Beleza Extraordinária

Como fazer trança embutida sozinha: 10 dicas para acertar na execução e acabamento do penteado

  • Fazer trança embutida sozinha é mais fácil do que parece! Veja 10 truques para acertar de primeira (Foto: Instagram @hairromance)
Tela cheia
Previous Next
Fazer trança embutida sozinha é mais fácil do que parece! Veja 10 truques para acertar de primeira (Foto: Instagram @hairromance)

Apesar de parecer um penteado difícil de fazer sozinha, acredite: a trança embutida pode ser mais simples do que parece! O segredo? Seguir as dicas certas na hora de fazer o look! Tudo que você vai precisar para acertar são alguns acessórios como escova e presilha, produtos específicos como óleo capilar e spray fixador e, é claro, os 10 dicas listadas aqui abaixo. Confira! 

Dica 1. Não se esqueça de pentear os cabelos antes do penteado

O primeiríssimo passo em nome do acabamento perfeito na trança embutida é pentear os fios. Desembaraçar, tirar os nós e alinhar as madeixas, além de ajudar a deixar a aparência mais profissional no visual, também vai facilitar na hora de trançar as mechas de fato - evitando que elas embolem ou escorreguem nos dedos.

Dica 2. Separe todos os utensílios antes de começar o penteado

Ainda antes de começar a trançar os fios, é importante ter tudo que você vai precisar usar ao alcance das suas mãos. Sendo assim, numa bancada próxima, deixe separado pelo menos o óleo capilar, a presilha que vai ser usada ao fim da trança embutida, o spray de cabelo para finalizar e alguns grampinhos em caso de necessidade.

Dica 3. Posicione dois espelhos perto de você para ter mais visibilidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Golden Locks (@goldenlocksbeauty) em

Uma das dificuldades na hora de fazer a trança embutida sozinha é acompanhar como está a aparência do penteado na parte de trás da cabeça, né? Para resolver esse problema, o segredo é posicionar um espelho na frente e outro atrás de você. Dessa forma dá para aumentar seu campo de visão e você tem menos chance de errar.

Dica 4. Coloque um tutorial de passo a passo em vídeo para te guiar 

Pode ser mais fácil criar a trança embutida enquanto vê alguém fazendo o mesmo passo a passo, por isso, uma boa dica é abrir um tutorial de penteado em foto ou vídeo no celular enquanto você trança seus cabelos. Caso você fique na dúvida sobre o próximo passo, a resposta já vai estar ali disponível. Mais fácil, né?

Dica 5. Use o óleo de cabelo para evitar o frizz enquanto trança as mechas

O frizz é um dos piores inimigos da trança embutida - mas a boa notícia é que é fácil contornar esse probleminha com o óleo capilar. O truque é aplicar uma gotinha do produto no dorso das mãos e, antes de trançar o cabelo, pegar um pouco desse óleo com a pontinha dos dedos para transferir até a mecha. Repita isso a cada vez que for trançar os cabelos e o resultado será mais brilho e menos aspecto arrepiado!

Dica 6. Atenção à espessura das mechas enquanto faz o efeito embutido

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Golden Locks (@goldenlocksbeauty) em

Outro segredinho em reação ao acabamento da trança embutida está na espessura das mechas: para que a trança não fique torta, acrescente sempre a mesma quantidade de cabelo todas as vezes que for adicionar fios ao penteado. Vale lembrar que: mechas mais finas deixam a trança mais detalhada, enquanto seções mais grossas garantem um ar mais messy e simples.

Dica 7. Dê mais firmeza ao trançar os fios para não escapar nenhuma mecha

Ao fazer a trança, é importante manter o cabelo firme contra a cabeça, mas não apertado demais. Isso faz toda diferença para que o penteado dure por bastante tempo, e é fundamental para quem procura um acabamento mais polido e certinho no visual. 

Dica 8. Experimente se curvar para frente para diminuir o cansaço nos braços

Enquanto você faz a trança embutida, é normal sentir um pouquinho de dormência ou cansaço nos braços - afinal, eles ficam em posições pouco confortáveis enquanto você trança a parte de trás dos fios, certo? Para amenizar o problema, vale a pena se curvar para frente e diminuir a tensão no cotovelo e antebraço. Funciona, viu?

Dica 9. Solte um pouco a trança depois de terminar o penteado

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BRAIDS | UPDOS | INSPIRATION (@beyondtheponytail) em

Para dar um acabamento mais messy e descontraído, vale a pena dar "puxões" de leve nos gominhos da trança, especialmente nas laterais. Isso vai ajudar a finalizar a trança embutida com um ar leve e romântico, na medida certa para qualquer ocasião.

Dica 10. Finalize a trança embutida com o spray fixador nos fios

O último truque, mas não menos importante, tem tudo a ver com a durabilidade da trança embutida: finalizar o penteado com um spray fixador é indispensável para quem precisa do visual finalizado, arrumado e intacto para uma festa ou ocasião especial, dando um pouco mais de estabilidade para o look. Basta aplicar e prontinho!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais