Beleza Extraordinária

Como pintar o cabelo sozinha: passo a passo com 12 dicas para tingir os fios em casa

  • Como pintar o cabelo sozinha pode ser simples? Seguindo as dicas da matéria. Confira! (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
Tela cheia
Previous Next
Como pintar o cabelo sozinha pode ser simples? Seguindo as dicas da matéria. Confira! (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)

Seja de vermelho, loiro, castanho, preto ou azul, ninguém pode negar que pintar o cabelo sozinha é quase uma aventura, né? Mas se você pretende tingir os cabelos em casa pela primeira vez, não precisa se preocupar: tudo vai dar certo seguindo as dicas e o passo a passo certo durante o ritual.

Quer ver só? Não tem mistério! Separamos um manual completo com tudo que você precisa saber (e fazer) durante o processo de transformação no visual por conta própria. Separe a caixinha de coloração escolhida e vem com a gente!

1. Escolha entre o tonalizante ou coloração permanente 

O primeiro passo antes de tingir os cabelos é escolher qual tipo de coloração será usada. Já sabe escolher entre tonalizante ou tintura permanente? A decisão deve considerar duas coisas: a saúde do seu cabelo o que você pretende alcançar no resultado final.

- Os tonalizantes, por exemplo, são a opção perfeita para quem tem química no cabelo e/ou quer fazer uma transformação leve de poucos tons nos fios;

- A tintura permanente, por outro lado, já é ideal para criar grandes mudanças no visual e/ou garantir cobertura total de fios brancos.

2. Faça as contas de quantas caixinhas de coloração você vai precisar

Em geral, uma caixinha (de tonalizante ou coloração permanente) é o suficiente para tingir todo o cabelo, mas se você tem muita quantidade de fios ou madeixas longas, é importante verificar a necessidade das suas madeixas e se precaver de imprevistos, ok? Dependendo do caso, é possível precisar de até 4 caixinhas para transformar o visual com a cor toda por igual.

3. Leia o folheto explicativo dentro da caixinha 

E por falar em precaução, outra dica importante para evitar surpresas - e dúvidas - enquanto você muda a cor dos cabelos é ler todo o folheto explicativo que vem no interior da embalagem. Nesse papelzinho estão todas as dicas importantes: quais itens misturar, o que fazer primeiro, quanto tempo deixar nos fios... ou seja, informações importantes para evitar erros no caminho!

4. Faça a preparação dos fios de acordo com a tintura escolhida

Se você vai pintar os cabelos com o tonalizante, a preparação certa pede que os fios estejam limpos - assim, eles vão estar com as cutículas bem abertas e isso vai facilitar a penetração do pigmento no visual.

Por outro lado, se você pretende usar a coloração permanente, fique sem lavar os cabelos por 24h para que a oleosidade moderada proteja o couro cabeludo e evite o ressecamento.

5. Não se esqueça do teste de toque antes de tingir os fios

Ainda antes de partir para a coloração em si, o teste de toque é o passo imprescindível para evitar complicações com a tinta de cabelo. Ele nada mais é do que um procedimento simples para detectar possíveis reações alérgicas:

Basta aplicar um pouco do creme colorante atrás da orelha com a ajuda de um cotonete e esperar 48 horas sem lavar, cobrir ou tocar o local. Se durante esse tempo não surgirem sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço local, você está livre para colorir os cabelos.

6. Arrume todos os itens necessários em cima da pia 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Já partindo para a hora H, o ideal é preparar o local para a transformação: primeiro, cubra a mesa (ou pia do banheiro) com um plástico e, depois, coloque ali à disposição tudo que será preciso. Não se esqueça do pente, a caixinha de coloração, luvas, toalha e espelho, viu? Esses são alguns dos itens essenciais!

7. Proteja a região em volta do cabelo para evitar manchas

Quer evitar aquelas manchinhas na testa e em outras partes do rosto ou corpo? Então, antes mesmo de aplicar a tintura nos fios, aplique um pouco de vaselina, hidratante, condicionador ou creme de barbear na testa, lateral do rosto e nuca, bem próximo aos fios. Isso vai evitar que a coloração escorra e manche essas regiões durante o processo.

8. Desembarace os fios antes de aplicar a tintura 

Desembaraçar os fios antes de aplicar a tintura é fundamental para que o manuseio das madeixas seja bem mais fácil durante a coloração. Nesse passo, o indicado é usar um pente de madeira com dentes largos, assim você evita o frizz e remove os nós com mais facilidade.

9. Divida o cabelo de forma estratégica para a coloração

Para conseguir alcançar cada mechinha com a coloração, o segredo é dividir os cabelos estrategicamente. A dica é separar a mecha da frente do restante dos fios, depois, fazer uma divisão central na cabeça e separar todo o cabelo em duas partes - uma para cada lado dos ombros.

Feito isso, separe uma das laterais em duas partes e vá separando mechinhas com a ajuda do pente fino. Ainda ficou difícil de visualizar? Então aproveite o gif explicando a divisão do cabelo no link!

10. Faça a aplicação da coloração seguindo a ordem certa

Para criar um esquema que dê certo, a dica é começar a aplicação da tintura de baixo para cima: comece aplicando a coloração (sempre partindo da raiz) na altura da nuca, depois nas laterais da cabeça e, em seguida, no topo. Por fim, deixe a parte perto das têmporas e da frente para o final.

Aqui, vale a dica: caso você tenha fios brancos, comece por eles para que a coloração fixe bem os pigmentos nessas mechas!

11. Respeite o tempo estipulado na caixinha da coloração

Depois de aplicada a tintura, muita atenção ao tempo que você vai ficar com a coloração nos cabelos, ok? Enxaguar antes da hora, ou até deixar mais tempo do que o ideal, pode prejudicar seriamente o look! Não esqueça: é preciso respeitar exatamente o intervalo indicado na embalagem para que o resultado seja o mais bem feito possível. 

12. Enxague os fios em água fria ou morna

Já na hora de enxaguar a coloração dos cabelos, a dica final é preferir fazer essa lavagem com água fria ou morna. Isso vai ajudar a fechar melhor as cutículas após a transformação no visual, garantindo um resultado impecável e com brilho certo. Ao fim do enxágue e higienização, é só finalizar o cabelo como quiser e curtir seu visual totalmente repaginado!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais