Beleza Extraordinária

Como platinar os cabelos em casa: guia definitivo com todos os cuidados para antes, durante e depois de descolorir os fios

  • Confira o passo a passo para conseguir um loiro platinado poderoso
Tela cheia
Previous Next
Confira o passo a passo para conseguir um loiro platinado poderoso

A tendência desse verão é virar loira platinada e a melhor notícia é que não é preciso gastar com salão para conseguir esse visual poderoso: é possível fazer tudo em casa! Nessa matéria você vai descobrir os cuidados que precisa ter antes, durante e depois de platinar os fios, garantindo que o resultado vai ser cor perfeita e um aspecto saudável. Confira as dicas dos cabeleireiros Marcos Proença e Alê Crema para chegar lá.

O que é importante fazer antes da coloração

Fortaleça os fios primeiro: Uma ótima dica para quem pretende platinar os cabelos é preparar os fios com antecedência. Segundo o Alê Crema, para garantir que o seu platinado vai ficar perfeito, vale começar os cuidados cerca de um mês antes. O profissional indica alternar entre hidratações de força, que são aquelas com queratina, e as emolientes, que são as que contêm óleos e manteigas. Fazer isso pelo menos uma vez por semana vai fortalecer os fios até o grande dia.

Esperar um tempo depois da química: para conseguir o melhor resultado no seu loiro platinado, o ideal é esperar um período de 15 dias após descolorações, alisamentos, permanentes ou defrisagens para só depois colorir os cabelos.

Remover outras colorações mais escuras do cabelo: Nenhuma coloração permanente clareia cabelos já tingidos, então é preciso fazer um processo chamado decapagem antes de partir para o platinado. Segundo Alê Crema, quem tem cabelo colorido de mais escuro não consegue o platinado na primeira descoloração: "tem que descolorir algumas vezes seguidas, mas como isso pode causar corte químico, às vezes é necessário seguir a seguinte ordem: descolorir até onde o cabelo aguentar + dar uma pausa de alguns dias + hidratar mais + ir descobrindo até chegar a altura do platinado", diz.

Deixar o cabelo sujo de um dia para o outro: Segundo Marcos Proença, quem vai aplicar tinta no cabelo não deve lavar os fios no dia: "a oleosidade que é produzida de um dia para o outro sem lavar é uma proteção para o couro cabeludo", diz o cabeleireiro.

Não passar nenhum produto de finalização nos fios: Agora que você já sabe que precisa lavar o cabelo um dia antes de colorir, Proença também revela que nessas 24h que antecedem a coloração é bom não passar nenhum produto de styling, como spray, mousse, cera ou creme para pentear: "isso dificultaria na hora do clareamento", esclarece.

Escolher a coloração certa: um dos cuidados mais importantes na hora de platinar os fios é usar uma coloração que não tenha só uma cor bonita, mas que também cuide do cabelo e se preocupe com a qualidade final das madeixas. Pensando nisso L'Oréal Paris acaba de lançar três tons de platinado com a linha Ice Colors, que faz parte da já famosa gama de Imédia Excellence. Ela é a única com tripla proteção porque possui Ionene G e Ceramida, que restaura enquanto colore, além do tratamento mais completo do mercado, que protege e cuida do seu cabelo antes, durante e depois da coloração.

Confira o que fazer durante a aplicação da cor

Divida o cabelo corretamente: Alê Crema conta que a dica é separar o cabelo em 4 partes: "primeiro de orelha a orelha e depois da testa até a nuca", dia.

Respeite o tempo de pausa da caixinha: Toda coloração vem com a indicação de quanto tempo ela deve ser deixada na cabeça, variando sempre de acordo com o cabelo e a nuance escolhida. Deixar a coloração mais tempo do que o indicado não vai fazer com que os fios fiquem mais claros e ainda pode atrapalhar o resultado final do produto.

Cuidados para um platinado bonito precisam continuar depois da coloração

Proteja seu cabelo dos danos externos: Ao ser exposto a agentes externos como sol, vento, mar e piscina, o seu loiro platinado pode perder gradativamente o brilho. Para evitar que isso aconteça, proteja seus cabelos com produtos que tenham FPS, um bom creme para pentear antes de sair de casa e mantenha sua rotina de retoques.

Crie uma rotina de hidratações ainda mais rigorosa: "por ser um cabelo muito descolorido, o cuidado do platinado requer hidratação constante", diz Alê Crema. O ideal é aplicar máscaras de tratamentos emolientes, como a da linha Elseve Óleo Extraordinário, pelo menos uma vez por semana. O profissional também indica usar algum produto matizador, mas sem exagerar na frequência: "use de 15 em 15 dias porque desamarelador em excesso resseca os fios", diz.

Escolha os produtos certos na hora de pentear: Marcos Proença ensina que, quem quiser manter seu platinado perfeito, deve evitar produtos para styling e finalização com pigmento amarelo: "dê preferência para aqueles que têm pigmento branco ou transparente", ensina.

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!