Beleza Extraordinária

Como manter a umidade natural da pele para um rosto bonito e saudável

  • A umidade do rosto é essencial para uma pele saudável
Tela cheia
Previous Next
A umidade do rosto é essencial para uma pele saudável
Ter uma pele jovem e bonita é fundamental para a maioria das mulheres. Não é à toa que produtos especiais para o cuidado com a cútis lotam as prateleiras de cosméticos. Porém, um dos mandamentos básicos para uma pele saudável é tratá-la de maneira adequada e manter sua umidade. Nossa pele possui uma barreira protetora natural formada por células e envolvida por gorduras naturais, os lipídios. Três componentes se destacam para o bom funcionamento da barreira: o colesterol, os ácidos graxos e as ceramidas, que criam uma proteção cutânea para reter água no interior das camadas da pele e proteger a superfície de toxinas e bactérias.

"A retenção de água na camada córnea é de extrema importância à manutenção da pele saudável. Os corneócitos contêm uma substância capaz de reter água em seu interior, o fator de hidratação (Natural Moisturizing factor – NMF) assim, o grande volume de água retido faz com que eles inchem, prevenindo a formação de fissuras e fendas entre eles. A flexibilidade e a elasticidade da pele estão diretamente relacionadas ao conteúdo de água. Tanto os lipídios intercelulares, como as substâncias hidrossolúveis presentes no NMF, contribuem efetivamente para o controle do conteúdo de água da pele", explica a dermatologista Tatiana Oddo.

Limpar corretamente traz benefícios para a pele

Limpar, tonificar, hidratar e finalizar com protetor solar são os pilares de uma pele bonita e saudável. "Essas etapas básicas de tratamento devem ser seguidas, independentemente de idade e tipo de pele", afirma Tatiana. O tônico facial deve ser usado diariamente como complemento da limpeza. Ele protege a pele contra a ação dos radicais livres, reduz a aparência de poros dilatados e uniformiza sua textura. A loção também ajuda a manter a umidade natural da pele, proporciona mais elasticidade e beneficia o tônus muscular.

Para finalizar, hidratante e protetor solar

Todo tipo de pele necessita de hidratação e não apenas as ressecadas. O hidratante, assim como o limpador, também precisa ser adequado ao seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa deve dar preferência aos que tem base de gel. O hidratante vai repor a umidade natural da pele, eliminar tensões, suavizar rugas e atuar como um excelente método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protetora sobre o rosto.

Para finalizar, aplique o protetor solar todos os dias, independente do sol estar brilhando ou não. Mesmo no mormaço, a radiação ultravioleta está presente e é uma das principais inimigas da pele saudável.

"O dano à barreira cutânea prejudica o seu correto funcionamento e pode ser ocasionado por diversos fatores, como: o uso de sabonetes que eliminam a oleosidade da pele e favorecem a sua desidratação; o uso de buchas, esponjas abrasivas, escovas de banho ou esfoliante em excesso, que podem comprometer a integridade da barreira; doenças de pele; dietas pobres em nutriente e líquidos; o hábito de tomar banhos muito quentes; fatores ambientais que favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação, como sol, frio intenso e ar seco; o envelhecimento e a consequente menor produção da matriz lipídica e redução do teor de água da pele, devido ao aumento da sua evaporação", completa a dermatologista Tatiana Oddo.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais