Beleza Extraordinária

Como hidratar o cabelo: dicas para fazer uma hidratação profunda em casa

  •  Você sabe como hidratar o cabelo profundamente em casa e conseguir um resultado duradouro? Confira as dicas para acertar no tratamento (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O ritual de hidratação capilar caseiro perfeito começa pela a escolha de um bom shampoo e termina com a selagem dos fios (Foto: Instagram @xnegzx.x)
  • Para uma hidratação profunda, a atenção na escolha e na aplicação da máscara de tratamento é fundamental (Foto: Instagram @nathaliefanj)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe como hidratar o cabelo profundamente em casa e conseguir um resultado duradouro? Confira as dicas para acertar no tratamento (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  •  Você sabe como hidratar o cabelo profundamente em casa e conseguir um resultado duradouro? Confira as dicas para acertar no tratamento (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O ritual de hidratação capilar caseiro perfeito começa pela a escolha de um bom shampoo e termina com a selagem dos fios (Foto: Instagram @xnegzx.x)
  • Para uma hidratação profunda, a atenção na escolha e na aplicação da máscara de tratamento é fundamental (Foto: Instagram @nathaliefanj)

Hidratar o cabelo profundamente em casa é uma das principais dúvidas de quem deseja fios saudáveis. Quando visitar o salão não é uma possibilidade, os tratamentos caseiros são a saída para manter os cabelos macios, sem frizz e com brilho. E com as técnicas e produtos certos é possível ter um resultado de salão sem gastar um centavo a mais para isso! Segredinhos como enluvar os fios com a máscara de hidratação e lavar os cabelos com o shampoo certo fazem toda a diferença no resultado final. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária listou algumas dicas de como fazer uma hidratação profunda em casa. Confira!

Lavar o cabelo com um shampoo hidratante é o primeiro passo para uma hidratação profunda

Para quem não sabe como hidratar o cabelo profundamente em casa, a primeira dica é ficar atenta à escolha do shampoo. É importante que os cabelos estejam bem limpos antes da aplicação da máscara de tratamento para que a fibra capilar seja capaz de absorver o produto e todos os seus nutrientes. Também faz toda a diferença escolher um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo e as necessidades que ele apresenta. Quem tem cabelos secos ou ressecados deve investir em um shampoo rico em ativos hidratantes para limpar os fios sem agravar o ressecamento.

Como lavar: aplique o shampoo nos cabelos molhados, concentrando a aplicação na raiz e no couro cabeludo. Massageie com movimentos de vai e vem e enxágue. E lembre-se: nada de lavar o cabelo com água quente. Use sempre água fria ou morna.

Remova o excesso de água antes de aplicar a máscara de hidratação no cabelo

A aplicação da máscara de hidratação capilar deve ser feita nos cabelos úmidos, não super molhados. O excesso de água pode diluir a máscara, reduzindo a eficácia dos ativos presentes no produto. Por isso, antes de aplicá-la, seque os cabelos com uma toalha, apertando os fios delicadamente. Evite esfregar as madeixas para não causar frizz e quebra, já que as cutículas vão estar abertas devido a ação do shampoo.

A dica também vale para quem quer saber como hidratar o cabelo durante o banho: desligue o chuveiro e retire o excesso de água do cabelo antes de aplicar da máscara de hidratação.

Escolher a máscara capilar adequada é essencial para fazer uma hidratação profunda no cabelo

É impossível dar dicas de como fazer hidratação no cabelo sem falar do tipo de máscara capilar. Esse é um dos passos mais importantes do ritual de hidratação capilar caseiro, porque é justamente da máscara que vem os nutrientes necessários para recuperar brilho, maleabilidade e prevenir o ressecamento e o frizz. Para quem quer um tratamento profundo, vale ficar atenta aos ativos presentes na fórmula para escolher a melhor máscara de hidratação.

O ácido hialurônico é um exemplo de ativo conhecido pelo seu alto poder de retenção de água e preenchimento da fibra capilar que proporciona uma hidratação profunda nas madeixas. Presente na máscara intensiva Elseve Hidra Hialurônico, esse ingrediente revitaliza os fios, oferecendo desembaraço, controle de frizz e redução do ressecamento.

A aplicação mecha a mecha também deve estar na sua lista de dicas de como hidratar o cabelo em casa

Para hidratar o cabelo em casa e conseguir um resultado impecável, a forma de aplicação do creme também é importante. A dica é aplicar a máscara de hidratação mecha a mecha e enluvar os cabelos no processo  para que a fibra capilar absorva bem o produto. Para quem tem cabelos muito longos e/ou cheios, esse cuidado é ainda mais importante porque garante que o creme foi aplicado uniformemente por toda a extensão dos fios.

Mas atenção: não aplique o produto em excesso e use apenas a quantidade necessária para o seu cabelo. O recomendado é o equivalente ao tamanho de uma moeda de um real, mas essa quantidade pode variar de acordo com o comprimento e a textura de cada cabelo. Depois de aplicada a máscara, deixe agir pelo tempo recomendado da embalagem e enxágue.

Finalize o ritual de hidratação para o cabelo com o condicionador e o creme de pentear para selar o tratamento

Se você quer hidratar o cabelo profundamente e fazer o resultado durar mais tempo, é importante selar o tratamento nos fios. Isso quer dizer que após retirar a máscara de tratamento, você deve aplicar o condicionador, que tem a função de selar as cutículas e regular o pH do cabelo. Aplique o produto no comprimento e pontas, nunca na raiz, deixe agir por cerca de dois minutos e enxágue bem para não deixar resíduos.

Depois, vem o creme de pentear ou leave-in: esse último passo ajuda a selar o tratamento na fibra capilar, além de reduzir o frizz e ajudar no desembaraço e no styling dos cabelos. Aposte em um creme de pentear ou leave-in hidratante e aplique no comprimento e pontas dos fios utilizando a técnica de finalização mais adequada para o seu tipo de cabelo. 

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação

últimas matérias

Ver mais