Beleza Extraordinária

Como lavar o cabelo em casa e ter um efeito de salão

  • Como lavar o cabelo corretamente: conheça todos os segredos para conseguir o efeito de salão em casa (Foto: Instagram @chloelloyd)
  • Para conqusitar o efeito de uma lavagem de salão, vale seguir um passo a passo completo do banho à secagem (Foto: Instagram @emmadelury)
  • "Posso lavar o cabelo todo dia"? Tire essa e outras dúvidas aqui (Foto: Instagram @veronicazoppolo)
Tela cheia
Previous Next
Como lavar o cabelo corretamente: conheça todos os segredos para conseguir o efeito de salão em casa (Foto: Instagram @chloelloyd)
  • Como lavar o cabelo corretamente: conheça todos os segredos para conseguir o efeito de salão em casa (Foto: Instagram @chloelloyd)
  • Para conqusitar o efeito de uma lavagem de salão, vale seguir um passo a passo completo do banho à secagem (Foto: Instagram @emmadelury)
  • "Posso lavar o cabelo todo dia"? Tire essa e outras dúvidas aqui (Foto: Instagram @veronicazoppolo)

Já pensou se as lavagens do dia a dia tivessem os mesmos resultados de um ritual feito no salão? A boa notícia é que isso é possível, sim! Sabendo como lavar o cabelo corretamente, você não só deixa o couro cabeludo e os fios mais saudáveis como também consegue atingir aquele efeito macio, brilhante e super sedoso que é próprio de uma visita ao cabeleireiro.

Para entender como lavar o cabelo da forma correta, é essencial levar em consideração alguns fatores como a temperatura da água, a frequência de higienizações e a ordem de aplicação dos produtos no banho. Cada detalhe faz toda a diferença quando o assunto é manter as madeixas limpas e hidratadas. Pensando nisso, preparamos uma matéria super completa para te ajudar a otimizar as lavagens. É só conferir!

Usar o shampoo da forma certa é o primeiro passo para lavar cabelo corretamente

Como lavar o cabelo do jeito certo? O primeiro passo deve começar antes mesmo de ligar o chuveiro: penteie os fios para desfazer todos os nós e retirar qualquer sujeira que esteja na superfície da fibra. Esse hábito vai facilitar a lavagem e evitar que os fios arrebentem quando estiverem molhados.

Agora, é hora de partir para o shampoo! O papel do produto é limpar todas as impurezas e partículas de poluição que ficam presas no cabelo ao longo do dia. Por isso, a aplicação do produto deve se concentrar na raiz. Não precisa aplicar a fórmula no comprimento e pontas, ok? A espuma que escorre do topo da cabeça já é suficiente para lavar essa região sem ressecar.

A melhor forma de higienizar os fios de forma completa é apostar em uma lavagem dupla. A primeira vai eliminar o excesso de resíduos, enquanto a segunda deixa o cabelo perfeitamente limpo, suave e brilhante.

A quantidade de produto faz toda diferença na hora da lavagem

Para saber como lavar o cabelo e conseguir o efeito de salão, a quantidade de produto que você está aplicando na cabeça é um detalhe muito importante. Para evitar que o cabelo fique ressecado, aplique uma dose equivalente a uma moeda de shampoo no couro cabeludo.

Nessa etapa, o ideal é usar as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo gentilmente e dar uma atenção especial às partes do cabelo que tem o alcance mais difícil, como na região da nuca e atrás das orelhas. Isso vai garantir uma limpeza completa e ainda deixar o cabelo suave, soltinho e super disciplinado.

Condicionador e máscara: qual aplicar primeiro?

Depois de usar o shampoo, o próximo passo para aprender como lavar o cabelo corretamente é apostar em um bom condicionador. O produto deve ser distribuído apenas pelo comprimento, viu? Aplicar condicionador na raiz pode ocasionar acúmulo de resíduos e deixar os fios com a aparência pesada e oleosa. Antes de enxaguar, vale deixar a fórmula agir por alguns minutos conforme o tempo indicado na embalagem. O resultado são fios muito mais macios, hidratados e brilhantes.

Ah, e não se esqueça: nas lavagens em que você optar por usar a máscara para fazer um tratamento profundo, ela deve ser aplicada logo após o shampoo, ok? Só depois de enxáguar bem é que você deve usar o condicionador. Isso porque é ele quem vai selar as cutículas e proporcionar um acabamento muito mais macio e brilhante.

Use água morna ou fria para lavar o cabelo corretamente

A temperatura da água é outro detalhe que faz toda diferença na hora de lavar o cabelo. Ligar o chuveiro muito quente faz com que as cutículas fiquem abertas demais, o que não só aumenta as chances de ressecamento como também pode causar frizz, perda de proteínas e desbotamento da cor em fios coloridos.

Por isso, dê preferência às lavagens com água morna, que é o meio termo perfeito para deixar o cabelo saudável e hidratado. Se preferir, direcione um último jato de água fria nos cabelos: esse truque garante fios mais alinhados e um toque extra de brilho.

Como lavar cabelo: o enxágue faz diferença para conquistar balanço e brilho

A forma como você enxágua o cabelo durante a lavagem é um dos segredos para conquistar o tão desejado efeito de salão. O enxágue com água abundante é essencial para retirar todos os resíduos utilizados durante o banho.

É ele quem vai impedir aquele efeito pesado para baixo que pode acontecer quando usamos condicionador em excesso, por exemplo. Vale usar os dedos para retirar o excesso de água de forma delicada, evitando movimentos muito fortes e bruscos para não causar quebra.

Evite esfregar o cabelo na toalha para não causar frizz

Quando o assunto é lavar o cabelo do jeito certo, a secagem é tão importante quanto o momento do banho. Isso porque esfregar os fios na toalha com muita força pode desalinhar as cutículas e ocasionar a formação de frizz.

Além disso, o cabelo molhado é mais elástico e sensível à quebra, então é importante evitar esfregar demais para não partí-los. Nossa sugestão é apostar em uma camisa de algodão ou toalha de microfibra para diminuir a fricção. Seque o cabelo por mechas, apertando cada uma delas gentilmente para retirar o excesso de umidade sem causar danos.

Lavar o cabelo todo dia faz mal?

Uma das maiores dúvidas das mulheres quando o assunto é lavagem é: lavar o cabelo todo faz mal? A verdade é que a frequência certa de limpeza varia muito de caso pra caso, já que depende do seu tipo de cabelo e da sua rotina. Por isso, o melhor a se fazer é conversar com um cabeleireiro para tirar todas as suas dúvidas e chegar ao número mágico que funcione no seu caso.

De forma geral, a recomendação dos experts é de que lavar os fios em dias alternados costuma ser suficiente para fazer uma limpeza completa sem ressecar. O ideal é não ficar mais de 5 dias sem lavar, já que isso pode causar problemas como dermatite e caspa. Da mesma forma, evite ao máximo lavar mais de uma vez ao dia para não causar efeito rebote, ok?

Quem tem os fios oleosos, pratica atividade física ou transpira muito pode, sim, lavar o cabelo todo dia sem correr risco de ressecamento. Já as cacheadas precisam ter um pouquinho mais de cuidado: o formato espiralado desse tipo de fio faz com que eles sejam mais propensos ao ressecamento e fazer lavagens muito frequentes pode agravar essa situação. Mas se você não abre mão das higienizações diárias, a dica é usar fórmulas mais suaves e hidratantes, como as peroladas, para não correr o risco de tirar toda a oleosidade natural da raiz.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação