Beleza Extraordinária

Como diminuir as olheiras: 5 dicas para clarear a área dos olhos

  •  Se as olheiras estão afetando a sua aparência e causando incômodo no dia a dia, confira essas 5 dicas de como diminuir as olheiras e se livrar das machas escuras! (Foto: Instagram @sophiaoboshi)
Tela cheia
Previous Next
Se as olheiras estão afetando a sua aparência e causando incômodo no dia a dia, confira essas 5 dicas de como diminuir as olheiras e se livrar das machas escuras! (Foto: Instagram @sophiaoboshi)

Como diminuir as olheiras é uma dúvida muito recorrente na vida de mulheres e homens de todas as idades. As manchas escuras ao redor dos olhos deixam o rosto levemente envelhecido e com aspecto de cansaço. No caso das mulheres especificamente, o excesso de olheiras escuras ainda afeta o resultado final da maquiagem, provocando um grande incômodo no dia a dia.

As causas das olheiras são diversas: elas podem ser provocadas por noites mal dormidas, hábitos diários como ingerir muito sal e beber pouca água, e até mesmo genética. Um outro fator que causa olheiras é o envelhecimento, já que após uma certa idade o corpo reduz a produção de colágeno, o que aumenta a flacidez da pele e pode influenciar na estrutura dos vasos sanguíneos localizados na área dos olhos.

A boa notícia é que existem formas de diminuir e até mesmo acabar com as olheiras de uma vez, a depender do seu tipo de olheira. Se você não sabe por onde começar, o Beleza Extraordinária separou 5 dicas de como tratar as olheiras e reduzir as manchas escuras ao redor dos olhos para te ajudar nessa missão.

Produtos anti-idade e clareadores são aliados no tratamento para diminuir as olheiras

Muitas pessoas se perguntam se os cremes para olheiras realmente funcionam e a verdade é que os cosméticos antirrugas com ação clareadora são grandes aliados no tratamento das manchas escuras na área dos olhos. Como o envelhecimento da pele pode gerar manchas no rosto, cremes com essa finalidade agem sobre ambos os problemas.

Os cosméticos clareadores mais indicados para diminuir as manchas escuras no rosto são cremes que contenham ativos como a Niacinamida. Esse derivado da vitamina B3 é responsável por clarear as manchas escuras e regular a produção de melanina.

O Revitalift Laser X3 Cicatri-Correct, de L'Oréal Paris, além de contar com Niacinamida, também tem FPS 25 na composição, o que auxilia na prevenção do envelhecimento e do ressurgimento de manchas. Já a molécula Pro-Xylane, principal ativo do produto, age nas fibras de colágeno deixando a pele mais hidratada e firme, além de corrigir linhas de expressão finas. 

Manter o rosto hidratado é um hábito importante para reduzir olheiras escuras

A pele na área dos olhos é naturalmente muito fina e essa característica propicia o surgimento de linhas de expressão e manchas com mais facilidade. Uma forma de evitar e amenizar as olheiras é manter o rosto sempre bem hidratado para diminuir a perda de colágeno, que é responsável pela firmeza da pele. Com a pele mais firme, o rompimento de vasos na área dos olhos é menor e as manchas roxas na região diminuem.

A hidratação da pele deve ser feita com cremes faciais hidratantes e também por via oral, com os religiosos dois litros de água por dia. Recomenda-se hidratantes faciais que contenham ácido hialurônico na composição, que é um ativo hidratante muito utilizado no tratamento de manchas e sinais da idade.

Massagear a área dos olhos ajuda a diminuir as olheiras e o inchaço na região

A massagem facial especialmente na área dos olhos é uma etapa que você pode incluir no tratamento das olheiras. Isso porque a massagem estimula a circulação sanguínea e diminui o inchaço ao redor dos olhos, ajudando também na prevenção. Você pode fazer a massagem diariamente, logo pela manhã, fazendo movimentos suaves do canto interno do olho para fora.

Uma outra dica de como tratar as olheiras é fazer compressas de água fria na área dos olhos. Esse procedimento diminui o surgimento de vasos sanguíneos aparentes na região e, consequentemente, reduz o surgimento de manchas escuras.

Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é uma opção de tratamento para olheiras profundas

Em casos de olheiras profundas, especialmente as provocadas pela perda de colágeno e flacidez na área dos olhos, o preenchimento das olheiras com ácido hialurônico é indicado para clarear a área dos olhos. O ácido hialurônico é um poderoso ativo hidratante que atua no combate ao ressecamento da pele, envelhecimento e surgimento de rugas. Por isso, é muito utilizado em preenchimentos na área dos olhos para diminuir olheiras e deixar o rosto com um aspecto mais jovial e descansado.

O preenchimento com ácido hialurônico deve ser feito pelas mãos de um profissional qualificado em clínicas de estéticas. Depois do procedimento, é recomendado seguir uma rotina de cuidados com a pele em casa, com cremes clareadores e antirrugas.

Boa noite de sono e hábitos saudáveis também são importantes para diminuir as olheiras

A sua rotina também pode causar olheiras. Não dormir por tempo suficiente é o principal hábito que provoca as manchas escuras, mas não é só isso: o excesso de sal na alimentação e grande consumo de álcool no dia a dia também podem piorar o aspecto das olheiras. Isso porque tanto o sal quanto o álcool retêm líquidos e aumentam o inchaço ao redor dos olhos.

Se o seu objetivo é acabar com as olheiras, além de investir em tratamentos, invista em hábitos saudáveis como dormir pelo menos 8 horas por dia, beber bastante água e reduzir o consumo de sal e álcool.

Os cuidados do dia a dia têm um papel muito importante não só no tratamento das olheiras, mas também no tratamento da pele de forma geral. Por isso, são essenciais para potencializar os resultados dos cremes que você utiliza na rotina de skincare. 

Por fim, lembre-se que o sol em excesso também é um grande inimigo da pele e a ação dos raios solares piora o aspecto das manchas, deixando-as ainda mais escuras. Por isso, o uso diário de protetor solar também é um hábito a ser incluído na sua rotina para diminuir as olheiras.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação