Beleza Extraordinária

Como escolher o tom ideal de mechas californianas para os cabelos?

  • A modelo Lily Aldridge, de cabelos castanhos escuros usa mechas californianas em tom dourado nas pontas dos fios
Tela cheia
Previous Next
A modelo Lily Aldridge, de cabelos castanhos escuros usa mechas californianas em tom dourado nas pontas dos fios

Para quem decidiu fazer mechas californianas e abandonar o look de cabelos monocromáticos, escolher o tom ideal das luzes é um passo importante para ter fios iluminados e impecáveis. Se nas colorações o indicado é seguir a tabela de numeração das tintas, para a técnica inspirada nos surfistas do litoral dos Estados Unidos o ideal é conhecer seu tom de cabelo e o efeito desejado, discreto ou marcado, para escolher o melhor tipo de californiana para seus fios.

Luzes para fios pretos, castanhos e loiros

A colorista Edilane Vieira explica que cada cabelo tem um nível de clareamento, que pode chegar a até quatro tonalidades dependendo do intervalo de tempo e do potencial do produto escolhido. Cabelos pretos ou muito escuros chegam a tons de caramelo e mel. Já os castanhos alcançam um tom loiro claro e dependendo do fundo do cabelo, podem ganhar nuances como o dourado ou o manteiga. Para quem já é naturalmente loira, os fios coloridos ficam claríssimos. A profissional explica ainda que apesar de abrir tantas tonalidades, não há a necessidade de clarear as madeixas se não for o desejo: "clareado até dois tons, o efeito é natural como um 'queimado de sol', mais do que isso pode deixar as californianas marcadas", explicou.

Mechas californianas destacadas ou sutis

A escolha do tom também passa pela versão desejada das californianas. A colorista explica que o tempo de espera é determinante para que as madeixas fiquem marcadas ou com luzes sutis: "a técnica é feita com descolorante, que age no cabelo mais rápido do que a coloração. Por isso, é preciso definir o tipo de mechas antes de começar a fazer, porque poucos minutos separam luzes destacadas das discretas", ensinou a profissional.

Para quem decidiu fazer o procedimento em casa, esta decisão é ainda mais importante. É preciso ficar atenta ao relógio para controlar o clareamento. Se, mesmo com o acompanhamento as luzes ficarem abertas demais ou com o resultado diferente do esperando,é possível corrigir as californianas com a ajuda de um tonalizante, que podem neutralizar, escurecer ou corrigir o loiro das mechas.

Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!