Beleza Extraordinária

Como evitar pontas duplas e ressecadas? Descubra os tratamentos que vão ajudar a proteger os fios!

  • Veja os tratamentos que vão te ajudar a ficar livre das pontas duplas e ressecadas! (Foto: Instagram @kirathelight)
  • Umectação e reconstrução são os tratamentos mais importantes para manter as pontas do cabelo livres de danos (Foto: Instagram @rayne_i)
  • Usar um leave-in de tratamento também é importante para selar as pontas do cabelo (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Veja os tratamentos que vão te ajudar a ficar livre das pontas duplas e ressecadas! (Foto: Instagram @kirathelight)
  • Veja os tratamentos que vão te ajudar a ficar livre das pontas duplas e ressecadas! (Foto: Instagram @kirathelight)
  • Umectação e reconstrução são os tratamentos mais importantes para manter as pontas do cabelo livres de danos (Foto: Instagram @rayne_i)
  • Usar um leave-in de tratamento também é importante para selar as pontas do cabelo (Foto: Instagram @brittsully)

Quando o cabelo não está devidamente tratado, pontas duplas e ressecadas logo aparecem para sinalizar que ele está precisando de certos nutrientes. Por isso, para evitar esse aspecto no comprimento, é muito importante seguir uma rotina de cuidados intensa para que não ocorra quebra na fibra capilar e a umidade natural dos fios também não seja prejudicada. 

Quer saber em que tratamentos apostar para não ter que lidar com ressecamento e pontas duplas? Confira as dicas! 

Umectação com óleo de coco ajuda a selar as pontas para evitar ressecamento e quebra

A umectação capilar é o cuidado que não pode faltar na rotina de quem quer ficar livre do ressecamento e das pontas duplas - que são causadas, justamente, pela quebra que ocorre quando o fio está seco e sem os nutrientes que precisa. 

Para fazer essa técnica, o segredo é aplicar óleo capilar por todo o cabelo - da raiz às pontas, incluindo o couro cabeludo - e deixar o produto agir por, no mínimo, duas horas antes de retirar tudo com a ajuda do método UCPE (umectar, condicionar, pausar e esperar - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui). 

O óleo de coco, produto queridinho do momento, pode ser o aliado perfeito da umectação por conseguir selar e hidratar os fios ao mesmo tempo, além de também ajudar a reduzir o frizz e dar mais movimento. Indicado para todos os tipos de textura, também pode aparecer nos demais produtos de cabelo - shampoo, condicionador e creme de pentear - para um tratamento mais completo das pontinhas. 

Frequência: Se o cabelo já estiver muito ressecado, invista na umectação semanal; agora, se ele tende a ser mais oleoso e você quer apenas prevenir as pontas duplas e secas, faça o tratamento de 15 em 15 dias. 

Reconstrução fortalece os fios e protege a fibra capilar 

Outro tratamento que faz a diferença na rotina de cuidados de quem quer evitar as pontas duplas e o ressecamento é a reconstrução. E engana-se quem pensa que apenas quem faz química de alisamento ou coloração deve investir nesse cuidado: mesmo com os fios completamente ao natural, é importante usar cremes reconstrutores para repor as proteínas que a fibra capilar acaba perdendo por conta de fatores externos do dia a dia - como poluição, vento, sol e excesso de chapinha/secador. 

Na hora de escolher a máscara ideal para reconstruir os fios, aposte nas que são ricas em ceramidas ou queratina. Apesar das duas substâncias já fazerem parte da composição do cabelo, precisam ser repostas para que a fibra capilar recupere sua massa e fique blindada contra os danos que podem causar ressecamento e quebra. 

Frequência: Para que o cabelo não acabe muito pesado e nem sofra com o efeito rebote, a reconstrução deve ser feita de 15 em 15 dias. O tratamento semanal só é indicado para quem está com a elasticidade dos fios comprometida!

Hidratações frequentes e leave-in de tratamento também ajudam a proteger as pontas do cabelo 

Investir em hidratações constantes também é indispensável para manter as pontas do cabelo bonitas e saudáveis. Além de preparar a fibra capilar para receber os demais tratamentos, essa etapa ainda tem a função de repor a água que os fios acabam perdendo no dia a dia. 

Frequência: Bem rapidinha no próprio banho ou com um passo a passo mais detalhado, o ideal é investir no tratamento ao menos umas duas vezes na semana.

Já para manter as madeixas protegidas depois da lavagem, a dica é apostar em um leave-in que modele e trate os fios ao mesmo tempo. As versões que contam com ceramidas e queratina na fórmula, por exemplo, são as mais indicadas por criarem uma película protetora que impede o ressecamento e a quebra que causa as pontas duplas. 

Frequência: O produto pode ser usado todos os dias - depois da lavagem ou nos fios já secos. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais