Beleza Extraordinária

Como fazer a escova progressiva durar mais? Confira 4 dicas para manter o efeito liso nos cabelos por mais tempo!

  • Saiba o que fazer para o efeito da escova progressiva durar mais tempo nos cabelos (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Reduzir a frequência de lavagem é um dos principais cuidados para a escova progressiva durar mais tempo (Foto: Instagram @jadeywadey180)
  • A rotina de cuidados também influencia na duração da progressiva. Por isso, invista em um cronograma capilar (Foto: Instagram @makeupshayla)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para o efeito da escova progressiva durar mais tempo nos cabelos (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Saiba o que fazer para o efeito da escova progressiva durar mais tempo nos cabelos (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Reduzir a frequência de lavagem é um dos principais cuidados para a escova progressiva durar mais tempo (Foto: Instagram @jadeywadey180)
  • A rotina de cuidados também influencia na duração da progressiva. Por isso, invista em um cronograma capilar (Foto: Instagram @makeupshayla)

Apostar na escova progressiva é a alternativa de muitas mulheres que querem alterar a textura do cabelo e reduzir o volume. No entanto, apesar de entregar um liso impecável no primeiro mês, ela requer cuidados específicos para que seu efeito dure nos fios até o próximo retoque - que, no geral, costuma ser feito de três em três meses. Mas você sabe quais são esses truques para manter as madeixas saudáveis e garantir a duração da química? Confira a matéria para descobrir! 

1- Invista no cronograma capilar 

Muita gente comete o erro de não se preocupar com uma rotina de tratamentos ao apostar na progressiva - e essa falta de cuidado está entre os motivos que fazem o efeito da química durar menos! Por isso, para garantir fios saudáveis e perfeitamente lisos até o próximo retoque, a dica é iniciar o cronograma capilar para organizar hidratação, nutrição e reconstrução durante o período de um mês. 

A hidratação é indispensável para garantir brilho, maciez e movimento, enquanto a nutrição é a responsável por devolver a oleosidade natural do cabelo e selar as cutículas - o que aumenta a duração da progressiva e retém os nutrientes na fibra capilar. A reconstrução, por sua vez, recupera e devolve toda a massa que os fios perderam durante o procedimento químico. 

2- Diminua a frequência de lavagem do cabelo e invista no pré-poo

Como a progressiva cria uma espécie de película ao redor dos fios, outro cuidado importante é não exagerar na quantidade de lavagens para que ela não saia com mais facilidade. Por isso, mesmo que seu cabelo seja muito oleoso, corte o hábito de lavá-lo diariamente e passe a fazer esse procedimento por, no máximo, três vezes na semana. 

Além disso, para proteger as madeixas dos componentes limpantes do shampoo, um bom truque é fazer pré-poo antes da lavagem - técnica que consiste em aplicar óleo, creme de pentear ou máscara no comprimento para formar uma espécie de filme protetor na região. 

3- Prefira shampoos com fórmula mais leve

Mesmo com a diminuição das lavagens semanais e com a ajuda do pré-poo, a escolha do shampoo também faz toda a diferença na duração da progressiva. Os que contam com ação antirresíduos, por exemplo, não são os mais indicados - já que, por abrirem as cutículas e promoverem uma limpeza mais profunda, podem eliminar o efeito da química se forem usados frequentemente. 

Por isso, deixe para usar esse tipo de produto - como o pré-shampoo, por exemplo - apenas quando os fios estiverem sobrecarregados com resíduos ou antes de tratamentos mais profundos. No dia a dia, aposte nas versões com fórmulas mais suaves ou nas específicas para cabelos quimicamente tratados. 

4- Use secador para ativar a ação da progressiva 

Uma das vantagens da progressiva é deixar o cabelo liso sem que seja preciso recorrer o tempo todo ao secador e à chapinha. Mas você sabia que as fontes de calor também podem ser aliadas na sua duração?

O que acontece é o seguinte: como a progressiva é um tratamento termoativado, o contato com o calor reativa sua ação nos fios - e, com isso, sua duração aumenta bastante. Sendo assim, procure reservar alguns dias para finalizar os fios com secador, sem esquecer de aplicar um finalizador com protetor térmico antes para não prejudicar as madeixas com o jato quente. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais