Beleza Extraordinária

Como lavar um cabelo danificado? Passo a passo em 4 etapas para minimizar a agressão aos fios

  • Quem tem cabelos danificados pode evitar que a situação se agrave lavando os fios da maneira certa
Tela cheia
Previous Next
Quem tem cabelos danificados pode evitar que a situação se agrave lavando os fios da maneira certa

Lavar o cabelo é um costume tão automático que muita gente nem sabe se faz direito. Ao higienizar os fios da forma errada é possível, por exemplo, agravar o quadro de um cabelo danificado aumentando a quebra e o ressecamento. Está curiosa para saber se está fazendo tudo certinho? Confira aqui embaixo os mandamentos na hora de levar madeixas fragilizadas para debaixo do chuveiro. 

Use um pré-shampoo

Shampoos são eficientes para limpar o cabelo, mas podem levar junto a oleosidade natural dos fios, que é importante para manter o aspecto saudável e hidratado. Uma forma de garantir que o produto vai apenas limpar sem agredir esses fios já danificados, é protegendo as madeixas com um pré-shampoo. Pode ser um condicionador, um óleo ou qualquer coisa que forme um filme protetor sobre o cabelo: aplique três minutos antes de entrar no banho e sinta a diferença no resultado final. 

Não esfregue as pontas

Essa dica vale para todo mundo que quer ter um cabelo bonito e hidratado, mas para aquelas que já têm danos nos fios ela é fundamental. Como a ponta é a parte do cabelo que mais sofre com quebra e ressecamento, ela precisa ser tratada com muito cuidado. Isso significa nunca esfregar a região ou fazer movimentos bruscos, o que poderia facilmente quebrar madeixas fragilizadas. 

Aumente o tempo entre as lavagens

Cada tipo de cabelo pede um intervalo diferente entre as lavagens, mas uma coisa é certa: quanto maior for o espaço de dias, melhor para quem tem fios danificados. As donas de madeixas cacheadas conseguem esse espaçamento com facilidade, mas quem tem cabelo liso pode se incomodar com a raiz oleosa por mais de um dia. 

Use dois shampoos se for necessário

Quem tem esse probleminha de raiz oleosa e não consegue ficar sem lavar os fios todos os dias, pode fazer como Kim Kardashian e usar dois shampoos - um para a raiz e outro para as pontas. Isso porque os shampoos que limpam a raiz com eficiência são muito fortes e agridem as pontas danificadas. Aplique o seu produto de costume na raiz, mas escolha um outro para a parte de baixo, que pode ser um específico para cabelos danificados ou algum altamente hidratante. 

Caso você esteja fora de casa e não seja possível realizar o truque dos dois shampoos, aplique shampoo apenas na parte de cima do cabelo e deixe a espuma escorrer até as pontas: ela será suficiente para limpar sem agravar os danos do fio.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha