Beleza Extraordinária

Como lavar o rosto: dermatologista ensina passo a passo a higienizar a pele

  • Saiba quais os movimentos certos e o tempo que o sabonete deve ficar sobre o rosto
Tela cheia
Previous Next
Saiba quais os movimentos certos e o tempo que o sabonete deve ficar sobre o rosto

Lavar o rosto todos os dias é o cuidado mais básico com a pele, mas até ele tem sua forma correta de ser feita. Quais movimentos ajudam a limpar melhor, quanto tempo o sabonete deve ficar sobre a pele e quais as ferramentas que podem ajudar nessa hora - todas essas perguntas foram respondidas pela dermatologista Marcela Benez, que deu um passo a passo da higiene facial que deve ser feita diariamente.

Dermatologista revela a melhor forma de lavar o rosto

Para otimizar a limpeza, Marcela Benez diz que, depois de abrir a torneira e aplicar o sabonete no rosto, é preciso fazer os movimentos certos: "você deve fazer movimentos giratórios com as pontinhas dos dedos". Isso vai ajudar a espalhar o produto pela face e fará a limpeza ser mais profunda, penetrando pelos poros.

Deixar o sabonete no rosto por muito tempo pode ser prejudicial

Há quem pense que deixar o sabonete por algum tempo no rosto vai fazer o produto "agir melhor". Segundo a dermatologista, isso é prejudicial para a pele e, ao invés de apenas remover a sujeira, vai tirar a camada de oleosidade natural que protege a pele. "O tempo para o sabonete agir é apenas o ato de lavar. Se deixar ele por muito tempo na pele pode causar irritação", alerta.

Esponjas e escovinhas específicas podem ser uma boa ideia na hora de lavar o rosto

Para Marcela Benez, a pontinha dos dedos é suficiente para limpar bem o rosto, mas não há nada de errado em se valer de outras ferramentas. Já existem no mercado escovinhas específicas para isso, que são bem delicadas e ajudam a aprofundar a limpeza. As esponjas faciais também podem ser uma boa ideia e são encontradas em versões suaves, para o dia a dia, e outras mais ásperas, para esfoliação semanal. Segundo a dermatologista, o segredo é usar tudo isso com muita leveza para não agredir o rosto e sempre levar em conta o seu tipo de pele: "as mulheres que têm pele seca geralmente carregam uma sensibilidade maior e por isso não devem usar esponjas ou escovinhas", conta.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação