Como fechar os poros do rosto? Descubra 5 formas de cuidar da pele em casa

Poros dilatados são um problema bem comum de quem tem a pele oleosa e mista, mas também pode se tornar um inimigo das mulheres com pele normal em dias de calor, por exemplo. Apesar dos "buraquinhos" serem comuns em toda pele - afinal, é por lá que a pele respira! - eles acabam ficando mais abertos por conta da produção excessiva de oleosidade, exposição solar sem proteção e até mesmo por causa da forma como a pele é limpa. Para te ajudar a cuidar do rosto e deixar os poros fechados, o Beleza Extraordinária separou 5 dicas para colocar em prática já. Confira!

1. Máscara de argila verde limpa e fecha os poros

Para os poros ficarem fechadinhos, é essencial que estejam limpos, sem oleosidade ou resquícios de maquiagem, e as máscaras de argila são opções práticas e vantajosas para remover dos poros o que o sabonete não consegue retirar facilmente no dia a dia. A verde consegue limpar os "buraquinhos" profundamente, purificar a pele e ainda equilibrar a oleosidade, o que faz com que a pele fique mais sequinha e lisa por conta de seu poder matificante. 

Como usar: a argila verde pode ser usada por donas de pele oleosa e mista em todo o rosto ou apenas na zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo, onde os poros ficam mais dilatados.

2. Argila vermelha esfolia e melhora a aparência dos poros

Outra máscara facial que também ajuda a fechar os poros é a argila vermelha: rica em cobre e ferro, além de algas vermelhas, a máscara também limpa em profundidade, com o bônus de melhorar a oxigenação das células. Dessa forma, a argila vermelha consegue hidratar a pele e ajudar a manter os poros limpinhos e fechados. 

Como usar: a máscara de argila vermelha pode ser aplicada em todos os tipos de pele, até 3 vezes por semana. 

3. Protetor solar todos os dias previne inchaço dos poros

Se você costuma cuidar bem da pele mas os seus poros ainda ficam aparentes, vale começar a usar protetor solar diariamente, até mesmo se o clima estiver nublado! O motivo é que o sol pode inflamar os buraquinhos da pele e fazer com que eles fiquem mais abertos e inchados, além de acabar ocasionando a acne solar. A dica é apostar em um protetor solar próprio para o rosto e que tenha efeito sequinho para não entupir os poros. 

4. Gelo melhora a circulação da pele e ajuda a fechar os poros

Para as fãs dos truques caseiros, o gelo também consegue fechar os poros porque melhora a circulação da pele. Assim, os buraquinhos "desincham" e a pele fica mais lisa e macia, além da baixa temperatura também ajudar a diminuir vermelhidões de possíveis espinhas. Para colocar a dica em prática, não tem segredo: faça uma compressa gelada ou enrole alguns cubinhos de gelo em uma toalha de algodão limpa. Depois, é só aplicar no rosto por cerca de 5 a 10 minutos, sempre mudando de área para não queimar a pele.

5. Blur é opção para fechar os poros na hora da maquiagem

Embora alguns tipos de base e BB Cream tenham cobertura alta a ponto de fechar os poros, quem tem a pele muito oleosa pode ficar com os buraquinhos dilatados mesmo depois de fazer a maquiagem. Uma saída para fechar os poros é usar um blur a base de silicone, que funciona como um creme alisador: ele preenche e cobre os poros e, assim, deixa a pele mais lisa e uniforme antes da base.

 

Matéria publicada em 9 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fechar-os-poros-do-rosto-descubra-5-formas-de-cuidar-da-pele-em-casa" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fechar-os-poros-do-rosto-descubra-5-formas-de-cuidar-da-pele-em-casa", "name": "como-fechar-os-poros-do-rosto-descubra-5-formas-de-cuidar-da-pele-em-casa" } } ] }