Beleza Extraordinária

Como evitar mancha de tinta de cabelo na pele: 5 dicas para evitar o problema na hora de pintar os fios em casa

  • Descubra o que fazer para evitar manchas de coloração na pele (Foto: Instagram @nyane)
  • Proteger a área da testa próximo ao cabelo é o principal cuidado para evitar manchas de coloração na pele (Foto: Instagram @loren_elisabeth)
  • Também é importante usar uma toalha velha nos ombros para não acabar manchada se a coloração escorrer (Foto: Instagram @beautybylee)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que fazer para evitar manchas de coloração na pele (Foto: Instagram @nyane)
  • Descubra o que fazer para evitar manchas de coloração na pele (Foto: Instagram @nyane)
  • Proteger a área da testa próximo ao cabelo é o principal cuidado para evitar manchas de coloração na pele (Foto: Instagram @loren_elisabeth)
  • Também é importante usar uma toalha velha nos ombros para não acabar manchada se a coloração escorrer (Foto: Instagram @beautybylee)

Seja para economizar tempo ou dinheiro, a prática de pintar o cabelo em casa está sendo cada vez mais adotada! No entanto, além dos cuidados específicos com a coloração em si, também é importante tomar certas precauções para que a pele do rosto, pescoço, ombros e mãos não acabe manchada no final do procedimento. Pensando em mudar o visual e não tem ideia do que fazer para evitar esse problema? Confira a lista com 5 dicas!

1 - Não lave o cabelo no dia da coloração 

Além de diminuir as chances de ressecamento e irritação do couro cabeludo, a prática de não lavar os fios antes da coloração também pode ajudar a evitar manchas na pele. O que acontece é o seguinte: por conta da oleosidade produzida no couro cabeludo, a área da testa que fica próxima ao cabelo acaba protegida da tinta, porque o óleo repele um de seus principais componentes: a água.

Por causa disso, o ideal é lavar o cabelo até 24h antes do procedimento químico - mas tomando o cuidado de não exagerar na quantidade de dias sem a lavagem, já que os fios sujos demais podem alterar a pigmentação da cor escolhida. 

2 - Proteja a testa com uma pomada de silicone

Como a oleosidade do couro cabeludo não é suficiente, um bom truque para ficar longe das manchas é aplicar uma pomada de silicone ao redor de todo o rosto, na testa, nas orelhas e na nuca.  

Dessa forma, além de criar uma barreira extra que impede o contato direto com a pele, você remove toda coloração que encostou nessas áreas limpando o silicone no final do procedimento. Mas, atenção: tenha o cuidado de não encostar o produto no cabelo para não comprometer o efeito da tinta nos fios. Um hidratante comum ou até uma camada de vaselina também podem ajudar no caso de não ter a pomada à mão.

3 - Quer proteção extra? Acrescente algodão!

Como não dá para passar silicone em todo o rosto, ainda existe o risco de manchas se a coloração acabar escorrendo dos fios. Mas, para garantir uma proteção extra, basta contar com a ajuda do algodão para criar uma barreira e impedir que esse pequeno acidente aconteça. 

É bem simples: depois de aplicar a pomada de silicone, pegue um chumaço de algodão e coloque-o nos pontos que podem ser manchados pela coloração. Por causa da textura da pomada que está por baixo, ele grudará no rosto; mas, se isso não acontecer, vá acrescentando mais silicone até que funcione. 

4 - Não se esqueça das luvas

Por estarem em contato direto com a coloração, a mão é a parte do corpo que mais precisa de proteção para não acabar toda manchada no final do procedimento. Sendo assim, já dá para imaginar qual o cuidado básico mais indispensável, certo? Não esquecer de espalhar o produto nos fios usando luvas de plástico ou borracha!

5 - Use uma toalha nos ombros

Além das mãos e dos pontos do rosto próximos ao cabelo, a coloração também pode acabar caindo no pescoço, no colo ou até mesmo nos braços. Por causa disso, um cuidado extra que também ajuda a evitar as manchas é o de usar uma toalha velha nos ombros durante todo o procedimento e até o momento de enxaguar por completo a tinta. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação