Beleza Extraordinária

Como limpar a pele para evitar cravos e espinhas? Descubra a melhor forma de fazer a higiene do rosto!

  • Caprichar na limpeza da pele ajuda a evitar cravos e espinhas. Saiba como fazer o procedimento! (Foto: Shutterstock)
  • O ideal é lavar a pele apenas duas vezes ao dia para que as glândulas sebáceas não produzam mais óleo que o necessário (Foto: Shutterstock)
  • A água micelar é o produto mais indicado para a limpeza diária por remover todas impurezas sem agredir a pele - nem mesmo as mais sensíveis (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Caprichar na limpeza da pele ajuda a evitar cravos e espinhas. Saiba como fazer o procedimento! (Foto: Shutterstock)
  • Caprichar na limpeza da pele ajuda a evitar cravos e espinhas. Saiba como fazer o procedimento! (Foto: Shutterstock)
  • O ideal é lavar a pele apenas duas vezes ao dia para que as glândulas sebáceas não produzam mais óleo que o necessário (Foto: Shutterstock)
  • A água micelar é o produto mais indicado para a limpeza diária por remover todas impurezas sem agredir a pele - nem mesmo as mais sensíveis (Foto: Shutterstock)

Você sabia que a limpeza da pele é um dos passos mais importantes para evitar cravos e espinhas? Mesmo que o protetor solar e hidratantes específicos façam parte da sua rotina de beleza, esse cuidado faz toda a diferença na aparência do rosto por remover as impurezas mais profundas e desentupir os poros que facilitam o aparecimento da acne. Mas, para garantir um bom resultado, é importante escolher os produtos certos e fazer o procedimento da maneira correta. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Água micelar limpa a pele profundamente sem agredir

Reservar um tempo para limpar a pele pela manhã e antes de dormir é um cuidado indispensável para quem quer ficar livre da acne. A poluição do dia a dia, os resíduos de maquiagem e - no caso de quem sofre com oleosidade - a produção excessiva de óleo podem entupir os poros e facilitar o aparecimento de cravos e espinhas se esse hábito não fizer parte da rotina. 

No entanto, para que não surjam alergias e nem efeito rebote, o ideal é apostar em produtos mais leves para esse passo - como a água micelar, por exemplo. Indicada para todos os tipos de pele, ela se destaca por ter uma fórmula livre de óleos e de componentes agressivos, além de contar com a ação das micelas para remover todas as impurezas sem causar irritações ou ressecamento. 

Limpeza deve ser feita duas vezes ao dia

Além de evitar sabonetes muito agressivos, também é importante moderar na quantidade de limpeza diária para que o efeito não seja totalmente contrário ao desejado. Por isso, procure lavar o rosto apenas duas vezes ao dia para que as glândulas sebáceas não acabem produzindo mais óleos para corrigir o ressecamento.  

A primeira delas deve ser feita pela manhã para que a pele esteja limpa e bem sequinha já no começo do dia. A segunda, por sua vez, é indicada para a noite para que o rosto fique livre dos resíduos de maquiagem - que, quando não removidos, podem causar acne - e de todas as demais impurezas. Em dúvida sobre como fazer o procedimento em cada horário? Confira! 

Limpeza da manhã: 

1- Pegue um algodão e umedeça com água micelar;

2 - Fazendo movimentos circulares, passe o algodão com o produto por todo o rosto até que ele não mostre nenhuma sujeira; 

3 - Como a água micelar não precisa de enxague e hidrata a pele, espere uns minutinhos para que o rosto a absorva por completo antes de partir para o próximo passo; 

4 - Feito isso, aplique protetor solar; 

5 - Agora, se desejar, é só fazer a maquiagem do dia e pronto!

Limpeza da noite: 

1 - Novamente, umedeça um algodão com água micelar para começar a limpeza; 

2 - Passe o produto na pele fazendo movimentos circulares; só pare quando não sair mais nenhum resíduo de maquiagem ou impureza no algodão; 

3 - Depois de limpar a pele, não esqueça de tirar o batom e a maquiagem dos olhos. Para remover a máscara de cílios com facilidade, a dica é pressionar o algodão nos fiozinhos por alguns segundos para amolecer o produto;

4 - Agora, com a pele limpa e sem nenhuma maquiagem, é só finalizar com um creme noturno - como o antirrugas, por exemplo - e se preparar para dormir!

Está com sinais de acne? Invista em uma limpeza de pele profunda! 

Para quem já está lidando com cravos e espinhas ou começou a perceber alguns sinais de acne  - como pontinhos pretos, oleosidade excessiva e dificuldade para um acabamento impecável com a maquiagem -, a dica é apostar em uma limpeza profunda! 

Indicada para todos os tipos e tons de pele, esse procedimento pode ser feito no salão, em clínicas de estética ou, até mesmo, na própria casa. As etapas são os seguintes: higienização; vaporização; extração dos cravos; aplicação de uma máscara purificante; esfoliação; uso de um produto calmante; hidratação e proteção solar. Para saber mais detalhes, confira essa matéria com o passo a passo da técnica

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais