Beleza Extraordinária

Como hidratar o cabelo: tudo sobre os melhores tratamentos, produtos e técnicas para cuidar dos fios!

  • Confira nosso guia completo com tudo o que você precisa saber hidratação dos cabelos (Foto: Instagram @melissacalma)
Tela cheia
Previous Next
Confira nosso guia completo com tudo o que você precisa saber hidratação dos cabelos (Foto: Instagram @melissacalma)

Hidratar o cabelo é um dos passos que não pode ficar de fora da rotina de beleza, mas como fazer isso da melhor forma possível? Afinal, a gente ama o efeito de fios mais macios, cheios de brilhos e de movimento! Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre como hidratar o cabelo: dicas dos melhores produtos e técnicas para hidratar o cabelo e potencializar a ação do tratamento. 

Por que preciso hidratar o cabelo com frequência?

Quem não ama cabelos sedosos, brilhantes e macios? O segredo para manter esse efeito nos fios está na hidratação, processo que repõe a água na fibra capilar. É normal que com a exposição diária ao sol, à poluição e a outros fatores externos - além do uso de chapinha e secador - os fios podem ficar mais secos e com frizz. Abrir um espacinho na sua rotina para uma hidratação caprichada, mesmo que seja apenas uma vez por semana, já vai fazer toda a diferença na saúde do seu cabelo!

Qual é a melhor máscara para hidratar os fios?

Sua hidratação vai ser ainda mais eficiente se tiver, na fórmula, os ingredientes mais indicados para alcançar esse efeito. Procure por máscaras com extratos de flores e plantas, como babosa e algas marinhas. O pantenol, o mel e alguns derivados do açúcar também são alguns dos itens que costumam aparecer nesse tipo de creme. Para descobrir o que funciona melhor para seu cabelo, o ideal é ir testando produtos diferentes ao longo do tempo. Caso você já seja fiel a uma máscara e ela não esteja dando o resultado de sempre, vale trocá-la por outra durante um tempinho.

Passo a passo completo de como hidratar o cabelo corretamente

Agora que você já sabe como escolher a máscara perfeita para hidratar o cabelo, também é importante saber quando e como encaixá-la na sua rotina para ter os melhores resultados. Apostar na hidratação pelo menos uma vez por semana já é o suficiente para repor a água perdida pelos fios. Para potencializar o resultado leve, brilhante e sedoso, o ideal é fazer o seguinte:

1 - Primeiro, lave bem os fios com seu shampoo favorito. Você também pode investir naqueles que são mais perolados, que também tem efeito hidratante;

2 - Remova o excesso de água dos fios e aplique sua máscara de hidratação da metade do cabelo para baixo. Siga as instruções da embalagem e deixe agir pelo tempo indicado;

3 - Enquanto a máscara faz efeito, vá enluvando cada mecha para distribuir o produto pelo comprimento e intensificar sua ação. Aproveite esse momento para desembaraçar os fios com um pente;

4 - Enxague e, em seguida, aplique o condicionador que você escolher. O ideal é que os produtos sejam todos da mesma linha para potencializar os efeitos da hidratação;

5 - Remova o condicionador e tudo pronto!

Como potencializar os efeitos da hidratação no cabelo

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por (@mariaamarti_) em

Existem algumas técnicas para que os efeitos da hidratação nos fios sejam ainda mais perceptíveis. Primeiro, você pode dividir o cabelo em partes iguais e prendê-las em coquinhos - dica perfeita para as cacheadas, por exemplo. A famosa touca térmica também pode ser usada nessas situações, já que ajuda o creme a agir mais profundamente nas madeixas. Por último, finalize a aplicação do produto enxaguando com água fria, que “sela” os fios e deixa um aspecto ainda mais sedoso e brilhante.

Quais são os benefícios da hidratação para os fios?

Uma boa hidratação pode fazer muito pelo seu cabelo! Além de deixá-lo mais macio, soltinho e brilhante - características que a gente ama -, o tratamento ajuda a “selar” a fibra capilar, o que reduz a perda de água e, como resultado, o frizz e a perda de nutrientes. Quem diria que esse cuidado em devolver água para os fios poderia trazer tantos benefícios, certo?

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais