Beleza Extraordinária

Como evitar a quebra dos cabelos: 5 cuidados para manter os fios mais fortes

  • Aprenda a tratar os cabelos e prevenir que as pontas continuem quebrando com facilidade (Foto: Pixelformula)
  • Coloração e escovas progressivas provocam a quebra dos fios, por isso, é importante espaçar esses procedimentos (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação caseira uma vez na semana ajuda a manter os fios nutridos, macios e saudáveis (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a tratar os cabelos e prevenir que as pontas continuem quebrando com facilidade (Foto: Pixelformula)
  • Aprenda a tratar os cabelos e prevenir que as pontas continuem quebrando com facilidade (Foto: Pixelformula)
  • Coloração e escovas progressivas provocam a quebra dos fios, por isso, é importante espaçar esses procedimentos (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação caseira uma vez na semana ajuda a manter os fios nutridos, macios e saudáveis (Foto: Pixelformula)

Se a ideia é fazer com que o cabelo pare de quebrar nas pontas ou na raiz, é preciso começar o processo tomando medidas imediatas nos cuidados com as madeixas. Na hora de lavar os cabelos, por exemplo, o shampoo precisa ser pensado para dar mais força aos fios que estão partindo com facilidade, assim como, na finalização, o leave-in deve ser inserido como um aliado para afastar os problemas causados por agentes externos - no entanto, vale reforçar: isso é apenas o começo. Continue lendo a matéria e anote todas as dicas e mudanças que devem ser feitas na rotina em nome dos cabelos saudáveis!

1. Usar shampoos e condicionadores reconstrutores

Se os cabelos estão quebrados e mais danificados do que o normal, a primeira medida é trocar os shampoos e condicionadores comuns usados nas lavagens por uma nova linha que ofereça função de restauração. Produtos com fórmulas restauradoras são os mais indicadas para reconstruir os fios porque possuem ativos que garantem a força necessária para se manterem inteiros e bem nutridos - do jeito que eram antes do problema. 

2. Alternar as lavagens com produtos de fórmulas diferentes

Ainda assim, vale lembrar que apenas um tipo de shampoo e condicionador não é suficiente para atender o cabelo completamente, por isso, o melhor é usar uma linha de tratamento diferente a cada semana - com fórmulas de nutrição ou hidratação, por exemplo -, alternando as lavagens com os produtos da linha de reconstrução. Dessa forma, as necessidades do fio serão supridas e todos os danos serão corrigidos simultaneamente da maneira certa.

3. Fazer hidratações caseiras uma vez na semana

Para que os bons resultados conquistados pelas mudanças na rotina de beleza sejam mantidos, é necessário lembrar de hidratar os cabelos regularmente - na frequência ideal de mais ou menos uma vez na semana. O processo pode ser feito em casa com a máscara de tratamento de sua preferência - clique aqui e aprenda o passo a passo de uma hidratação profissional!

4. Finalizar os cabelos com leave-in

Antes, durante ou depois de tratar os cabelos quebrados, um bom finalizador é definitivamente indispensável. O motivo é porque o leave-in blinda e protege as madeixas da ação de agentes externos que agravam e/ou provocam a quebra dos fios, como o secador, a chapinha e o babyliss. Assim, especialmente para quem não abre mão dessas ferramentas de calor, vale investir na finalização nos cabelos ainda molhados para que o produto aja com um protetor térmico eficiente.

5. Diminuir a frequência dos procedimentos químicos

Por fim, se você é adepta de escovas progressivas ou tinturas frequentes, é importante lembrar que esses procedimentos causam a quebra química dos fios, por isso, devem ser evitados por um tempo em nome de cabelos mais bonitos e fortes. Espaçar mais o intervalo entre os alisamentos e a coloração pode ser tudo que seus fios precisam para "respirar" um pouco mais e se tornarem mais fortes novamente.

Redação: Raquel Matos

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema