Beleza Extraordinária

Como esfoliar a pele do rosto e do corpo: confira o passo a passo e aprenda

  • Confira o passo a passo de como esfoliar a pele do rosto e do corpo!
Tela cheia
Previous Next
Confira o passo a passo de como esfoliar a pele do rosto e do corpo!

O esfoliante é o grande responsável por tirar de vez as impurezas e células mortas, deixando a pele mais limpa, lisa, macia e pronta para receber com eficiência outros produtos de beleza. No entanto, para quem aposta na esfoliação em casa, é fundamental conhecer o passo a passo completo de aplicação, já que os movimentos dos dedos, quantidade de produto e também frequência de uso interferem no resultado final da pele. Confira mais detalhes e saiba como deixar a esfoliação ainda mais potente.

Técnica de esfoliar a pele pode ser feita uma vez por semana

Com a correria do dia a dia, pode parecer difícil achar um tempinho para apostar na esfoliação de pele, mas a vantagem é que a técnica não precisa ser feita com tanta frequência - o que aumenta as chances de separar um momento extra para incluir o esfoliante na rotina de beleza. Para quem tem a pele oleosa, a dica é apostar na prática no máximo duas vezes por semana, enquanto para peles normais ou secas, o ideal é esfoliar apenas uma vez na semana. Exceder esse limite de tempo pode causar o efeito contrário e aumentar a produção de sebo, deixando a pele superoleosa e com tendência a acnes.

Confira o passo a passo ideal de como esfoliar o rosto e o corpo:

Passo 1: Limpe bem a pele antes de usar o esfoliante

Não é porque a esfoliação garante uma limpeza profunda na pele que a cútis não precisa ser limpa anteriormente. Para que a renovação celular seja estimulada, é importante retirar resquícios de cremes hidrantes, maquiagem e oleosidade, já que nenhum produto de beleza funciona perfeitamente por cima de outro. Limpe a pele com o sabonete de sua preferência e que seja específico para o seu tipo de pele.

Passo 2: Use o esfoliante após o banho, pela manhã

Para intensificar o processo, aposte na esfoliação logo pela manhã, após o banho e o uso do sabonete, já que as células mortas terão se acumulado durante a noite. Além disso, os poros estarão mais abertos e prontos para serem limpos. 

Passo 3: Esfolie a pele com movimento leves

Com a pele limpa e úmida, aplique o esfoliante nos dedos e faça movimentos leves e circulares de forma repetitiva até que o produto seque. No rosto, vale aplicar na "Zona T" - testa, nariz e queixo - além das bochechas e pescoço. No resto do corpo, a dica é aplicar nas coxas, barriga e nádegas, além de costas e ombros. Depois, basta enxaguar normalmente, retirando todo o produto da pele.

Passo 4: Hidratar a pele é essencial após esfoliar

Após terminar de esfoliar, é essencial aplicar um creme hidratante na região, já que a pele pode ficar avermelhada ou irritada devido ao atrito com o produto. Massageie o creme suavemente pelo corpo e rosto, já que ele agirá como recuperador de água e nutrientes que foram perdidos no processo de esfoliação. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema