Beleza Extraordinária

Como fazer o cabelo parar de cair? Dicas para tratar a queda capilar

  • Conheça as causas e soluções para a queda capilar (Foto: Instagram @mishti.rahman)
Tela cheia
Previous Next
Conheça as causas e soluções para a queda capilar (Foto: Instagram @mishti.rahman)

Embora seja natural, quando alcança níveis muito altos a queda de cabelo pode se tornar um problema para muitas mulheres. A perda de fios pode ter diversas causas e, para tratar e diminuir a queda, é importante identificar o motivo do problema. Se você está passando por isso, a gente pode te ajudar.

Quer saber como fazer o cabelo parar de cair? Separamos dicas especialmente para as mulheres que sofrem de queda capilar, com causas e tratamentos para o problema e como saber se as madeixas estão caindo em uma quantidade normal. Vem conferir e descobrir o que fazer para diminuir a queda dos fios. 

Como saber se a queda capilar é normal?

Antes de tentar descobrir as causas da queda, é importante saber se ela é normal ou se tornou um problema. Nossos fios se soltam do couro cabeludo diariamente, em um processo natural que promove a renovação capilar. Por isso, se o seu cabelo está caindo um pouco, não precisa se preocupar.

Além disso, se você fica vários dias sem lavar o cabelo, os fios que se soltam podem ficar presos na raiz, se soltando apenas na hora da lavagem. Isso pode causar a impressão de que a queda é maior do que realmente é. Mas, se os fios caem todos os dias em um volume muito alto, é importante descobrir o que está provocando o problema.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Iyda Michael (@iydamichael) em

O que pode fazer o cabelo cair?

O seu cabelo pode cair por vários motivos e o primeiro passo para tratar o problema é investigar a origem dele. O desequilíbrio hormonal é uma causa muito comum para a queda capilar, mas ela também pode ter outras explicações. Se você costuma pentear o cabelo com força ou prender o cabelo muito forte, isso pode arrebentar os fios e fazer com que eles caiam.

Uma alimentação desequilibrada - carente em nutrientes como proteínas, ferro e vitaminas A e C - também pode acentuar a queda do cabelo. E, é claro, o estresse excessivo também pode ser o vilão do seu cabelo, fazendo com que ele caia. Mas isso tem solução! Saiba como fazer o seu cabelo parar de cair.

Aposte em um shampoo antiqueda

Independentemente de qual seja a causa do problema, o shampoo antiqueda ajuda a fortalecer os fios e fazer com que eles caiam menos. Mesmo assim, é importante identificar a origem da queda, para tratar a questão e acabar com o problema.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CHARLY JORDAN (@charlyjordan) em

Evite prender os fios com muita força

Se você é daquelas que vive de rabo de cavalo ou coques muito apertados, esse pode ser o motivo da queda. A dica é usar menos força na hora de fazer os penteados e dar preferência aos elásticos de algodão, para evitar que o cabelo caia na hora de prender.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Se a causa da queda for a falta de nutrientes no seu organismo, a solução é procurar uma nutricionista e montar uma dieta mais equilibrada, rica em nutrientes como proteínas magras, ferro, zinco, vitaminas A e C.

Evite dormir com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado pode deixar o couro cabeludo abafado, fazendo com que ele fique úmido por muito tempo e enfraquecendo a raiz dos fios. Se você costuma lavar as madeixas à noite, espere até elas secarem antes de se deitar.

Consulte o seu dermatologista

Se você perceber que a queda dos fios está maior que o normal, é fundamental procurar o seu dermatologista. Ele vai ser capaz de avaliar a causa do problema e te indicar o melhor tratamento para fazer seu cabelo parar de cair.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais