Beleza Extraordinária

Como dar banho de brilho nos cabelos com coloração temporária ou semi-permanente: veja o passo a passo para fazer o procedimento em casa

  • Além do tonalizante, o banho de brilho nos cabelos também pode ser feito com colorações temporárias ou semi-permanentes (Foto: Instagram @lauraaawood / @emmachenartistry)
  • O banho de brilho com colorações semi-permanentes não agride os fios que já estão com química (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • O banho de brilho com colorações semi-permanentes reacende a cor e deixa os cabelos mais macios e luminosos (Foto: Instagram @symphanisoto)
Tela cheia
Previous Next
Além do tonalizante, o banho de brilho nos cabelos também pode ser feito com colorações temporárias ou semi-permanentes (Foto: Instagram @lauraaawood / @emmachenartistry)
  • Além do tonalizante, o banho de brilho nos cabelos também pode ser feito com colorações temporárias ou semi-permanentes (Foto: Instagram @lauraaawood / @emmachenartistry)
  • O banho de brilho com colorações semi-permanentes não agride os fios que já estão com química (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • O banho de brilho com colorações semi-permanentes reacende a cor e deixa os cabelos mais macios e luminosos (Foto: Instagram @symphanisoto)

Você sabia que o banho de brilho pode ser feito com colorações temporárias e não só com tonalizantes? A técnica, também chamada de "hair glazing", nada mais é do que realçar a cor dos fios, devolvendo o aspecto brilhoso e vibrante que a coloração acaba perdendo ao longo do tempo, não importa a nuance. Queridinha de quem pinta os cabelos de preto ou castanho escuro, o banho de brilho também pode ser feito em fios loiros, ruivos e até mesmo em cabelos naturais, já que a coloração temporária não tem amônia. Confira como fazer em casa!

Colorações temporárias ou semi-permanentes podem dar banho de brilho no lugar do tonalizante

O banho de brilho pode ser feito com tonalizantes, mas as colorações temporárias ou semi-permanentes também são muito usadas para reacender a nuance dos cabelos. É uma opção prática e menos agressiva para quem quer retocar a raiz, realçar mechas mais claras ou dar brilho extremo aos fios pretos, por exemplo, que costumam ficar opacos depois de um certo tempo. Isso porque esse tipo de tintura não contém amônia e, por isso, praticamente não mexe na estrutura capilar, o que é ótimo também para quem acabou de fazer outras químicas, como escovas de alisamento ou relaxamento, e querem evitar danificar os fios com uma tintura permanente. Esse tipo de coloração dura até 28 lavagens e pode ser feita em um intervalo de 15 dias entre um procedimento e outro.

Coloração temporária pode ser misturada ao creme hidratante para banho de brilho

Quem colore os cabelos sabe que qualquer química pode danificar os fios, e na hora do banho de brilho, o creme hidratante misturado à coloração pode ajudar a recuperar madeixas danificadas, ressecadas e quebradiças demais. Enquanto a tintura semi-permanente deposita o pigmento escolhido sem retirar a cor original, a máscara de hidratação, que precisa ser de cor branca para não alterar a cor do cabelo, vai entregar nutrientes como queratina e ceramida aos fios ressecados. Como o brilho é a reflexão da luz na superfície do cabelo, quanto mais alinhado e saudável o fio, mais luminosidade é transmitida, não importa a textura do cabelo. 

Como escolher a cor da coloração temporária para o banho de brilho?

Para quem faz o banho de brilho em casa, é importante escolher uma coloração temporária que tenha cor exata dos cabelos, ou em uma nuance levemente mais clara, seja o cabelo com coloração ou natural. A ideia do banho de brilho não é tingir, é apenas formar uma película de pigmento em volta do fio, mas em alguns casos, pode acontecer de a tinta "pegar". É por isso que a cor precisa ser a mesma ou de uma nuance acima, para não manchar ou escurecer o cabelo. Outra dica é observar os reflexos da coloração, para que seja os mesmos usados na coloração permanente. Confira como fazer:

1 - Deposite duas colheres de sopa de creme de hidratação branco e, se preferir, uma ampola nutritiva em um recipiente; 

2 - Depois, misture todos os ingredientes até criar uma textura homogênea;

3 - Lave o cabelo com um pré-shampoo ou um shampoo específico para o seu tipo de fio;

4 - Seque os cabelos com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão;

5 - Divida o cabelo em seções;

6 - Aplique um creme de proteção em áreas próximas ao cabelo para que a pele não fique manchada; 

7 - Hora da aplicação! Comece da raiz e vá até as pontas do cabelo, seção por seção;

8 - Deixe o banho de brilho agir por 30 minutos;

9 - Depois, é só enxaguar os fios com água fria, aplicar um condicionador para selar as cutículas e pronto! 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais