Como fazer o cabelo crescer? 8 dicas e cuidados para você testar!

Fazer o cabelo crescer rápido é o objetivo de diversas pessoas, porém o couro cabeludo tem o seu tempo de desenvolvimento capilar e muitas vezes não percebemos quando os fios crescem. Em situações normais, o cabelo cresce cerca de 1cm até por mês. Mas essa numeração depende de cada organismo e dos hábitos de cada pessoa.

Algumas medidas e comportamentos podem ser tomadas no cotidiano para ajudar o cabelo a crescer. Pensando nisso, o blog Beleza Extraordinária separou 5 dicas de como fazer o cabelo crescer rápido que podem ajudar no desenvolvimento e crescimento do fio.

Quanto o cabelo cresce por mês?

Em média, o cabelo humano cresce cerca de 1 a 1,5 centímetros por mês. No entanto, esse processo pode variar de pessoa para pessoa devido a fatores genéticos, idade, saúde geral e até mesmo a estação do ano. Compreender a taxa de crescimento capilar é fundamental para quem busca manter madeixas saudáveis e atingir metas específicas de comprimento.

O que é fator encolhimento e como ele age?

O fator encolhimento é um fenômeno comum em cabelos cacheados e crespos. Isso acontece quando os fios se contraem em relação ao seu comprimento real, muitas vezes dando a impressão de que o cabelo não cresce. Esse processo é resultado da estrutura espiral dos fios, que naturalmente se encolhem. Compreender o fator encolhimento é essencial para adotar práticas e produtos que ajudem a definir os cachos e reduzir a quebra, permitindo que o verdadeiro comprimento dos fios seja revelado.

Benefícios do ácido glicólico nos cuidados capilares

Você já considerou incluir o ácido glicólico em sua rotina de cuidados capilares? Este ingrediente, conhecido por seus benefícios na pele, também oferece vantagens notáveis para os cabelos. O ácido glicólico auxilia na remoção de células mortas do couro cabeludo, promovendo um ambiente saudável para o crescimento capilar.

Além disso, ele pode ajudar a equilibrar a produção de óleo, resultando em fios mais saudáveis e um couro cabeludo revitalizado. Para trazer os benefícios desse ativo para sua rotina de cuidados capilares, Elseve apresenta a linha Glycolic Gloss que garante 3X mais gloss, durando até 6 lavagens e isso acontece pois sua fórmula com pH Ácido é rica em Ácido Glicólico, que atua no cabelo combatendo a porosidade e selando as cutículas dos fios.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-o-cabelo-crescer" }
Como fazer o cabelo crescer? 8 dicas e cuidados para você testar!

1- Massagear o couro cabeludo

Fazer massagens regulares no couro cabeludo ajuda a estimular o crescimento capilar. Isso porque movimentos circulares delicados feitos com as pontas dos dedos estimulam a circulação sanguínea e ajudam no crescimento dos fios. As massagens podem ser feitas durante a lavagem ao aplicar o shampoo ou durante a noite antes de dormir.

2- Hidratar os fios

Um cabelo saudável cresce de forma forte e resistente. Além disso, é preciso deixar os fios saudáveis para que o crescimento se desenvolva bem pelo comprimento capilar. Por isso, além da lavagem do cotidiano é preciso hidratar e nutrir os fios para um bom desenvolvimento dos cabelos.

A linha Hidra Hialurônico conta com uma rotina de cuidados que reúne shampoo, condicionador, creme de tratamento e de pentear enriquecido com o ativo ácido hialurônico. Com ele, é possível injetar 4x mais hidratação nos fios fazendo com que eles cresçam macios, hidratados, soltos e sedosos.

3- Nutrir os fios

Para fazer o cabelo crescer rápido, além de manter os fios hidratados é preciso criar uma rotina de nutrição do cabelo, também conhecida como umectação. Alguns óleos, como óleo de coco e de rícino, estimulam o crescimento capilar além de deixar os fios mais fortes e iluminados.

A linha Óleo Extraordinário Elseve conta com shampoo, condicionador, creme de tratamento e de pentear enriquecidos com óleo de coco e óleo de flores que proporcionam a melhor nutrição para os seus fios. Além disso, a linha conta com produtos exclusivos para cabelos cacheados, crespos e em transição capilar que tende a necessitar de mais óleos nos fios.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-o-cabelo-crescer" }
Como fazer o cabelo crescer? 8 dicas e cuidados para você testar!

4- Deixar o cabelo solto e evitar prender com elásticos apertados

Deixar o cabelo sempre preso pode atrapalhar o desenvolvimento dos fios, principalmente quando é feito com o cabelo molhado. Em dias de calor é normal deixar o cabelo preso, nestes dias opte por deixar o elástico mais frouxo e nunca apertar muito forte, porque isso pode fazer com que o cabelo fique fraco e quebre.

Outra coisa que deve ter atenção é o uso de chapéus e bonés, que deve ser feito de forma moderada para não gerar oleosidade no couro cabeludo e causar fungos ou lesões que atrapalham o crescimento.

