Beleza Extraordinária

Como fazer a progressiva durar mais no verão

  • Escolher os produtos certos para lavar e hidratar os cabelos faz toda a diferença na hora de conservar o efeito da progressiva
Tela cheia
Previous Next
Escolher os produtos certos para lavar e hidratar os cabelos faz toda a diferença na hora de conservar o efeito da progressiva

De acordo com os cabelos vistos nas últimas semanas de moda internacionais, o liso será uma tendência mundial para o verão. Uma das formas preferidas da brasileira para esticar as madeixas está na escova progressiva, procedimento químico que é feito para durar até dois meses, mas pode ter o prazo de validade encurtado com as agressões do verão, que incluem o cloro da piscina, a água salgada e muitas lavagens por semana. Existem alguns truques para manter o efeito por mais tempo mesmo com todos estes fatores - siga a lista e permaneça com os fios intactos durante a estação.

Os cuidados começam na hora do banho

A primeira ação que precisa ser evitada por quem usa progressiva é o excesso de lavagens semanais, reduzindo o número para no máximo três vezes em sete dias. Isto acontece porque a química utilizada neste tipo de processo não penetra no fio e, como permanece apenas na superfície, sai facilmente. Outro cuidado central na manutenção da escova é a escolha do shampoo: os maiores vilões são os antirresíduos, que aceleram a retirada do produto já que limpam profundamente.

O ideal é apostar em shampoos com pH entre 4,5 e 5,5, que são ácidos e deixam as cutículas do fio fechadas - um exemplo são as linhas de reparação profunda. Outra linha que é amiga das progressivas é a que é feita para cabelos coloridos, já que foi criada com a intenção de preservar a química sobre o fio.

Saiba como aliar a progressiva a outros processos químicos

Por falar em coloração, não é preciso alguns cuidados extras para quem pretende alisar e colorir as madeixas ao mesmo tempo. As químicas dos procedimentos podem não ser compatíveis, por isso é importante avaliar quais substâncias serão usadas no fio, para que a saúde capilar não fique prejuducada. Os cabelos submetidos a tratamentos com tioglicolato de amônio podem ser tingidos no mesmo dia, mas o ideal é buscar produtos semi-permanentes, ou seja, os tonalizantes sem amônia. Já para as as tintas que contenham oxigênio e amônia, fatores que enfraquecem a química das progressivas, o ideal é que as colorações sejam feitas por volta de uma semana antes da escova.

Outro procedimento que pode e deve ser feito na semana seguinte à progressiva é a cauterização. O tratamento preenche a fibra capilar com queratina alinhando o fio e ajudando a manter o aspecto liso por mais tempo.

Reverta os danos da praia e piscina

O sol forte, o cloro da piscina e o sal do mar afetam qualquer tipo de cabelo e quem usa progressiva nas madeixas precisa de muita proteção para manter o fio liso. O problema da ida frequente à praia e à piscina está na volta - como é sempre necessário lavar a cabeça para retirar sal e cloro, a escova vai se enfraquecendo com o tempo.

Para proteger minimamente os cabelos, passe leave-in com protetor solar antes de sair de casa e ao voltar capriche na hidratação. Escolha máscaras específicas para fio liso, que darão peso às madeixas e ajudaram a conservar a textura.

Conte com a ajuda do secador

Secador e progressiva combinam perfeitamente. Como a química da escova é termoativada, o calor do aparelho ajuda a fortalecer o liso quando ele estiver se desfazendo. Capriche no protetor térmico antes de começar e prefira secadores iônicos.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!