Beleza Extraordinária

Como fazer chapinha sem deixar a ponta do cabelo reta? Confira o GIF e aprenda!

  • Como fugir do aspecto reto e chapado depois da chapinha? Veja o gif e saiba o truque! (Foto: Renata Abreu)
  • Para ondular a ponta do cabelo com a chapinha e evitar o efeito espigado, a dica é torcer a prancha ao final da mecha (Foto: Renata Abreu)
Tela cheia
Previous Next
Como fugir do aspecto reto e chapado depois da chapinha? Veja o gif e saiba o truque! (Foto: Renata Abreu)
  • Como fugir do aspecto reto e chapado depois da chapinha? Veja o gif e saiba o truque! (Foto: Renata Abreu)
  • Para ondular a ponta do cabelo com a chapinha e evitar o efeito espigado, a dica é torcer a prancha ao final da mecha (Foto: Renata Abreu)

Fazer chapinha no cabelo sozinha e ainda garantir que as pontas fiquem naturais e cheias de movimento pode parecer um desafio para algumas mulheres! Geralmente, a principal reclamação é o efeito reto do cabelo, com as pontas espigadas e totalmente chapadas. Além de não deixar o look natural, esse resultado denuncia possíveis pontas duplas, tanto nos cabelos soltos quanto na hora de fazer penteados. Para fugir desse efeito, o segredo é ondular levemente as pontinhas com a própria prancha. Confira o gif para aprender melhor e veja dicas abaixo! 

Truque é torcer levemente a prancha ao final da mecha

  

Se o grande segredo do cabelo liso natural são as pontas com movimento, elas precisam estar "viradas" para dentro ou para fora do cabelo. Para conseguir esse efeito com a chapinha, o truque é simples: basta torcer levemente a prancha para dentro, no fim da mecha, ao invés de passar a chapinha reta até as pontinhas. O movimento precisa ser bem sutil e ágil, para não marcar o cabelo. Para quem não tem muita habilidade com ferramentas de cabelo, tente apenas dar uma torcida nas mãos quando chegar ao finalzinho da mecha de cabelo. 

Alternar os movimentos da prancha garante um look despojado ao cabelo liso

Outro truque para modelar as pontas quando for fazer chapinha é alternar as direções na hora de torcer a ferramenta. A ideia é torcer todas as pontas para dentro, mas experimente virar a mão para lados opostos entre uma mecha e outra. Enquanto as pontas viradas para uma direção só vão garantir um visual clássico e mais harmônico, as pontinhas em direções diferentes deixa o cabelo com um efeito mais despojado. 

Usar um protetor térmico antes da prancha é cuidado essencial para pontas

Aplicar um produto com proteção térmica antes de qualquer ferramenta de calor - seja chapinha, babyliss ou secador - também ajuda a melhorar o aspecto das pontas. É que as altas temperaturas podem ressecar o fio e deixar o cabelo sem brilho, com frizz e bastante quebrado, principalmente na parte das pontas, que é mais sensível. Por isso, para ajudar a dar aquele visual natural as pontas, aplique um leave-in ou óleo com proteção térmica antes mesmo de ligar a prancha. Vale aplicar do comprimento para baixo, enluvando o cabelo mecha a mecha. 

3 truques para fazer depois da chapinha:

1. Para ajudar no efeito ondulado nas pontas, divida o cabelo ao meio e enrole as pontinhas de cada parte com o dedo indicador;

2. Depois de passar a chapinha, dê um jato de ar frio com o secador para baixar o frizz;

3. Aposte em um leave-in ou num óleo de textura bem fluida para selar as pontas. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais