Beleza Extraordinária

Como fazer umectação: 12 principais dúvidas respondidas na matéria!

  • Saiba tudo sobre a umectação capilar e veja como fazer o tratamento de nutrição intensa nos fios (Foto: L'Oréal Paris)
  •  Quer saber como fazer a umectação capilar do jeito certo? Tire as dúvidas na matéria! (Foto: Instagram @santana_raissa)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre a umectação capilar e veja como fazer o tratamento de nutrição intensa nos fios (Foto: L'Oréal Paris)
  • Saiba tudo sobre a umectação capilar e veja como fazer o tratamento de nutrição intensa nos fios (Foto: L'Oréal Paris)
  •  Quer saber como fazer a umectação capilar do jeito certo? Tire as dúvidas na matéria! (Foto: Instagram @santana_raissa)

A umectação capilar caseira é uma das melhores descobertas de beleza para quem sofre com madeixas ressecadas, quer combater o frizz ou só precisa de uma dose extra de brilho nos cabelos - mas se você ainda não domina a técnica totalmente, não tem problema, viu?

Nada que uma boa dose de informações reunidas em um só lugar não possam ajudar! Continue lendo a matéria para saber como fazer o tratamento e garantir nutrição intensa nos fios lisos, ondulados, crespos ou cacheados.

1. O que é umectação capilar e como fazer?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Amina Marie (@aminamarie) em

A umectação é um tratamento capilar voltado para a nutrição dos fios, especialmente os mais ressecados como os espiralados e descoloridos. A técnica consiste em aplicar um óleo enluvando cada mecha, deixar o produto agir por pelo menos duas horas e enxaguar os cabelos.

2. Quantas vezes por semana posso fazer a umectação?

Tudo depende das necessidades do seu cabelo: há quem faça a cada quinze dias, outras uma vez por semana... O que vai determinar de quanto em quanto tempo fazer a umectação capilar é o nível de ressecamento das madeixas e como elas reagem à técnica. Faça testes e adapte o tratamento da sua maneira!

3. Quais os benefícios da umectação capilar? 

A umectação capilar ajuda a repor os nutrientes na fibra capilar, diminuir o frizz, alinhar o visual, garantir mais movimento, dar uma dose de brilho extra às madeixas, combater ressecamento, porosidade e até outros danos causados por química em excesso nos fios.

4. Quais são os melhores óleos para fazer umectação?

A umectação pode ser feita com óleo vegetal, como o óleo de coco, ou com o óleo capilar - que costuma ser uma opção mais prática, especialmente se você já tiver um em casa. Ele garante exatamente o mesmo resultado de nutrição intensa e ainda deixa um cheirinho agradável nas madeixas!

5. Quanto tempo dura a umectação?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Cherelle (@chebella___) em

Se quiser fazer uma umectação, nada de pressa! Na técnica tradicional, o óleo precisa agir por, no mínimo, 2 horas nos fios - podendo ficar mais ou menos tempo de acordo com o tipo de umectação capilar escolhida. Vale a pesquisa para saber qual se encaixa melhor na sua rotina.

6. A umectação vai deixar meu cabelo oleoso?

Ao contrário do que muita gente pensa, não: a umectação capilar não pesa os fios! Se você enxaguar os cabelos da forma certa, o resultado será um cabelo altamente hidratado e brilhoso desde a raiz até as pontas - mas não oleoso, ok? 

7. Posso fazer chapinha depois de usar óleo de coco na umectação?

Há quem diga que não é permitido usar chapinha ou babyliss depois da umectação com óleo de coco, mas a verdade é que se você enxaguar bem os fios e não se esquecer do leave-in com proteção térmica antes da ferramenta de calor, suas madeixas estarão seguras!

8. O que é umectação capilar noturna?

A umectação noturna é aquela feita durante o sono: nessa técnica, você deixa o óleo agindo nos cabelos enquanto dorme e, no dia seguinte, basta lavar as madeixas assim que acordar! O método é mais prático e funciona assim como o tradicional, viu?

9. Pra quem a umectação capilar é mais indicada?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por ANARA by ANA LERIDA (@anarabyanalerida) em

A umectação capilar é perfeita para todos os tipos de cabelo e é especialmente recomendada para quem sofre com problemas de porosidade, ressecamento, desalinhamento, frizz e opacidade. Em geral, as maiores adeptas são crespas e cacheadas, além das mulheres que descolorem e/ou alisam os fios com frequência.

10. Como tirar o óleo dos cabelos na umectação?

A melhor maneira de retirar o óleo dos cabelos ao fim da umectação capilar é usando o método UCPE - que significa umectar, condicionar, pausar e esperar.

É só pegar um condicionador leve, aplicá-lo em todas as mechas do cabelo, deixá-lo agindo de 20 a 30 minutos e, no final, enxague com bastante água.

11. Posso usar o shampoo para retirar o óleo dos cabelos?

Não é necessariamente proibido ou errado recorrer ao shampoo para enxaguar os fios depois da umectação, mas talvez seja mais trabalhoso - e não tão eficiente - quanto usar o método UCPE. Veja o que seu cabelo responder melhor!

12. Cabelo liso pode fazer umectação?

Sim, mesmo donas de cabelo liso podem recorrer à umectação sem medo de aumentar a oleosidade nos fios. Vale lembrar: não há risco das madeixas ficarem gordurosas porque o óleo da técnica só penetra onde o fio está danificado. Aproveite sem culpa!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais