Beleza Extraordinária

Como escolher a melhor chapinha para os seus cabelos: saiba o tipo perfeito para você de acordo com o tamanho e textura do fio

  • Entenda como alisar os cabelos da forma certa escolhendo a prancha perfeita para o seu tipo de fio (Foto: Instagram @vanessaevelynh)
  • A textura e comprimento do fio influenciam na hora de escolher a melhor prancha de cabelos (Foto: Instagram @helenowen)
  • É preciso preparar os fios antes de usar a chapinha e evitar danos causados pelo calor (Foto: Instagram @lipstickncurls)
Tela cheia
Previous Next
Entenda como alisar os cabelos da forma certa escolhendo a prancha perfeita para o seu tipo de fio (Foto: Instagram @vanessaevelynh)
  • Entenda como alisar os cabelos da forma certa escolhendo a prancha perfeita para o seu tipo de fio (Foto: Instagram @vanessaevelynh)
  • A textura e comprimento do fio influenciam na hora de escolher a melhor prancha de cabelos (Foto: Instagram @helenowen)
  • É preciso preparar os fios antes de usar a chapinha e evitar danos causados pelo calor (Foto: Instagram @lipstickncurls)

Pranchas de cabelo pequenas, médias ou grandes, o que não faltam são opções... afinal de contas, qual será a melhor chapinha para você? A resposta é simples: depende do seu cabelo!

O primeiro passo antes de comprar uma prancha deve ser considerar a textura e tamanho do cabelos - sejam eles finos, grossos, lisos, ondulados, cacheados ou crespos.

Depois, a dica extra é aprender a preparar os fios para o uso: tudo para proteger os cabelos da ação do calor e conseguir extrair o melhor que a chapinha pode oferecer. Quer saber como? É só conferir as dicas aqui da matéria!

Qual é a melhor prancha para franjas e cabelos tipo pixie?

Se você tem um corte de cabelo mais curto como o pixie hair, ou só procura uma pranchinha para alisar a franja, o segredo é escolher uma chapinha em versão mini, com mais ou menos 1,30 cm de espessura.

Ela geralmente é vendida como uma versão de bolsa ou viagem, justamente por ser prática e bem pequena - do jeito ideal para alcançar fios de cabelo bem curtos.

Como preparar os cabelos para a prancha: para proteger os fios do calor, o segredo é apostar no leave-in, como o Cicatri Renov de L'Oréal Paris . Por ter fórmula mais leve e não pesar o visual, ele pode ser aplicado nos fios curtos sem medo!

Qual é a melhor prancha para cabelos finos e curtos?

Agora, se o seu cabelo tem tamanho curto, mas nem tanto - com um corte que ainda não chega aos ombros - e a textura do fio é fina, o segredo é preferir chapinhas pequenas com cerca de 2,55 cm de espessura.

Para esses casos, a prancha precisa ser um pouquinho maior do que a versão mini justamente para otimizar o processo e estilizar os fios com mais rapidez e segurança - sem puxar ou concentrar muito calor em mechas pequenas.

Como preparar os cabelos para a prancha: por se tratar de fios médios e mais curtos, também vale preferir o leave-in como protetor térmico. E a dica vale para todos os tipos de fio, viu? Desde os cacheados até os lisos!

Qual é a melhor prancha para cabelos médios e grossos?

Caso o seu corte de cabelo já tenha chegado na altura dos ombros e fio seja mais grosso, a melhor alternativa é escolher uma prancha de 3,15 cm de espessura, ainda no meio termo entre as chapinhas grandes e pequenas.

Essa opção é mais certeira para conseguir espalhar bem o calor pelas mechas, garantindo que o efeito liso fique uniforme e seja mais fácil e rápido de fazer.

Como preparar os cabelos para a prancha: além do leave-in para os fios, uma outra alternativa válida para proteger e preparar o visual é o óleo capilar. Ele sela bem as madeixas e deixa o visual ainda mais brilhoso ao fim do processo, viu? Uma boa dica é usar um de textura leve, como o Óleo Extraordinário de L'Oréal Paris.

Qual é a melhor prancha para cabelos longos grossos ou finos?

Quando o tamanho dos cabelos já passa dos ombros e fica bem comprido, é preciso adaptar o tamanho da chapinha para uma espessura mais próxima aos 4 ou 5 centímetros - e isso vale tanto para cabelos finos quanto para cabelos grossos.

Por serem grandes, essas pranchas permitem alisar mechas maiores a cada passada - e se você tem uma boa quantidade de fios, isso é ainda mais vantajoso para otimizar o alisamento, né? Pode apostar sem erro!

Como preparar os cabelos para a prancha: assim como nos cabelos médios, a preparação dos fios para não ressecar com o calor da prancha pode ser feita tanto com óleo capilar quanto com o leave-in. Se quiser saber as diferenças entre um e outro, é só clicar aqui!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais