Beleza Extraordinária

Como fazer limpeza de pele depois dos 50: descubra os cuidados com a pele do rosto madura

  • Pele madura: aprenda um passo a passo de como fazer a limpeza de pele em casa! (Foto: Shutterstock)
  • Para a limpeza de pele madura, ou seja, aos 50 anos, a dica é usar produtos leves e que não contenham álcool, como a água micelar (Foto: Shutterstock)
  • O creme hidratante na limpeza de pele madura pode ser ant-idade, que tem alto poder de hidratação e ativos rejuvenescedores (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Pele madura: aprenda um passo a passo de como fazer a limpeza de pele em casa! (Foto: Shutterstock)
  • Pele madura: aprenda um passo a passo de como fazer a limpeza de pele em casa! (Foto: Shutterstock)
  • Para a limpeza de pele madura, ou seja, aos 50 anos, a dica é usar produtos leves e que não contenham álcool, como a água micelar (Foto: Shutterstock)
  • O creme hidratante na limpeza de pele madura pode ser ant-idade, que tem alto poder de hidratação e ativos rejuvenescedores (Foto: Shutterstock)

A limpeza de pele é uma das técnicas mais amadas pelas mulheres: ela clareia o rosto, suaviza as manchas, promove a renovação celular, além de dar aquele toque suave e renovado à derme. Para quem já chegou aos 50 anos, saiba que a técnica também pode - e deve - ser feita na pele madura: é nessa idade que o rosto fica mais ressecado e sensível por conta da perda de água e de colágeno, substância que garante firmeza e resistência. Além disso, também é nessa idade que as manchas ficam mais evidentes devido à exposição solar. Confira um passo a passo de como fazer a limpeza para deixar a pele madura mais saudável.

Passo 1: Comece limpando a pele com produto leve

O primeiro passo da limpeza profunda da pele é, literalmente, higienizar o rosto para retirar maquiagem ou produtos de beleza que tenham sido aplicados antes. Mas a dica, aqui, é usar um produto leve e neutro, sem álcool, para não agredir a pele naturalmente mais sensível. Uma dica é usar a água micelar, solução que retira todas as impurezas e também purifica o rosto, reequilibrando o pH da pele, sem correr o risco de ressecar ainda mais o rosto.

Como fazer: Pegue um pedaço de algodão e umedeça-o com água micelar. Aplique em todo o rosto, limpando bem a pele, sem esquecer do pescoço e dos cantinhos do nariz.

Passo 2: Vaporize o rosto

Com o rosto limpo, agora é a hora de fazer uma vaporização para deixar os poros abertos e fazer com que as impurezas ou oleosidade saiam mais facilmente. Para fazer, não tem mistério: Encha uma bacia com água quente, numa temperatura que não agrida a sua pele, e aproxime o rosto sobre o vapor durante cerca de 10 minutos. O vapor vai dilatar os poros e, assim, facilitar a absorção dos produtos que vêm a seguir. O ideal é colocar uma toalha por cima da cabeça para que o vapor não escape.

Passo 3: Máscara hidratante com poder calmante ou iluminadora

Enquanto as donas de pele oleosa ou mista usam o esfoliante ou uma máscara matificante para amenizar a oleosidade e as acnes nesta etapa, as donas de pele madura podem apostar nas máscaras de argila com poder calmante e iluminador, por exemplo. Elas devem agir no rosto pelo tempo indicado na embalagem e depois serem retiradas com água fria. 

Máscaras calmantes: elas podem conter algas vermelhas, que são calmantes e suavizam o aspecto ressecado e marcado da pele do rosto.  

Máscaras iluminadoras: geralmente, esse tipo de máscara tem carvão mineral, que tem uma ótima capacidade de absorção, com alto poder purificante e detox. O componente é super vantajoso para a pele urbana, que está sempre sujeita à estresse e poluição. O material também consegue suavizar pequenas manchinhas e dar um aspecto reluzente ao rosto. 

Passo 4: Creme hidratante anti-idade com massagem facial

Depois de remover a máscara facial, é hora de hidratar a pele. Aos 50 anos, a pele perde muita água e é por isso que os cremes precisam ter alto poder de hidratação. Uma dica é preferir os cremes anti-idade, que têm alto poder de hidratação e amenizam os sinais da idade, como flacidez, rugas, linhas de expressão e manchinhas. Para isso, esses cremes devem conter ativos como Retinol, Pro-Xylane, Niacinamida e LHA. Aqui, você pode conferir exatamente a ação de cada um desses agentes.

Como usar: Aplique o creme anti-idade em todo o rosto, com cuidado na área dos olhos. A dica é aplicar fazendo uma massagem facial com as pontinhas dos dedos, para estimular a circulação e facilitar a absorção do creme. 

Passo 5: Finalize com protetor solar

Se você fizer a limpeza de pele durante o dia, o protetor solar não pode faltar nos cuidados com a pele madura, porque a derme pode ficar sensível e sujeita à manchas de fotoenvelhecimento. A dica é aplicar cerca de 15 minutos após o creme anti-idade e em toda a área do rosto, inclusive no pescoço e perto dos olhos. Vale apostar nos filtros que tenham textura cremosa ou em gel-creme, para ajudar na hidratação ao mesmo tempo em que protege a pele madura. 

Redação: Beatriz Doblas

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha