Beleza Extraordinária

Como deixar o cabelo menos oleoso? Veja as 7 dicas e saiba o que fazer!

  • O que fazer para diminuir a oleosidade no cabelo? Veja as dicas e faça o teste na rotina (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • O cabelo oleoso é difícil de lidar? A gente te ajuda com algumas dicas para controlar a oleosidade nos fios (Foto: Instagram @alatorreee)
  • Saiba o que fazer para deixar os cabelos menos oleosos no dia a dia com pequenas mudanças na rotina (Foto: Instagram @elaisaya)
Tela cheia
Previous Next
O que fazer para diminuir a oleosidade no cabelo? Veja as dicas e faça o teste na rotina (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • O que fazer para diminuir a oleosidade no cabelo? Veja as dicas e faça o teste na rotina (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • O cabelo oleoso é difícil de lidar? A gente te ajuda com algumas dicas para controlar a oleosidade nos fios (Foto: Instagram @alatorreee)
  • Saiba o que fazer para deixar os cabelos menos oleosos no dia a dia com pequenas mudanças na rotina (Foto: Instagram @elaisaya)

Só quem tem cabelo oleoso sabe o quanto o drama é real: lavar os fios parece uma obrigação diária, jogar as madeixas de um lado para o outro é um sonho distante e o mínimo sinal de oleosidade já tira a paz! Mas será que não existe um jeito de deixar os cabelos menos oleosos?

A boa noticia é que, sim, você pode ajudar a natureza e tomar algumas medidas simples no dia a dia para controlar a oleosidade nos fios e manter o visual um pouquinho mais duradouro. Quer saber o que fazer? Continue lendo a matéria e anote as dicas!

1. Lavar menos os cabelos

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por AMANDA WALKER(@amandarrwalker) em

A gente sabe que esse conselho é difícil, mas pode acreditar que faz toda diferença: lavar os cabelos com menos frequência pode te ajudar a melhorar o aspecto oleoso nos fios. Sabe por quê? Existe uma coisa chamada efeito rebote, e ela funciona assim:

Quanto mais você lava os cabelos, mais você tira a oleosidade da raiz - só que, ao mesmo tempo, o seu organismo entende que deve produzir ainda mais óleos para hidratar o couro cabeludo que está aparentemente "ressecado". Ou seja, é melhor trocar o ritual diário pelas lavagens em dias alternados.

2. Apostar nos shampoos reequilibrantes

E na hora de lavar os cabelos, outra dica é escolher o melhor tipo de shampoo para os seus fios - que, nesse caso, seria o transparente reequilibrante. Uma boa opção é o Hydra Detox de L'Oreál Paris. A função dele é limpar profundamente os fios e levar a oleosidade da raiz até as pontas e, assim, deixar o visual hidratado por toda extensão - e na medida certa.

3. Evitar lavar o cabelo com água quente

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

Ainda na lavagem, outro cuidado bem importante é o de controlar a temperatura da água! Sabia que a água quente pode estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas? Isso contribui (e muito) para o aumento da oleosidade no couro cabeludo e o resultado não é dos melhores nas madeixas. Sendo assim, experimente tomar mais banhos frios (quando possível) e mornos (sempre que precisar). 

4. Pegar leve no condicionador 

Além de acertar no shampoo, é preciso acertar no condicionador: aplicar esse produto um pouquinho mais denso perto da raiz não é uma boa ideia e pode pesar bastante o visual. Para fugir desse problema, deixe para usar o condicionador apenas nas pontinhas e, com cuidado, no comprimento do cabelo também. Enxágue bem e garanta que não fique nenhum resquício, ok?

5. Tentar não passar muito a mão nos fios

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por JAMIE DANA Hairstylist + EDU (@jamiedanahairstylist) em

Jogar o cabelo de um lado para o outro pode ser um jeito charmoso de estilizar as madeixas ao longo do dia, mas vale dosar o hábito. O problema é que a oleosidade presente nas mãos acaba passando para os fios e, em poucas horas, o resultado são cabelos pegajosos e com uma aparência pesada - especialmente se você tiver franjinha. 

6. Evitar usar chapéus e deixar a toalha úmida nos cabelos

Sabe aquele hábito de deixar a toalha enrolada nos cabelos? E o de usar chapéus ou até bonés? Eles podem causar transpiração no couro cabeludo e piorar a situação da oleosidade nos fios, por isso, devem ser evitados. Assim que sair do banho, penteie os fios e deixe-os ao ar livre. Já quanto aos chapéus, tente pelo menos não ficar muito tempo com eles na cabeça - já vai ajudar!

7. Usar leave-in só nas pontinhas é a melhor saída

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Sophia Abrahão (@sophiaabrahao) em

Os finalizadores - como o óleo ou leave-in - não precisam ser retirados da rotina, viu? De qualquer forma, eles devem ser usados do jeito certo: que é sempre só nas pontinhas. Assim os fios serão hidratados na medida certa, sem contato com a raiz e sem oleosidade excessiva nas madeixas. Bom, né? Aproveite os benefícios desses produtinhos sem se preocupar!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais