Como deixar o cabelo macio e solto? 6 dicas para adotar já!

Um cabelo macio, solto e, acima de tudo, saudável é o desejo de todas as mulheres, certo? Alguns hábitos do dia a dia, no entanto, são grandes barreiras para alcançá-lo - afinal, o ressecamento é o principal responsável por fios opacos, frágeis e embaraçados. A boa notícia é que, com a rotina de cuidados e a linha de produtos certos, esse problema tem sim solução: poucas mudanças aqui e ali já ajudam - e muito! - a saúde dos fios. Para garantir um resultado de salão todos os dias, confira 6 dicas para deixar o cabelo mais sedoso e brilhante!

Cabelo embaraçado e com falta de maciez é causado pelo ressecamento dos fios

Você costuma sofrer com nós e fios embaraçados? A dificuldade de pentear pode ser um sinal de que seu cabelo está ressecado. Nessa situação, a fibra capilar está com as escamas abertas, o que faz com que o cabelo embarace com facilidade. Resultado: nós ao longo do comprimento, que além de serem bem incômodos e dolorosos, atrapalham o bom caimento dos fios.

Outro fator que pode influenciar no ressecamento dos fios é seu tipo de cabelo. Os cacheados e crespos, por exemplo, são naturalmente mais secos que os lisos - já que sua estrutura em espiral dificulta a distribuição de oleosidade da raiz às pontas.

1. Invista em uma linha de cuidados bem hidratante ou específica para cabelos danificados

Os truques para conquistar um cabelo macio e solto já começam na hora da lavagem! É importante escolher uma linha de shampoo e condicionador mais hidratante, que vai ajudar a manter os fios mais brilhosos e maleáveis. Se você fez alguma química recentemente, como uma coloração ou alisamento, a dica é investir em produtos reconstrutores. Eles ajudam a repor proteínas e a reparar a estrutura danificada do fio!

2. Hidratações semanais são importantes para deixar o cabelo solto e macio

Ponto de partida para o cronograma capilar, a hidratação é indispensável para qualquer tipo de fio, viu? A etapa é responsável pela reposição de água do cabelo e é recomendada quando ele está mais seco, áspero e sem brilho - perfeita para deixar o cabelo bem solto, macio e brilhoso! Para investir, procure por fórmulas que contenham vitaminas, extratos de frutas, vegetais ou açúcares.

3. Umectação e máscaras de nutrição ajudam a reduzir o frizz e a definir bem os fios

Outra queridinha de quem é adepta do cronograma capilar, a etapa de nutrição também pode ser usada para deixar os fios mais soltos e macios! Ela é responsável por repor a oleosidade natural dos fios, o que vai deixá-los mais definidos e brilhosos, além de ser uma ótima aliada para reduzir o frizz. Óleos - como os de coco, de argan ou até azeite de oliva - e manteigas, como as de karitê e cacau são ingredientes característicos de fórmulas mais nutritivas.

4. Penteie e desembarace o cabelo de baixo para cima

Pentear e desembaraçar os fios é indispensável para deixar o cabelo bem solto e alinhado. Como regra geral, deve-se pentear os fios sempre de baixo para cima e com movimentos suaves. Assim, você evita que os nós se acumulem ao longo dos fios e facilita o processo de pentear. Mas atenção: nesse momento, também vale a máxima “cada cabelo, uma sentença”! Cada tipo de fio tem suas necessidades e precisa de cuidados especiais na hora de encarar o pente ou a escova.

Cabelos ondulados, cacheados e crespos: o ideal é desembaraçá-los ainda úmidos ou até mesmo depois do banho para não tirar a definição das ondas e cachos. A ferramenta ideal é um pente de madeira com dentes largos ou até os próprios dedos. Assim, você não estimula o frizz e diminui o risco de quebra dos fios.

Cabelos lisos: podem ser desembaraçados secos e antes da lavagem. Escolha uma escova estilo raquete para pentear o cabelo, já que esse formato ajuda a reduzir o volume dos fios.

5. Evite dormir com o cabelo molhado

Não dormir com o cabelo molhado é outra dica essencial para garantir um cabelo macio e sedoso! Os fios molhados ficam mais flexíveis e elásticos, ou seja, mais propensos à quebra - principalmente quando somamos isso ao atrito com o travesseiro. Se não tiver jeito, use um pouco de protetor térmico e seque os fios com secador ou difusor. Vale à pena investir em fronhas de cetim ou seda, que ajudam a evitar esse atrito que gera os nós.

6. Use óleo capilar para finalizar os fios antes de sair

Outra dica valiosa é incluir um óleo capilar na sua rotina de cuidados. Além de hidratar as pontas, o produto também ajuda a reduzir o frizz e dar mais brilho aos fios. O óleo é perfeito para finalizar o cabelo logo antes de sair de casa, já que sela as escamas e deixa a fibra capilar mais protegida. O cabelo fica mais solto e macio em instantes!

 

Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-deixar-o-cabelo-macio-e-solto-6-dicas-para-adotar-ja" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-deixar-o-cabelo-macio-e-solto-6-dicas-para-adotar-ja", "name": "como-deixar-o-cabelo-macio-e-solto-6-dicas-para-adotar-ja" } } ] }