Beleza Extraordinária

Como dar adeus às luzes e ter um cabelo com tom uniforme

Tela cheia
Previous Next
Dar adeus às luzes e deixar os fios com um tom só exige alguns cuidados a mais para que os cabelos não fiquem manchados

Para dar adeus às luzes no cabelo e deixar a cor uniforme, em um tom só, é bastante comum. Seja para voltar à nuance anterior ou apostar em uma nova coloração, é preciso apostar em técnicas como a pré-pigmentação para deixar para trás as mechas que estão divididas em vários tons. 

O importante é estar ciente de que é preciso atenção e bastante conhecimento para voltar a ter um só tom nas madeixas - principalmente para quem quer voltar ao cabelo uniforme assim que as luzes ficaram prontas. Confira as dicas!

Pré-pigmentação é a técnica ideal para tirar luzes do cabelo

Quando as luzes estão bem mais claras do que a cor que você pretende colorir, é preciso devolver pigmento para o fio, já que na maioria das vezes, eles tiveram que passar por um processo de descoloração. Segundo a colorista Angélica Teixeira, mechas loiras precisam de uma pré-pigmentação com tons como laranja e vermelho para poderem receber uma tinta mais escura por cima sem que o cabelo fique manchado. "Passar um castanho claro acobreado antes seria o ideal para alguém que quer tirar as luzes loiras para voltar ao castanho", explica.

Coloração desejada pode ser aplicada diretamente em luzes loiras mais escuras 

De acordo com a colorista, nem todas as luzes loiras necessitam de pré-pigmentação para escurecer o cabelo. Quem tem luzes em nuances mais escuras, como o mel, pode passar a tintura mais escura - se essa for a desejada - e garantir um resultado uniforme e sem manchas. "O mel já tem aqueles pigmentos alaranjados que seriam usados na pré-coloração", conta. Além disso, a pré-pigmentação não é necessária se a cor das mechas for até dois tons mais claros do que a nuance que você pretende pintar os fios. Para conferir a tabela de colorimetria, é só clicar aqui!

Cabelos com luzes vermelhas necessitam de um cuidado especial

Quando as luzes são vermelhas, a colorista revela que não há problema se o desejo for escurecer o cabelo. Já quem quiser voltar à cor natural, precisa neutralizar os fios, antes, com tinturas matte - que possuem o verde na composição, cor fundamental para anular o vermelho. Quando a intenção é clarear as madeixas, a neutralização também é necessária, mas desta vez é feita com tons acinzentados.

É possível tirar as luzes na mesma hora?

A boa notícia é que é possível deixar o cabelo uniforme no mesmo dia e voltar à cor original, eliminando as luzes recém-feitas. "Temos duas alternativas para isso: mechas invertidas da mesma cor do cabelo natural ou escurecimento de todo o cabelo para a cor natural da raiz, avaliando se vai ser necessário fazer a pré-pigmentação" revela a profissional. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema