Beleza Extraordinária

Como dar brilho no cabelo cacheado: saiba os truques e tratamentos para realçar ainda mais os fios

  • Confira 6 truques e tratamentos rápidos para deixar os cabelos cacheados e crespos mais brilhosos (Foto: Instagram @hermela)
  • O óleo capilar é um dos produtos mais versáteis para os cabelos cacheados porque ele dá brilho de várias formas (Foto: Instagram @monikamaruszewska)
  • O creme para pentear modelador e o leave-in também são produtos que não podem faltar na rotina do cabelo cacheado para dar brilho (Foto: Instagram @beautybybeemarie)
Tela cheia
Previous Next
Confira 6 truques e tratamentos rápidos para deixar os cabelos cacheados e crespos mais brilhosos (Foto: Instagram @hermela)
  • Confira 6 truques e tratamentos rápidos para deixar os cabelos cacheados e crespos mais brilhosos (Foto: Instagram @hermela)
  • O óleo capilar é um dos produtos mais versáteis para os cabelos cacheados porque ele dá brilho de várias formas (Foto: Instagram @monikamaruszewska)
  • O creme para pentear modelador e o leave-in também são produtos que não podem faltar na rotina do cabelo cacheado para dar brilho (Foto: Instagram @beautybybeemarie)

Cabelo cacheado e com brilho é possível, sim! Apesar de esse tipo de fio ser naturalmente mais seco por conta do formato dos cachos - que não deixa a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até as pontas - existem alguns cuidados e truques que deixam as madeixas cacheadas e crespas sempre brilhosas: umectação, o leave-in certo, o creme para pentear com fórmula específica,  entre outros. Confira 6 técnicas que você pode fazer em casa para realçar os cachinhos!

Umectação usa óleo capilar para hidratar e dar brilho intenso aos cabelos cacheados

Queridinha de muitas crespas e cacheadas, a umectação é uma técnica feita com óleo capilar e que garante brilho intenso aos cachos. A ideia é que o produto reponha os nutrientes e a hidratação dos fios, evitando o frizz e a quebra. Na umectação, o óleo age em todo o cabelo por cerca de 2 horas ou, se preferir, durante a noite inteira. A dica é usar óleos de linhas específicas para cabelos secos, assim como o óleo de coco ou aqueles que tenham nutrientes como o argan.

Como fazer a umectação:

- Na umectação, os cabelos podem estar "sujos" e secos, para que o óleo seja bem absorvido;

- Divida o cabelo em pequenas mechas e aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada seção com cuidado;

- Massageie o couro cabeludo com cuidado e deixe o óleo agir por, no mínimo, duas horas. Se preferir, pode cobrir o cabelo com uma camisa de algodão e deixar agir durante a noite;

- Na hora de retirar, basta usar o shampoo hidratante normalmente ou usar a técnica UCPE, ou seja, aplicando um condicionador por cima da umectação, deixando o produto agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar bem e pronto! 

Umectação quente garante brilho rápido aos cabelos

Além da umectação tradicional, também há a umectação capilar quente, que é feita com o óleo aquecido. Desse modo, o produto consegue ser absorvido muito mais rapidamente pela fibra capilar, o que é ótimo para quem está com pouco tempo para dar brilho aos cabelos. Para fazer a umectação quente, o óleo pode ser aquecido no fogão ou no microondas, mas a dica é tomar cuidado com a temperatura: o produto precisa estar morno para não queimar o couro cabeludo e nem a fibra capilar. Cerca de 30 segundos no microondas já é suficiente.

Como fazer a umectação quente: 

- Comece com o cabelo seco, divida-o em seções, aproveitando essa etapa para esperar que o óleo esfrie um pouco e fique morno;

- Comece aplicando o óleo da raiz às pontas, enluvando bem as pontas;

- Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo por alguns minutos, o que vai estimular o crescimento saudável do cabelo;

- Deixe o óleo agir por 40 minutos;

- Depois, basta retirar o produto com o método UCPE, para que o óleo e o condicionador saiam juntos com a água.

Creme para pentear com ação modeladora tem nutrientes específicos para os cachos

O creme para pentear não pode faltar na rotina capilar de uma crespa ou cacheada: além de ajudar no desembaraço dos fios, o produto certo também vai proteger a fibra capilar da umidade e do frizz, ou seja, de tudo que deixa o cabelo opaco e sem brilho. A dica, então, é apostar nos cremes modeladores, que geralmente contém substâncias como colágeno e filloxane, que também vão ajudar na definição dos cachos. 

Como usar: O creme para pentear pode ser usado depois da lavagem ou no "day after", quando o cabelo estiver seco e com cachinhos sem vida e amassados. Nos fios úmidos, divida o cabelo em seções e aplique do comprimento as pontas. Nos cabelos secos, misture o produto com um pouco de água em um borrifador e aplique nos cabelos, modelando os fios com os dedos.

Leave-in com ação anti-umidade e anti-frizz pode dar brilho rápido aos cachos

Está sem tempo e precisa dar um brilho rápido aos cabelos antes de sair de casa? Aposte no leave-in! A dica para as cacheadas é escolher aqueles que tenham diversos benefícios, como ação anti-umidade, anti-frizz e anti-quebra, para proteger os fios da umidade. Lembre-se que o frizz é resultado da umidade e, com ele, o cabelo não consegue transmitir brilho. A vantagem do leave-in é que ele pode ser aplicado nos fios secos ou molhados, nos cabelos soltos ou já presos em penteados. 

Aplicar óleo capilar antes da lavagem é truque para proteger o brilho dos cachos

O óleo capilar é tão versátil para as cacheadas e crespas que ele pode ser usado em mais um truque para dar brilho: aplicá-lo antes de lavar os fios com shampoo. A técnica é chamada de "pré-poo" e a ideia é que o óleo envolva o fio e proteja-o da limpeza profunda que o shampoo pode fazer. Como sua função é limpar, o shampoo pode remover a oleosidade natural do cabelo - que já é pouca - e pode deixar os fios ainda mais ressecados. 

Como fazer: Antes de entrar no banho, aplique o óleo capilar da raiz as pontas e deixe agir por cerca de 5 minutos. Depois, é só lavar os cabelos com um shampoo hidratante normalmente e enxaguar bastante.

Montar um cronograma capilar é essencial para as cacheadas em transição capilar

Para dar brilho aos cachos, um cronograma capilar também é essencial: ele é vantajoso para todos os tipos de cabelo, porém mais ainda para os cacheados e crespos que estão em transição capilar e que costumam ficar mais secos. O cronograma une 3 tratamentos importantes para o cabelo, que são a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Cada etapa é importante para o cabelo porque entrega um tipo de componentes. Confira o que cada uma significa e saiba mais sobre o cronograma capilar aqui.

Hidratação: A hidratação repõe a água dos fios, deixando-os mais macios e sem frizz;

Nutrição: Devolve a oleosidade e os lipídios que o cabelo necessita;

Reconstrução: Repõe proteínas e aminoácidos. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais