Beleza Extraordinária

Como parar de alisar o cabelo? Confira algumas dicas para fazer a transição capilar da melhor forma possível

  • Quer voltar aos cachos de antes? Saiba como deixar a rotina de alisamento de lado com a ajuda de umas dicas simples! (Foto: Shutterstock)
  • Apostar em volume e definição para os fios faz parte da nova rotina com a transição capilar (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Que tal aprender alguns penteados que deixem os fios naturais ainda mais bonitos? Se inspire para variar o visual (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
Quer voltar aos cachos de antes? Saiba como deixar a rotina de alisamento de lado com a ajuda de umas dicas simples! (Foto: Shutterstock)
  • Quer voltar aos cachos de antes? Saiba como deixar a rotina de alisamento de lado com a ajuda de umas dicas simples! (Foto: Shutterstock)
  • Apostar em volume e definição para os fios faz parte da nova rotina com a transição capilar (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Que tal aprender alguns penteados que deixem os fios naturais ainda mais bonitos? Se inspire para variar o visual (Foto: Instagram @sarahangius)

Muita coisa muda no estilo com o passar do tempo, e o cabelo não foge à essa regra: quando os fios esticados não combinam mais com a aparência desejada, é a hora de parar de alisar os cabelos e começar a traçar o caminho de volta aos cachos! Essa transição capilar - processo em que o alisamento é deixado de lado para que os fios apareçam no visual com a textura natural - no entanto, pode ser um período de muitas novidades e algumas dificuldades, mas nada que um pouco de informação não possa tornar mais fácil. Quer saber como enfrentar o novo momento da melhor forma possível? Confira algumas dicas na matéria!

1- Não tenha medo do volume e invista em truques para potencializar o efeito

Uma das grandes diferenças do visual quimicamente alisado para o natural costuma ser o volume nos cabelos, mas é importante lembrar que ele não é um problema. Os fios mais cheios podem ser ainda mais valorizados conforme o gosto de cada uma e, principalmente, com a ajuda de truques certos para cabelos crespos e volumosos. Pente garfo, grampinho, fitagem e outros métodos são os mais aconselhados para alcançar a definição e o aspecto desejado, basta escolher o que melhor se adequa às suas madeixas!

2- Descubra novos penteados que valorizem os seus fios naturais

Aproveitando que a fase é de descobertas, vale tirar um tempinho para pesquisar maneiras de renovar o look com penteados e acessórios que destaquem ainda mais os fios naturais, afinal de contas, variar o visual é sempre uma forma de valorizar os cabelos e, de quebra, se sentir bem consigo mesma. Estilizar os fios crespos de maneiras diferentes em tranças e lenços, por exemplo, pode ser um grande aliado nos dias em que as madeixas não se comportarem da forma como você deseja.

3- Monte um cronograma capilar específico para cabelos crespos, cacheados ou ondulados

Hidratação, nutrição e reconstrução são palavras importantes para todas as mulheres que prezam pela saúde dos cabelos, e aquelas que estão passando pela transição capilar não ficam de fora dessa. Donas de cabelos crespos, cacheados e ondulados podem - e devem - definir os cachos e apostar no visual saudável com a ajuda de cuidados específicos no cronograma capilar adequado para o fio. Nele, os cremes devem conter componentes como proteínas hidrolisadas, óleos, queratina e arginina, por exemplo, para tratar dos cachos enquanto eles se renovam.

4- Tenha paciência: cada cabelo leva um tempo particular para crescer

Talvez a textura natural do seu cabelo seja bem diferente daquela que o alisamento deixava nas madeixas, e isso vai aparecendo devagar conforme o cabelo cresce naturalmente. A grande questão nessa etapa é que, dependendo do fio, a diferença entre a parte alisada e a parte natural fica bem evidente, e é provável que o visual fique assim por um tempo já que os cabelos crescem em média 2cm por mês - mas, vale lembrar, alguns truques podem ajudar no crescimento.

De todo jeito, para aquelas que não abrem mão do visual longo, o segredo é apostar na texturização, enrolando a parte alisada com a ajuda de produtos modeladores de cachos. Agora, para quem não tem medo de mudar e radicalizar o look, o big chop é a opção mais rápida e prática: ao cortar toda a parte dos fios que ainda está sob efeito do alisamento, o visual é renovado de uma só vez!

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!