Decidiu ficar ruiva? Então é hora de juntar o máximo de fotos com inspirações e anotar todas as dicas possíveis para alcançar o tom de ruivo perfeito!
Antes de começar a missão, vale lembrar: os cuidados com a coloração devem acontecer antes, durante e depois de pintar o cabelo, viu? Tudo para que o resultado final fique impecável!
Ficou interessada? Separamos um guia do cabelo ruivo com todas as informações mais importantes para quem pretende radicalizar no visual - agora, é só ler a matéria para não perder nenhum detalhe. Aproveite!
1. Use o seu tom de pele como base para encontrar o ruivo perfeito
Visualizar esta foto no Instagram.
Se a ideia é recriar o look mais natural possível, o segredo é encontrar o ruivo que mais combine com o seu tom de pele! Existem alguns conselhos universais que servem como base:
O ruivo acobreado, por exemplo, combina muito com as peles claras, já o ruivo borgonha cai muito bem em mulheres de pele morena e negra.
Mas ainda assim, fica aqui a maior de todas as dicas: o que vale é o que você achar melhor, viu? Quando o assunto é mudar o visual, não existem regras. Tudo que você precisa é encontrar a referência com o ruivo dos seus sonhos e procurar um profissional que te ajude a copiá-lo!
2. Analise a cor natural do seu cabelo antes descolorir os fios para o ruivo
Visualizar esta foto no Instagram.
Sabia que nem todos os cabelos precisam passar pela descoloração para chegar ao ruivo dos sonhos? Se você tem fios mais claros ou deseja um vermelho mais escuro, é possível colorir os cabelos sem precisar tirar o pigmento natural - mas se esse não for o seu caso, o jeito é mesmo descolorir as madeixas.
Lembrando sempre que tinta não clareia tinta, por isso, cabelos claros que sejam tingidos precisam, sim, passar pela decapagem para chegar ao vermelho!
Dica importante: se você for descolorir os fios em casa, fique atenta para que a raiz não acabe ficando num tom muito mais claro do que as pontas. O truque para evitar esse problema é começar a aplicar o descolorante pelo comprimento e pontas, para só depois aplicar próximo à raiz - essa parte das madeixas é mais saudável e clareia mais rápido que o comprimento!
3. Prepare os cabelos com um bom cronograma capilar antes de colorir
Visualizar esta foto no Instagram.
A melhor maneira de conseguir um resultado incrível com o ruivo é garantir que o cabelo esteja saudável o suficiente para passar pela descoloração e tintura. Assim, o mais indicado é já começar um cronograma capilar semanas antes da transformação.
Isso vai ajudar a repor a hidratação dos fios, além de deixá-los mais fortes e nutridos para passarem pela química sem sofrer danos. Melhor prevenir do que remediar, certo?
4. Cuidado na hora de pintar as sobrancelhas com o tom ruivo
Visualizar esta foto no Instagram.
Quando a transformação é radical - como no caso de mulheres com cabelos bem escuros que migram para o ruivo bem claro - é normal que as sobrancelhas criem um contraste bem evidente no visual. O que não é necessariamente ruim, ok?
Mas caso você queira um look mais natural, muito cuidado ao descolorir/tingir os fios na região acima dos olhos. A sobrancelha deve estar mais ou menos a dois tons acima da cor do cabelo - tudo para não "apagar" os fios e manter a harmonia.
5. Aposte no tonalizante para driblar o desbotamento
Visualizar esta foto no Instagram.
O cabelo ruivo é um dos tons que exige mais manutenção para que a cor se mantenha sempre brilhosa e impecável. Para fugir do desbotamento, vale recorrer aos tonalizantes ruivos e conseguir realçar a cor com um banho de brilho intenso.
Como esse tipo de coloração não tem amônia, é liberado variar de 20 a 30 dias para retocar o produto antes que os fios desbotem novamente.
Redação: Raquel Carletto