmente durante os meses de maior calor, há algumas coisas que pode inserir na sua dieta para potencializar o efeito do mesmo. Veja quais os alimentos que ajudam na capacidade de proteção e reparação natural da pele contra os efeitos dos raios ultravioleta. 

Folhas verdes, tomate e cenoura ajudam na proteção contra queimaduras solares 

Para garantir que a sua pele não sofre qualquer tipo de dano, vale incluir alguns itens na sua alimentação, e os vegetais são grandes aliados neste quesito. O tomate, por exemplo, é uma ótima fonte de um antioxidante chamado licopeno, que ajuda na proteção contra os malefícios dos raios UV na pele. Ao mesmo tempo, o betacaroteno presente nas cenouras protege e repara os danos já causados, e os polifenóis, presentes nas folhas verdes mais escuras, previnem o risco de câncer de pele e o eritema induzido pela exposição solar. 

Kiwi, laranja e mamão também são ótimas escolhas

Além dos poderosos antioxidantes presentes nos vegetais, as vitaminas existentes nas frutas também são ótimos aliados contra os raios UV. O consumo de morangos, kiwi, mamão e laranja, e outros frutos ricos em vitamina C, ajuda a bloquear o desenvolvimento de células cancerígenas, uma vez que elimina os radicais livres produzidos pelo corpo em defesa à exposição solar.  

As gorduras e vitaminas presentes no salmão e nas amêndoas ajudam na regeneração da pele

Alimentos ricos em gorduras boas também podem ajudar a potencializar o efeito do protetor solar. Os àcidos gordos ómega 3, presentes no salmão, são aliados comprovados na redução do risco de queimadura solar e unifromização do tom de pele, ao mesmo tempo que a vitamina E presente nas âmendoas é número um na regeneração cutânea.

Uso do protetor solar é imprescindível 

Complementar a sua rotina de verão com uma dieta saudável cheia de alimentos que potencializam as capacidades naturais da sua pele é uma excelente ideia, mas há que lembrar que o protetor solar comum não pode ser deixado de lado. Aposte numa fórmula de fator igual ou superior a 30 e não descuide as aplicações regulares ao longo do dia em todas as áreas expostas do corpo, para evitar queimaduras e até mesmo problemas mais graves no futuro. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais