Beleza Extraordinária

Como manter os cachos por mais tempo? Cabeleireira das famosas entrega 5 dicas para texturizar os fios

  • Hairstylist das famosas e de modelos da grife Victoria's Secret revela 5 dicas para fixar melhor os cachos (Foto: Getty Images)
  • Temperatura da chapinha ou babyliss, além de protetor térmico ajudam a manter os cachos por mais tempo
Tela cheia
Previous Next
Hairstylist das famosas e de modelos da grife Victoria's Secret revela 5 dicas para fixar melhor os cachos (Foto: Getty Images)
  • Hairstylist das famosas e de modelos da grife Victoria's Secret revela 5 dicas para fixar melhor os cachos (Foto: Getty Images)
  • Temperatura da chapinha ou babyliss, além de protetor térmico ajudam a manter os cachos por mais tempo

Fazer cachos ou "beach waves" no cabelo - aquelas ondas praianas super despojadas - é escolha de várias mulheres quando a ocasião é especial. No entanto, muitas delas acabam se decepcionando ao ver os cachinhos feitos em casa desmancharem logo no começo da festa ou simplesmente não durarem a noite inteira. Isso acontece geralmente com cabelos finos, muito lisos ou sem volume, que não costumam "segurar" os cachos por muito tempo. E para não desperdiçar o tempo valioso em frente ao espelho montando as madeixas, a hairstylist oficial da grife Victoria's Secret e de celebridades como Lea Michele, Hailee Steinfeld e Margot Robbie, Sarah Potempa contou ao site americano "Byrdie" as 5 dicas essenciais para fixar os cachos. Confira!

1 - Ajuste a temperatura do babyliss ou chapinha de acordo com o tipo de cabelo

A hairstylist Sarah Potempa garantiu ao site "Byrdie" que todos os tipos de cabelo são capazes de segurar os cachos, e o primeiro passo para isso é saber a temperatura correta da ferramenta para cada tipo de fio, não importa se for com babyliss ou chapinha. "Se você tem cabelos grossos, você vai precisar usar um ajuste de maior calor do que alguém com cabelo fino ou sem volume. O ajuste da temperatura para o seu tipo de cabelo vai garantir que seus cachos durem", explicou Sarah. Outra dica é escolher babyliss ou chapinha que tenham hastes de cerâmica e que distribuam o calor igualmente por toda a placa. "Se o calor é inconsistente, então a onda não vai durar", explicou.

2 - Prepare o cabelo com mousse e protetor térmico

Quem deseja que os cachos durem a noite inteira precisa dar uma atenção extra aos cuidados antes de lançar mão do babyliss. A dica da hairstylist, principalmente para quem tem pouco cabelo, é aplicar um fixador, como um mousse, antes de cachear. Isso vai ajudar os fios a ganharem consistência e mais volume, o que facilita na fixação das ondas por mais tempo. Quem não tem mousse em casa também pode apostar em cremes de pentear, ceras e gel, que também conseguem definir e deixar os fios mais encorpados. Já o protetor térmico é indispensável para quem vai texturizar os cabelos com chapinha ou babyliss, independente se for cachear, alisar ou apenas secar os fios com difusor, já que os componentes do protetor vão evitar a quebra e o ressecamento. 

3 - Use grampos de sustentação para aumentar a definição dos cachos

Os grampos não servem apenas para dividir o cabelo em seções na hora do penteado. A dica de Sarah Potempa é usá-los para dar uma fixação extra e segurar o cacho que acabou de ser criado. "Você só precisa embrulhar o cacho e fixá-lo no topo para deixá-lo definido por alguns minutos. Quando você soltar, os cachos terão ainda mais estrutura e volume", garantiu a profissional. Esse truque também é ótimo para quem tem cabelos volumosos ou muito compridos, já que mantém os cachos que já foram feitos intactos enquanto termina de cachear o restante. Já em relação aos grampos e presilhas que servem para separar o cabelo antes de cachear, Sarah aconselhou dividir as mechas na mesma porção para que os cachos tenham a mesma estrutura e fiquem mais uniforme. 

4 - Experimente fazer cachos mais finos

Apesar de levarem mais tempo para serem feitos, os cachos mais finos, feitos com mechas menores, costumam durar mais do que as ondas mais largas e menos definidas, como o estilo "beach waves", com cachos que na maioria das vezes são feitos somente em algumas partes do cabelo. Por isso, se você já tentou de tudo e os cachinhos ainda desmancham, a dica da profissional é apostar em modeladores que tenham o tubo menor. "Enrolar seções menores de cabelo também vai dar cachos mais apertado e mais fixos", recomendou Sarah.

5 - Não passe e mão nem penteie o cabelo ao terminar

Um dos motivos pelo qual os cachos podem não durar tanto tempo nos cabelos é passar os dedos ou o pente logo depois de texturizar. De acordo com a profissional das celebridades, o ideal é apenas soltar os grampos e aplicar um spray fixador em todos os fios, para só então passar a escova ou até mesmo a ponta dos dedos por entre as mechas para soltar os cachos e garantir um visual mais natural e volumoso.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema