Beleza Extraordinária

Como fazer a escova durar mais no cabelo oleoso? 7 passos para prolongar o efeito liso e limpo nos cabelos

  • Quer prolongar o efeito da escova no cabelo? Confira 7 passos! (Foto: Instagram @anuthida)
  • Uma dica para acabar com o aspecto oleoso do cabelo escovado é usar um spray fixador para texturizar e dar volume à raiz, além de criar penteados como rabo de cavalo alto, que disfarçam a oleosidade (Foto: Instagram @_hairbygabrielle)
  • As tranças folgadas e messy também são uma opção na hora que os fios escovados ficarem oleosos (Foto: Instagram @braidinglife)
Tela cheia
Previous Next
Quer prolongar o efeito da escova no cabelo? Confira 7 passos! (Foto: Instagram @anuthida)
  • Quer prolongar o efeito da escova no cabelo? Confira 7 passos! (Foto: Instagram @anuthida)
  • Uma dica para acabar com o aspecto oleoso do cabelo escovado é usar um spray fixador para texturizar e dar volume à raiz, além de criar penteados como rabo de cavalo alto, que disfarçam a oleosidade (Foto: Instagram @_hairbygabrielle)
  • As tranças folgadas e messy também são uma opção na hora que os fios escovados ficarem oleosos (Foto: Instagram @braidinglife)

Quem aposta no secador ou na chapinha para escovar o cabelo sabe que os fios lisos podem ganhar um pouco de oleosidade após uns 2 dias, certo? Mas e quando é preciso que o efeito alisado dure mais tempo? É possível fugir do aspecto "sujo" e dos fios sem movimento? A boa notícia é que dá, sim, para fazer os fios lisos durarem mais tempo, e para isso, as dicas começam desde a hora da lavagem! Se você vai passar um fim de semana fora ou simplesmente não tem tempo de retocar os cabelos durante a semana, siga as dicas abaixo! 

Passo 1: Lave os cabelos com água fria

Para fugir da oleosidade, as dicas começam ainda na hora da lavagem dos cabelos: evite a água quente! A alta temperatura aumenta a produção de sebo no couro cabeludo, fazendo com que a raiz fique oleosa mais rápido. A dica é lavar o cabelo com água morna e, no final, dar um jato de água fria nas madeixas. Ainda nesse momento, vale usar um shampoo para cabelos mistos, que limpam melhor a raiz ao mesmo tempo em que hidrata as pontas e previne o ressecamento. Eles têm ação purificante e costumam durar até 48 horas. 

Passo 2: Use um protetor térmico antes do secador

Na hora de secar os cabelos com o secador, a dica é usar um leave-in com proteção térmica para evitar os danos do calor. O produto vai agir como se fosse uma blindagem ao redor dos fios, fazendo com que o calor não resseque e nem cause frizz, além de prevenir o aspecto oleoso. 

Passo 3: Aplique um jato de secador frio nos cabelos lisos

Cabelo liso, é hora de finalizar com um leave-in somente nas pontas para selar os fios e protegê-los da umidade. Nessa hora, também é válido aplicar um jato frio do secador, para amenizar o calor da chapinha e prevenir a produção excessiva de sebo no couro cabeludo ao longo dos dias. 

Passo 4: Evite passar as mãos no cabelo toda hora

Depois da preparação, as dicas agora, têm a ver com os hábitos. Para fazer a escova durar mais tempo, uma dica é evitar passar a mão nos cabelos, já que a oleosidade da pele pode transferir para os fios, principalmente na parte da frente e na área perto das orelhas. Se quiser modelar o cabelo, faça sempre com um pente ou escova.  

Passo 5: Proteja o cabelo na hora do banho

Um hábito que pode acabar com o efeito da escova mais rápido é não proteger os cabelos na hora do banho. A dica é usar uma touca de plástico ou algum material que isole os fios, para que a umidade do chuveiro não chegue até as madeixas. A mesma coisa acontece se chover: se for para lugares úmidos, tenha sempre com um guarda-chuva em mãos. 

Passo 5: Faça penteados despojados

Se a raiz já está começando a ficar oleosa, a dica é começar a criar penteados para disfarcá-la, mas nada daqueles looks polidos ou certinhos demais. Para esconder o aspecto oleoso, a dica é apostar nos penteados "podrinhos", aqueles como coque alto e tranças messy. A ideia é fazer os looks de modo despretensioso, com a raiz volumosa e algumas mechas soltas. Por isso, se for viajar, leve sempre elásticos, presilhas e grampos extras na bolsa. 

Passo 6: Use um spray fixador para 'levantar' a raiz

Quando sentir que o cabelo está ficando ainda mais oleoso, texturizar e "levantar" pode ser uma ótima dica para disfarçar a oleosidade. O spray é capaz de "sugar" a oleosidade e modelar o cabelo, garantindo um volume extra aos fios com aspecto pesado.

Como aplicar: Você pode fazer de diferentes formas. Uma delas é jogar todo o cabelo para baixo e aplicar o spray de baixo para cima, sacudindo levemente a raiz. Outra forma é fazer um coque torcido no topo da cabeça, aplicar o spray, deixar agir por alguns minutos e depois soltar o penteado. Pronto! Os fios vão ganhar mais movimento e textura. 

Passo 7: Enrolar as pontas do cabelo para dar mais movimento

Uma última dica que pode ajudar a disfarçar o aspecto "sujo" e sem movimento dos cabelos escovados no terceiro ou quarto dia é enrolar as pontas do cabelo para que os fios não fiquem tão chapados. O look pode ser feito com um babyliss ou com tranças feitas antes de dormir. No dia seguinte, basta soltá-las e os cabelos estarão com ondas despojadas. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!