5- Ter uma alimentação balanceada

Além de cuidar dos fios, para fazer o cabelo crescer rápido é preciso cuidar de todo organismo. Por isso, uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas e hábitos saudáveis ajudam com que todas as funções e hormônios estejam funcionando da maneira correta.

Com todo corpo funcionando da melhor maneira, o cabelo consegue crescer em um ritmo bom e de maneira saudável. Por isso, se atente aos hábitos saudáveis para fazer com que o seu cabelo cresça de forma rápida e saudável.

6- Utilizar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo

É muito importante optar por usar produtos que sejam indicados para seu tipo de cabelo, desta forma eles irão agir de acordo com a necessidade do seu fio, sem causar efeitos indesejados, como oleosidade excessiva ou comprimento pesados por conta da textura do produto.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-o-cabelo-crescer" }
Como fazer o cabelo crescer? 8 dicas e cuidados para você testar!

7- Evitar o uso excessivo de fontes de calor

As fontes de calor, quando usadas em excesso e sem a devida proteção térmica, podem contribuir para o enfraquecimento da fibra capilar e impactar no crescimento saudável do seu cabelo. Isso ocorre, pois o calor dilata a cutícula do cabelo, deixando a fibra exposta e suscetível a perda de nutrientes, além de não conseguir absorver qualquer tipo de hidratação ou nutrição, pois está aberta.Use sempre um protetor térmico para ajudar a manter o cabelo saudável e sem prejudicar a estrutura do seu cabelo.

8- Ter um cronograma capilar

Um bom cronograma capilar contribui muito para que o seu cabelo possa crescer mais rápido, já que ele atende a todas as necessidades de cuidados com os fios: nutrição, hidratação e reconstrução. Cada uma dessas etapas repõem algo faltante no seu cabelo, como os lipídios, massa, água e nutrientes. Desta forma o seu cabelo crescer saudável pois mantém todos os nutrientes nos fios.

O que prejudica o crescimento capilar?

Diversos fatores podem afetar negativamente o crescimento capilar. Desde práticas inadequadas de cuidados, como o uso excessivo de ferramentas de calor, até questões de saúde, como deficiências nutricionais, estresse e condições do couro cabeludo. É importante identificar a causa do não crescimento do fio, com o auxílio de profissional tricologista ou dermatologista, que certamente passará um tratamento adequado e personalizado para a sua necessidade , sendo assim cuidando do crescimento saudável do cabelo.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-o-cabelo-crescer" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-seco", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-seco", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-seco/cabelo-seco.jpg?rev=ae0fcbfcd5654474877698da0e274ea8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-11-10T17:22:02+00:00", "dateModified": "2023-11-10T17:49:35+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-poroso", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/cabelo-poroso/cabelo-poroso.jpg?rev=cd0e49066347435ea2b93786dfddebec", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-27T17:08:12+00:00", "dateModified": "2024-03-27T17:11:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-ressecado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-ressecado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-ressecado/cabelo-ressecado.jpg?rev=9e1e21bd2e8940829c23af4b761fc5c3", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T18:12:39+00:00", "dateModified": "2024-01-09T18:13:20+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-danificado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-danificado/cabelo-danificado-.jpg?rev=7286a6479fe94e65a747f1e40785fbd9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-11-07T18:02:35+00:00", "dateModified": "2023-11-07T19:09:19+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-acidificacao-no-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-fazer-acidificacao-no-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/como-fazer-acidificacao-no-cabelo/como-fazer-acidificacao-no-cabelo.jpg?rev=ba320769b35a491ca83dd210e85cfde2", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T18:41:30+00:00", "dateModified": "2024-01-15T18:52:09+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 6, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/banho-de-brilho-no-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"banho-de-brilho-no-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/banho-de-brilho-no-cabelo/banho-de-brilho-no-cabelo.jpg?rev=4503248361a94887b882cf7101e8e3d9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T18:59:52+00:00", "dateModified": "2024-01-15T19:11:58+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 7, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-cacheado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-cacheado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/como-deixar-o-cabelo-cacheado/como-deixar-o-cabelo-cacheado.jpg?rev=d529d0b869f24aad8741c023c5045ba6", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T18:06:40+00:00", "dateModified": "2023-10-06T18:08:02+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 8, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-crespo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-crespo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-crespo/cabelo-crespo.jpg?rev=c425e9eea1694291bdf7e6b4fc0fb9f8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T17:21:44+00:00", "dateModified": "2023-10-06T17:48:39+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 9, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-ondulado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-ondulado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/cabelos-2022/cabelo-ondulado/cabelo-ondulado-como-cuidar.jpg?rev=9c2829b1ffe74d54a0f88408cad090f7", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T16:31:40+00:00", "dateModified": "2023-10-06T16:33:11+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 10, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-liso", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-liso", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-liso/cabelo-liso.jpg?rev=607c6dadfdb74adda7703a1c17479c8e", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-05T16:58:07+00:00", "dateModified": "2023-10-06T16:28:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-o-cabelo-crescer", "name": "como-fazer-o-cabelo-crescer" } } ] }