Beleza Extraordinária

Como domar os redemoinhos na hora de fazer um penteado

  • É possível domar redemoinhos com algumas técnicas e conseguir um acabamento perfeito pra penteados
Tela cheia
Previous Next
É possível domar redemoinhos com algumas técnicas e conseguir um acabamento perfeito pra penteados

Muitas pessoas têm redemoinhos em partes diversas da cabeça, o que pode atrapalhar o acabamento de determinados penteados. Essas pequenas falhas aparecem de acordo com o crescimento das madeixas e são definidas antes mesmo do nascimento. Como fazem parte da genética e aparecerão do mesmo modo durante toda a vida, não é possível eliminá-las, mas sim disfarçar com a ajuda de cortes e outras técnicas. Em penteados, o efeito dessas mechas de crescimento diferenciado pode ser ainda mais indesejado dependendo da localização, e será preciso alguns truques para conseguir domar os fios rebeldes.

Cortes, estilos e outros truques para disfarçar os redemoinhos

A elevação causada pela direção do crescimento dos fios pode comprometer estilos como o rabo de cavalo todo penteado para atrás ou de um coque justo na cabeça, por exemplo. Para quem tem cabelos finos, o redemoinho ganha ainda mais destaque, porque a leveza das madeixas permite que a elevação fique ainda mais aparente entre as mechas.

Para não recorrer à medidas mais radicais como investir em uma progressiva no local – que consegue suavizar o redemoinho mas ao mesmo tempo muda completamente o formato das madeixas – é interessante investir em cortes e estilos que acompanhem o desenho do cabelo e deixem as madeixas mais pesadas para disfarçar as pequenas mechas rebeldes. Também é importante não destruir os redemoinhos no corte para não destacar essa parte do cabelo com crescimento diferente. O que acontece, é que ao contrário de acabar com a elevação entre os fios, cortar pode deixar o problema ainda mais chamativo, e ainda aumentar o redemoinho quando o cabelo começar a crescer.

Overdirecting: técnica molda os redemoinhos para penteados

Uma sugestão que os cabeleireiros usam para disfarçar os redemoinhos na hora de fazer um penteado é chamada overdirecting, que consiste em desenhar a risca sobre o cabelo úmido e aplicar um creme que facilite "domar" a mecha rebelde. Depois, é preciso modelar com a ajuda de um secador enquanto penteia para o lado contrário do redemoinho com uma escova cilíndrica. Para penteados jogados para trás, o procedimento é o mesmo, penteado do início da raiz até o final da cabeça, até disfarçar o topete.

Para quem "criou" um redemoinho porque o cabelo se acostumou com a risca, essa técnica também pode ser aplicada, mas as madeixas também precisam ser modeladas a longo prazo. Prenda os fios com ajuda do grampo na direção contrária da cabeleira quando puder, antes de fazer um penteado ou durante um tempo livre em casa – procedimento que funciona principalmente em franjas, que pela extensão, não se moldam tão facilmente como cabelos longos. Desse jeito, o cabelo perderá a marca com o tempo e ficará mais fácil modelar as madeixas.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!