Beleza Extraordinária

Como manter os cachos bonitos no verão: dicas para deixar os fios cacheados e crespos hidratados e saudáveis na estação!

  • Confira dicas infalíveis para deixar os cachos protegidos no verão (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas infalíveis para deixar os cachos protegidos no verão (Foto: Shutterstock)

O verão é a estação perfeita para dar uma pausa nas maratonas de filmes/séries e gastar o tempo livre com atividades ao ar livre, com muito sol, praia e piscina. Mas, para as donas de cabelos cacheados e crespos continuarem exibindo fios bonitos e saudáveis nesse período, é importante seguir uma rotina de cuidados específicos para deixar as madeixas bem protegidas do sol e do cloro ou sal da água. Aprenda as principais dicas!

1 - Invista em finalizadores com filtro solar

Engana-se quem pensa que só a pele deve contar com a proteção solar para ficar protegida dos raios solares: o cabelo também deve contar com esse cuidado para passar pelo verão sem ficar danificado. Por isso, a dica principal para esse período é investir em cremes de pentear que tenham filtro solar contra os raios UV em sua fórmula, o aplicando sempre antes da exposição ao sol e retocando entre um mergulho e outro. Por conseguir criar uma película protetora ao redor de todas as mechas, esse tipo de produto é indispensável para impedir que o calor excessivo acabe penetrando na fibra capilar - causando, assim, ressecamento e até queimaduras no fio. 

2 - Prefira molhar o cabelo com água mineral entre um mergulho e outro

Outra dica fundamental para amenizar os danos causados pela água da praia e da piscina é ter o hábito de enxaguar os fios com água mineral durante a pausa nos mergulhos. Essa medida aparentemente simples é ótima para reduzir o ressecamento e o aspecto embaraçado das madeixas, principalmente, quando é aliada ao uso de uma pequena quantidade de creme de pentear hidratante nas pontas. Por isso, para não esquecer esse truque, leve sempre na bolsa uma garrafa contendo essa água pura para ir molhando os cachos ao longo do dia. 

3 - Use shampoos de fórmula mais leve para não ressecar ainda mais os cachos 

Como a ida à piscina e praia costuma ser mais frequente durante esse período, é normal que a lavagem dos fios passe a ser feita diariamente ao invés de apenas em dias alternados. Porém, como os cabelos cacheados e crespos costumam ser naturalmente mais ressecados, fazer o uso do shampoo tradicional com toda essa frequência vai piorar o problema - principalmente, pelo fato dos fios já estarem fragilizados pela água com cloro ou sal. Sendo assim, uma dica importante para continuar higienizando as madeixas sem sofrer com as consequências é intercalar a limpeza do produto comum com o uso de um shampoo mais leve, que consegue limpar sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. 

4 - Reserve um tempo para hidratações, nutrições e reconstruções ao fim do dia

Além de tomar todas essas precauções antes e durante a exposição ao sol e os banhos de praia ou piscina, outra medida indispensável para manter os cachos sedosos é investir em algum tratamento no fim do dia. Para garantir um resultado ainda mais eficaz, o segredo é intercalar as hidratações com nutrições e reconstruções, ainda que você não esteja seguindo um cronograma capilar à risca. Dessa forma, os fios ficarão mais fortes e você quase não sentirá os danos que costumam aparecer depois desse período. 

5 - Use óleos capilares na hora da finalização 

Para tratar das pontas ressecadas de maneira imediata, você também pode aliar o uso do creme de pentear tradicional com uma pequena quantidade de óleo capilar. Perfeito para tratar o ressecamento e ajudar a eliminar o frizz, esse produto garante madeixas mais bonitas e nutridas de forma rápida e prática. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais