Lavar os cabelos pode não parecer uma tarefa difícil, mas, para os homens que não têm muita habilidade nesse assunto, podem acabar surgindo muitas dúvidas sobre o que fazer debaixo do chuveiro para que os fios fiquem limpos e bem tratados. Um dos erros mais comuns, por exemplo, é usar apenas shampoo e ignorar o condicionador - o que resulta em ressecamento por causa da abertura das cutículas. Pensando nisso, para ajudar quem quer seguir uma rotina correta com as madeixas, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial com tudo o que você precisa saber para não errar mais. Confira!
Deixe a água do chuveiro em temperatura morna ou fria
Você sabia que a temperatura da água também influencia na lavagem dos fios? É que, quando o chuveiro está muito quente, a fibra capilar incha e fica com as cutículas abertas - o que causa ressecamento e aumento do frizz.
Sendo assim, sempre que for higienizar o cabelo, tenha o cuidado de deixar a água fria ou morna para selar as cutículas e preservar a hidratação e o brilho. Para os dias em que não dispensar um banho quente, uma boa solução é deixar, ao menos, o último jato gelado.
Escolha o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo e massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos
Um erro muito comum entre os homens é usar qualquer shampoo que estiver pelo banheiro em vez de considerar a versão ideal para o seu tipo de fio. Por isso, para fazer a lavagem do jeito certo, deixe esse hábito de lado e procure identificar do que o seu cabelo precisa para escolher o produto ideal!
Se o seu cabelo for oleoso, por exemplo, o ideal é apostar em um shampoo de limpeza profunda para diminuir a produção de sebo. Agora, se os fios forem naturalmente mais ressecados, é importante preferir as versões mais hidratantes para que a oleosidade natural não seja removida junto com as impurezas. Feito isso, na hora da aplicação, o truque para limpar bem o couro cabeludo é aplicar o produto e massagear bem com a pontinha dos dedos -tomando o cuidado de enxaguar tudo com cuidado para que não fique nenhum resíduo.
Não abra mão do condicionador no enxague final
Por causa dos cabelos, em geral, mais curtos e fáceis de cuidar, muitos homens acreditam que dá para dispensar o condicionador da rotina de beleza. No entanto, isso não é verdade: o produto é indispensável em qualquer tipo de fio por fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo e garantir um toque macio e hidratado por mais tempo.
Mas, para que os fios não acabem oleosos com o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, na hora da aplicação, é importante evitar a raiz - por mais que seja difícil com o cabelo curto - e enxaguar o produto por completo.
Use máscaras de tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias
Além do shampoo e do condicionador, também vale apostar em máscaras de tratamento para que os fios recebam todos os nutrientes que precisam para ficarem fortes e saudáveis. Como a necessidade do cabelo masculino é diferente do feminino, não é preciso fazer tantas hidratações, mas vale reservar um dia da semana para fazer esse cuidado ou uma vez a cada 15 dias.
Para fugir do aspecto oleoso, a dica é a mesma de sempre: evitar a raiz e enxaguar o produto por completo na hora da lavagem. E como o condicionador deve ser sempre a última etapa por selar as cutículas, vale lembrar que a máscara deve ser aplicada depois do shampoo.
Redação: Nívia Passos